10 Exemplos de Empresas com Cultura Fantástica!

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Cultura das Empresas

Ter uma ótima cultura na empresa não é mais opção. Os trabalhadores de hoje consideram que a cultura empresarial  é tão importante quanto os salários e benefícios. Na verdade, uma cultura corporativa fantástica é quase obrigatória assim como os outros benefícios tradicionais.

Considerando que a cultura de uma empresa pode não necessariamente servir para outra, resolvemos escrever sobre as principais referências de cultura de hoje para que você possa tirar algumas lições e quem sabe criar o alicerce para a cultura de sua própria empresa!

1. Zappos

A Zappos ficou conhecida tanto pelos seus sapatos que são vendidos online, quanto por sua cultura.

A inserção na cultura começa com uma entrevista para avaliar a possível adaptação cultural. Esta entrevista equivale a metade da importância de todo o processo de contratação. Para novos funcionários que parecem não se encaixarem muito bem, são oferecidos $2.000 para sairem após a primeira semana de treinamento. Ao todo, são dez os valores principais que são introduzidos a cada um dos membros da equipe.

Os aumentos salariais vem de testes de habilidades e para aqueles funcionários que apresentam melhoria, não para os que fazem politicagem no escritório. Parte do lucro é dedicado ao fortalecimento e promoção da cultura: é voltado para a formação da equipe de funcionários.

Os ótimos benefícios e um ambiente de trabalho divertido focado em fazer consumidores felizes são os quesitos que se encaixam na cultura da Zappos — quando você cria a cultura certa, e presta um ótimo serviço aos consumidores, uma grande marca se cria praticamente sozinha!

Dica: A Zappos sabe que funcionários felizes cria consumidores felizes, e a única forma de ter funcionários felizes, é contratando aqueles que se identificam com a cultura e a visão da companhia.

2. Warby Parker

A Warby Parker fabrica e vende óculos de grau desde 2010. Ela desenha os seus próprios óculos, e vende diretamente para os seus consumidores, cortando intermediários e mantendo os preços sempre baixos.

A cultura corporativa da Warby Parker estimula o “choque cultural”, e a única razão para o sucesso deste método, é a equipe dedicada exclusivamente a cultura!

Esse time mostra que a cultura positiva está em primeiro lugar! Organiza almoços divertidos, eventos e programas.  A empresa sempre mantem algum evento agendado para que toda a equipe fique esperando por ele. Usa métodos para garantir que toda a equipe trabalhe como um time. Para estimular isso, ela pede para que todos os funcionários ajudem a manter a área de alimentação limpa ou que um funcionário vá almoçar com outro de forma aleatória, para não criar “panelinhas”.

Dica: a cultura da Warby Parker é focada em criar uma comunidade heterogênea com espírito de equipe. E ela adota todos os métodos que ajudam a busca deste objetivo.

3. Southwest Airlines

A indústria de aviação vira frequentemente motivo de chacota por causa de seus funcionários mal humorados e o péssimo atendimento ao consumidor, mas a Southwest Airlines resiste a este estigma.

Os consumidores mais fiéis da Southwest frequentemente comentam sobre os funcionários felizes e amigáveis que se desdobram para ajudá-los.

A Southwest não é nova no meio. Já está em operação faz 43 anos. Ainda assim, ao longo de todo este tempo, a companhia ainda se certifica de comunicar as suas metas e visões para todos os funcionários de tal forma que faz eles se sentirem parte de um só time. A Southwest também dá aos funcionários “permissão” para passar do limite para fazer deixar os clientes felizes, estimulando-os a fazer o que for necessário para manter essa visão.

Dica: Fazer o que for necessário para prestar um ótimo serviço é o ponto-chave da cultura organizacional da Southwest Airlines.

4. Twitter

Os funcionários do twitter não conseguem conter a excitação sobre a cultura da empresa. Reuniões no terraço, colegas amigáveis e um ambiente focado em equipe no qual cada pessoa é motivada pelas metas da empresa tem inspirado este louvor à cultura da empresa.

