10 Dicas de Richard Branson para ter um negócio de sucesso!

611

virgin ceo

 

Richard Branson recentemente ficou famoso por ter tido o seu sonho de levar pessoas comuns para o espaço ser adiado, consideravelmente. Mas ainda assim ele criou alguns negócios bem sucedidos, a companhia aérea Virgin foi um destes negócios. Antes de criar a Virgin, ele ganhou bastante dinheiro com uma gravadora de discos, especificamente com uma banda de rock que fez muito sucesso.

É claro que não existe atalhos para o sucesso e por isso considero estas dicas mais como uma motivação do que um milagre. Sempre gostei de ler dicas de pessoas bem sucedidas porque sempre me serviu de motivação nas horas difíceis. E aí vai:

1. Siga os seus sonhos.

Você terá uma vida muito melhor se seguir as suas paixões. Pessoas que trabalham com coisas que amam, normalmente aproveitam mais a vida do que todas as outras simplesmente porque elas estão seguindo aquilo que acham certo.

2. Faça algum bem.

Se você não está fazendo qualquer diferença para a vida de outras pessoas, você não deve criar o seu negócio – é simples assim. Empresas tem a responsabilidade de fazer alguma diferença no mundo. Elas devem isso à sua comunidade, seus clientes, e todas as pessoas. A parte maravilhosa disso é que fazendo algo bom para os outros, você faz também algo bom para a sua empresa ser bem sucedida – então o que está esperando?

3. Acredite nas suas idéias: Dê o máximo que você puder na sua empreitada.

Um comprometimento apaixonado com o seu negócio e objetivos pessoais podem fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso. Se você não está orgulhoso do que está fazendo, porque as outras pessoas deveriam estar?  E não seja enganado pela perseguição cega de lucros e crescimento. Se você estiver focado fazendo o melhor que pode, é mais provável que as outras pessoas irão fazer o mesmo.

4. Se divirta, e certifique-se que o resto da equipe estão se divertindo também.

A diversão é uma das coisas mais importantes – e subestimadas – componentes de sucesso de qualquer empreitada. Se você não está se divertindo, provavelmente está na hora de você parar e tentar outra coisa. Se os seus funcionários estiverem engajados com o projeto e se divertindo, e se eles realmente se preocupam com os seus clientes, eles irão gostar do trabalho e o farão da melhor forma possível. Contrate pessoas que vêem o melhor nas outras pessoas, que fazem mais elogios do que críticas, e que realmente amam o que elas fazem.

5. Não desista.

Em cada aventura que participei – seja criando um negócio, voando ao redor do mundo em um balão, correndo de barco pelo oceano — eu enfrentei momentos de dificuldade quando a melhor coisa a se fazer no momento era jogar a toalha e ir embora. Mas você ficará surpreendido com o que pode fazer quando persiste tenazmente em seus objetivos. Quando você falhar, levante-se, sacuda a poeira e tente outra vez.

6. Escute, anote muitas coisas e sempre estabeleça novos desafios para você mesmo.

Se você não anota as suas idéias (e de outras pessoas), elas podem se perder no piscar de olhos. Portanto certifique-se de estar anotando as suas conquistas: faça listas. E lembre-se de escutar mais e falar menos. Você será surpreendido com os obstáculos que a cultura de ouvir pode superar.

7. Delegue, e gaste mais tempo com a sua família.

A arte da delegação é uma das habilidades-chave que o empreendedor deve aperfeiçoar. “Contrate as suas fraquezas”. Trazer pessoas que podem fazer as coisas que você não é bom pode te dar tempo livre para planejar o futuro da empresa. Esta estratégia também te permite passar mais tempo com a sua família, o que é a coisa mais importante de todas.

E sim, não se esqueça como é a sua família, você deve contar sobre a sua última grande ideia – como eu deveria ter feito antes de lançar as camisinhas Mates, por exemplo!

8. Comunique, colabore e comunique mais.

Mantenha as coisas simples, estúpidas, e acima de tudo, trabalhe e brinque com outros. Cogumelos podem crescer enquanto são mantidos no escuro e alimentados com esterco, mas esta estratégia não funciona com as pessoas. O co-fundador da Apple Steve Jobs e companhias como a Pixar trabalham em ambientes abertos que são convidativos para compartilhamento e mistura de pontos de vista – você precisa desta atmosfera também.

9. Desligue o seu laptop e iPhone, e saia por aí.

Não fique sentado na frente de uma tela o dia inteiro. Desligue tudo e se aventure pelo mundo regularmente. Se você estiver negligenciando esta parte da vida, comece com o seu jardim, e depois expanda o seu campo de visão. Com tantas pessoas incríveis para conhecer, aventuras excitantes para embarcar e desafios recompensadores para estabelecer, não há tempo a perder. Como dizem: A vida não é um ensaio geral.

10. Faça o que ama, e mantenha um sofá na cozinha.

A medida que você é cercado de pessoas que ama, e você esteja fazendo o que ama, realmente não importante onde você mora ou quanto dinheiro você ganha. Quando estávamos na Necker Island, eu e minha família costumávamos passar a maior parte do tempo na cozinha, juntos. Se você tem um teto sobre a sua cabeça e um parceiro que ama, você realmente não precisa de muito mais que isso.

Agora, eu realmente preciso voltar para a minha rede para poder fazer novos negócios – por aqui isso é conhecido como o estilo de vida das Ilhas Virgens!

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA