10 Dicas sobre Investimentos por Warren Buffett

1927

Além de ser dono de empresas como: ferroviária (BNSF Railway), aviões (NetJets), automóveis (Van Tuyl Group), Warren Buffett também é dono de participações ou empresas inteiras em outros ramos como alimentação (Heinz), restaurante (Dairy Queen), bebidas (Coca Cola), bancos (Wells Fargo), seguradoras (Geico), móveis (Nebraska Furniture Mart), imóveis (Berkshire Hathaway Home Services), Tintas (Benjamin Moore), roupas (Fruit of the Loom), e outras tantas.

No meio de todas estas aquisições existe uma estratégia de investimento duradoura de Buffett que é bem conhecida e aplicável a seu objetivo de construção de riqueza.

Já que sua estratégia que tem muitos valores e princípios tem se aperfeiçoado ao longo dos anos, MyBankTracker selecionou algumas que eles consideram as 10 principais e que podem te ajudar a se tornar o único dono de um conglomerado de multi-nacionais, como o Buffett.

1. Invista em si mesmo antes de investir em qualquer outra coisa.

Desde 2011, a Universidade de Nebraska Omaha tem sediado o Seminário Genius Of Warren Buffett, onde em uma ocasião, um estudante perguntou que aspecto do investimento, na sua hora de lazer, ele deveria estudar.

O Oráculo de Omaha respondeu: “Para a maioria das pessoas, a maior parte da sua renda virá da escolha de sua profissão. Portanto, do posto de vista da criação de riqueza, o tempo livre é melhor aproveitado aperfeiçoando as suas habilidades profissionais, do que estudando investimento”.

Seguindo o seu próprio conselho, Buffett retornou para Omaha como corretor de ações e se matriculou no curso de Dale Carnegie sobre como falar em público, para que ele pudesse se comunicar melhor com seus clientes. O que veio a se provar como força vital para seu sucesso inicial.

Dica: Como Buffett, você pode buscar cursos ou programas certificados para se aperfeiçoar como profissional e aumentar a sua renda. Sempre aprendendo. No começo de sua carreira, adquira conhecimento antes de dinheiro.

2. Determine o mais cedo que puder o que você quer fazer da vida – e então faça.

No seu livro anual do colégio de 1947, Buffett disse que ele “gostava de matemática” e queria ser um “corretor de ações”.

Na verdade, o objetivo de Buffett começou bem mais cedo. Quando ele tinha 11 anos, ele comprou a sua primeira ação, seis unidades das ações preferenciais da Cities Services (três para ele, e três para sua irmã Doris). Quando ele tinha 13 anos, ele declarou para um amigo da família que iria ser milionário até os 30 anos ou “eu irei pular de um dos edifícios mais altos de Omaha”. Aos 14, ele pegou todo o dinheiro que ganhou entregando jornal e comprou 40 acres de um terreno rural, avaliado em $1.200, que ele arrendou. Aos 21, ele se voluntariou para trabalhar para o seu mentor, de graça.

Dica: Selecione um objetivo que você é mais apaixonado e use ele para focar todas as suas energias e determinação. Seja honesto consigo mesmo e não se sinta obrigado a ter graduação em Administração (como Buffett tem) também.

De acordo com uma pesquisa conduzida por Gallup and Purdue University, divulgada em 1 de Outubro de 2014, nos EUA, estudantes de administração são os menos satisfeitos em seus trabalhos, e nem é o curso mais economicamente seguro. “Meu conselho para os americanos, especialmente para os jovens, é se você toma decisão na maior parte baseada em quanto dinheiro você irá ganhar, você pode acabar desapontado, não apenas no seu primeiro emprego mas também na sua carreira inteira”, diz Brandon Busteed, diretor do grupo.

3. Vigie as pequenas despesas.

Você não se transformará em lenda ou em um oráculo se não vigiar estas pequenas coisas. Embora ele não hesite em gastar bilhões para comprar uma empresa de ketchup, ele vigia o gasto até de seus centavos. Buffett também não compra uma empresa a menos que ela tenha a mesma disciplina financeira. Por exemplo, uma vez ele comprou uma empresa que o dono saiu de uma festa para contar a quantidade de folhas nos rolos de papel higiênico de um amigo, para saber se o vendedor que vendia para a sua empresa não estava cobrando mais que devia.