Os funcionários do Twitter também podem esperar refeições livres na sede da empresa em São Francisco, juntamente com aulas de ioga e férias ilimitadas (!!) para alguns. Essa e muitas outras regalias não são desconhecidas das demais startups mundiais. Mas o que faz o twitter realmente se diferenciar?

Os funcionários não param de falar sobre o quanto amam trabalhar com outras pessoas inteligentes. Eles se empolgam por fazer parte de uma empresa que está fazendo algo significante no mundo, e há um consenso entre eles no qual ninguém vai embora para casa até que o trabalho esteja concluído!

Dica: Nenhum conjunto de regras pode superar a força que tem funcionários bem preparados que se empolgam com o que fazem. Coloque as melhores pessoas no mesmo barco e o sucesso será inevitável.

5. Chevron

Enquanto companhias de petróleo e gás são os principais alvos de muita ira e publicidade negativa, os funcionários da Chevron respondem positivamente sobre a cultura da empresa. Eles comparam a Chevron com outras empresas similares e apontam que o “método Chevron” é dedicado à segurança, apoio aos funcionários e membros da equipe sempre cuidando um do outro.

A Chevron mostra que se importa com os funcionários oferecendo centros de saúde e de ginástica no local de trabalho ou através parcerias com academias. Ela oferece programas focados na saúde como massagens e personal training. A Chevron insiste para que os funcionários façam descansos regulares. Em outras palavras, a empresa mostra que se preocupa com o bem estar de seus funcionários, e estes sabem que são valorizados.

Dica: uma cultura organizacional que deixa os funcionários felizes não é exclusividade de startups modernas de tecnologia. Esta filosofia pode se encaixar bem em qualquer empresa. Não é necessário ter mesas de pingue-pongue e cerveja liberada para que isso aconteça. Basta tratar o seu funcionário como você gostaria de ser tratado.

6. SquareSpace

Essa startup de sucesso é frequentemente votada como uma das melhores para trabalhar na cidade de Nova Iorque. A sua cultura empresarial é “horizontal, aberta e criativa”. Uma organização horizontal é uma organização que tem poucos ou nenhum nível de gerência entre a equipe e executivos. Esse método é mais comum em startups, e pode ser difícil de manter à medida que a companhia cresce muito.

A SquareSpace também oferece muitos benefícios e regalias, incluindo 100% de cobertura nos planos de saúde premium,  férias flexíveis, espaço de trabalho atraente, comida à la carte, cozinhas abastecidas, celebrações mensais, espaços de relaxamento e palestras periódicas com convidados. Benefícios polpudos como estes ajuda a cultura, mas não são os únicos responsáveis pela cultura bem sucedida da empresa. Líderes “pé-no-chão” e acesso direto a diretores tem também uma grande importância nesse impacto.

Dica: uma estrutura organizacional horizontal permite que as vozes dos funcionários de todos os níveis sejam ouvidas. Dar liberdade e encorajamento para que eles falem cria funcionários confiantes e aumenta a moral de todos da empresa.

7. Google

É quase um erro não mencionar o Google nesta lista de empresas com grandes culturas. A Google tem sido sinônimo de cultura por anos, e “estabeleceu o tom” de muitas dos mimos e benefícios que as startups fornecem hoje.

Refeições grátis, viagens, festas, bônus financeiros, apresentações abertas ao funcionários por executivos de alto nível, academias, um ambiente que aceita cachorros e por aí vai. Os funcionários são conhecidos por serem focados, talentosos e como os “melhores dos melhores”.

O Google cresceu e a organização se espalhou pelo mundo, e manter a cultura homogênea entre a sede e os demais escritórios se provou difícil, assim como entre os diferentes departamentos dentro da própria empresa. Quanto mais a empresa cresce, mais a cultura tem que se reinventar para acomodar mais funcionários e a grande necessidade de administração.

Embora o Google ainda receba ótimas críticas sobre o salário, benefícios e avanços, existe alguns funcionários que notaram a dor do crescimento que se espera para uma empresa deste porte, incluindo o estresse associado ao ambiente altamente competitivo. Ao contratar e esperar o melhor dos funcionários, o ambiente de trabalho se torna propício para ficar estressante e com grande desequilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Dica: mesmo ótimas culturas organizacionais precisam ser renovadas. Muitas vezes uma empresa grande precisa fazer adaptações para manter uma cultura forte. Sabemos que a cultura de sucesso é o que faz uma empresa de sucesso.

8. REI

Para os entusiastas da vida ao ar livre,  a REI há muito tempo é a empresa certa para encontrar ótimos equipamentos para variados tipos de esportes.

Os funcionários da REI, uma cooperativa na qual os lucros beneficiam os seus próprios membros, também concordam que é um lugar onde coisas maravilhosas acontecem, coisas ainda melhores que seus produtos de camping e outdoor.

A missão da REI é equipar tanto os consumidores quanto os funcionários para outdoor, não apenas por diversão, mas também para promover a gestão do ambiente na empresa.

A REI diz que seus funcionários “dão a vida pelo propósito da empresa”, afirmando com convicção que eles são os responsáveis pelo sucesso da companhia. O CEO da REI sabe que seus funcionários podem ter os benefícios em qualquer lugar, mas a permissão para que seus funcionários, entusiastas do outdoor, se entranhem na cultura da REI, é o que faz ela ser única. Os funcionários podem ganhar equipamentos através de “doação-desafio”, onde eles apresentam propostas para um desafio ao ar livre.

Reuniões regulares são feitas para que funcionários enviem perguntas anônimas para ajudar os diretores entenderem o que está acontecendo dentro da empresa.

Dica: Quando os seus funcionários estão imersos no mesmo interesse que a empresa, a cultura se propaga quase que por conta própria. 

9. Facebook

Assim como o Google, o Facebook é uma empresa que explodiu em crescimento, assim como virou sinônimo de cultural empresarial única.

O Facebook oferece, como outras empresas similares, grandes quantidades de comida, opções sobre ações, um ambiente de trabalho sem paredes, lavadoras de roupa no escritório, foco no trabalho em equipe e comunicação aberta, além de uma atmosfera competitiva que estimula o crescimento pessoal, aprendizado e grandes benefícios.

Mais ainda, o Facebook passa pelas mesmas dificuldades que as empresas similares: uma indústria altamente competitiva que algumas vezes leva a um ambiente de trabalho competitivo e estressante. Além disso, a estrutura organizacional livre e orgânica que funcionou para uma empresa pequena acaba sendo menos eficiente para uma empresa grande.

Para enfrentar estes desafios, o Facebook criou salas de conferência,  prédios separados, muitos espaços de recreação para pausas e colocou os diretores (até mesmo o CEO Mark Zuckerberg) trabalhando no escritório aberto ao lado de outros funcionários. Esta é uma tentativa de criar uma cultura organizacional horizontal usando os prédios e o espaço em si para promover um senso de igualdade entre os concorrentes.

Dica: Quando a sua empresa depende de contratar novos funcionários que se destacam em um meio competitivo, a sua cultura organizacional provavelmente será o diferencial para os candidatos. Você terá que se destacar de outras empresas que estão competindo por atenção.

10. Adobe

Adobe é uma empresa faz de tudo para dar aos funcionários projetos desafiadores, e então fornece a confiança e apoio para ajudá-los a enfrentar esses desafios de maneira bem sucedida.

Enquanto oferece benefícios e regalias igual qualquer outra empresa criativa moderna, a Adobe tem uma cultura que evita a gestão muito detalhista (microgestão) em favor de confiar nos funcionários para que eles façam o seu melhor.

Os produtos da Adobe são sinônimos de criatividade, e somente evitando a “microgestão” é que fará com que as pessoas que criam estes produtos