Quando o seu primeiro filho nasceu, Buffett transformou a gaveta de uma cômoda em berço. Para o seu segundo filho, ele pegou um berço emprestado, apesar de ter dinheiro para comprar um novo. Durante um de suas mais famosas reuniões de investimentos, no New York’s Plaza Hotel, ele ligou para um amigo trazer um pacote com seis Pepsi para ele não ter que pagar pelo serviço de quarto. Em Omaha, ele andava em um Volkswagen até finalmente ser convencido pela esposa a comprar um Cadillac, um carro que se encaixava melhor par andar com clientes.

Dica: Para ser apto a investir, você deve gastar menos do que ganha. Ao encontrar meios de cortar a sua despesa, você terá dinheiro todos os meses para aumentar a sua poupança e depois fazer investimentos.

Warren BuffettAP Photo/Nati Harnik Buffett é conhecido por seu estilo de vista modesto.

4. Mantenha dinheiro reservado.

No último negócio de Buffett, ele usou dinheiro. Não teve que se desfazer de nenhum investimento. Por ter o dinheiro disponível, ele estava apto a apertar o gatilho na velocidade da luz.

Você pode não estar jogando no mesmo nível que Buffett, mas você pode copiar o seu modo de agir. Mantenha dinheiro suficiente reservado para comprar “oportunidades” muito boas para recusar. Ao mesmo tempo, o seu dinheiro pode servir para emergências inesperadas, para que você nunca tenha que vender nada no pânico.

Dica: Se a sua reserva de dinheiro não é suficiente, talvez há algum tesouro escondido para você transformar em dinheiro. Por exemplo, o seu velho carro que não esteja usando mais e mesmo assim você esteja pagando o seu seguro. Talvez pode ser a hora de cancelar a TV a cabo. Faça o que tiver que fazer para ter um dinheiro reserva. Mantenha a bala no gatilho.

5. Invista no que você conhece e entende.

Buffett investe em carros, aviões, trens, ketchup, lâminas de barbear, jóias, móveis, e companhias de seguros. Não há nenhuma empresa inovadora no meio delas, nenhuma Apple e Google, mas todos os negócios que ele investiu ganham dinheiro ao longo do tempo. Ele investe em empresas e produtos que as pessoas usam.

Dica: Reveja os seus investimentos para saber se eles ainda tem espaço nos orçamentos familiares de seus consumidores quando a próxima crise chegar.

6. Compre qualidade.

Até Buffett ter adicionado See’s Candy ao seu portfólio em 1996, ele focava totalmente seus esforços em encontrar negócios subvalorizados que ele pudesse comprar barato. O sócio de Buffett, Charlie Munger, revelou que a See’s foi o primeiro negócio de alta qualidade que a Berkshire Hathaway tinha comprado. O sucesso da aquisição da See’s influenciou para sempre os seus compromissos em comprarem empresas com uma grande reputação e marca reconhecida.

Dica: Qualquer que seja o investimento que fizer, lembre-se do exemplo de Buffett e Munger. Mesmo que seja um pouco mais caro, compre um casaco que dure muitos invernos, e não um que mal irá durar neste inverno. Sempre prefira qualidade à quantidade.

charlie munger and warren buffett

7. Seja Paciente.

Os 84, Buffett ainda busca o longo prazo ao investir como se fosse viver mais 50 anos. “Nós não somos pagos pela atividade, e sim pela acertividade”. Buffett diz. “Assim q

At 84, Buffett still takes a long-term investment horizon as if he’s going to live another 50 years. “We don’t get paid for activity, just for being right,” Buffett said. “Assim que escolhemos esperar, nós esperamos indefinidamente”, diz ele.

O sócio de Buffett, Munger, segundo a filosofia de investimento: “Existe situações piores que se afogar no dinheiro e esperar, esperar, esperar” ele diz. “Eu me lembro quando eu não estava inundado de dinheiro – e eu não quero voltar a ser assim”.

Para ilustrar a sua filosofia, Buffett investiu pela primeira vez na Coca-Cola em 1988. Desde então, ele nunca vendeu uma ação. Igualmente, Buffett manteve a mesma grande proporção de ações da American Express mesmo com severas crises no mercado e teve como vingança, as suas ações subindo forte novamente.

Se você estiver procurando um ganho rápido, você é anti-Buffett.

“Mesmo agora” Buffett diz. “Charlie e eu continuamos acreditando que as previsões de curto prazo do mercado são venenos que devem ser trancafiados em um lugar seguro, longe de crianças e também daqueles adultos que se comportam na bolsa como crianças”.

Dica: Então, com os seus investimentos, tenha o comportamento de longo prazo. Dê a eles tempo para crescer. Não esteja pronto para correr no primeiro sinal de problemas ou notícias ruins espalhadas pela mídia. Se você não tem estômago para grandes altas e baixas, considere colocar o seu dinheiro em investimentos menos voláteis. Devagar e sempre se ganha a corrida.

8. Abra mão de algo menos valioso para ganhar algo mais valioso.

O exemplo do negócio de lâminas de barbear da Gillette que foi pioneira e ainda domina o mercado é o modelo de negócios que deixa de focar em um grande mercado de um produto não comprado com tanta frequência (barbeadores) para focar nos pequenos, e repetidamente comprados (lâminas) pelos consumidores pelo resto da vida. Sabendo disso, Buffett comprou uma grande quantidade de ações da Gillette pelos quais ele foi grandemente recompensado..

Dica:  Todo mundo gosta de bons negócios. Mas vezes você tem que abrir mão de uma área para focar inteiramente na que dá melhores resultados.

warren buffettAP ImagesGive your investments time to grow.

9. Gaste o mínimo possível na sua casa – ou até mesmo alugue.

Isso parece um absurdo, não é mesmo? Aos 28 anos, Buffett comprou a sua primeira casa, na qual ele vive até hoje, por $31.500. Este valor ajustado pela inflação significa mais ou menos $260.000 hoje em dia. Mesmo que Buffett admita que a casa é um bom lugar para criar “grandes lembranças”, ele acredita que não é um bom investimento. “Eu teria ganhado muito mais dinheiro se eu tivesse alugado uma casa e utilizado o dinheiro para comprar ações”. Buffett falou.

Quando você sabe que além de todos os custos, a manutenção de uma casa é em média $4.000, pergunte-se se comprar uma casa, especialmente com tantos custos, é o melhor uso para o seu dinheiro.

Dica: Não se torture se você tiver mais que 30 anos e não possuir uma casa. Ao invés disso, se torture se você não estiver poupando e investindo dinheiro.

10. Atreva-se a ser diferente.

Quando Warren Buffett começou a administrar dinheiro em 1956 com $100.000 que ele conseguiu de muitos investidores, ele era considerado um esquisito. Ele trabalhava em Omaha, não em Wall Street. As pessoas previram que ele ia falhar, mas ele fechou a sua empresa 14 anos depois, com um patrimônio de mais de $100 milhões. Ao invés de seguir o rebanho, ele procurou por investimentos subvalorizados e acabou ganhando do mercado em todos os anos. A sua frase famosa “Seja medroso quando todos estão gananciosos, e seja ganancioso quando todos estão medrosos”.

Cinquenta anos depois que ele voltou para Omaha, ele ainda vai contra a sabedoria convencional. Durante a Grande Crise de 2008, ele engoliu empresas – Bank of America, Goldman Sachs, General Eletric e Dow Chemical – que estavam quebrando.

Dica: Assim como Buffett, use o placar interno, que faz você se julgar pelo seus próprios padrões, não os de outros.

Não tente copiar as fórmulas vencedores de Buffett como passo-a-passo. Ele seria o primeiro a te falar que você deve achar a sua própria estratégia de investimento, e estilo que faz você ficar confortável. Mas ele também te falaria para ser consistente, focado, vigilante, e paciência ao buscar investir em si mesmo e em outras oportunidades que passarão pelo teste do tempo, e se manter com a sua filosofia de investimentos em qualquer situação.
Fonte: http://www.mybanktracker.com/news/warren-buffett-investment-strategy#ixzz3SsbzwrzO

Tradução: http://www.buyandhold.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA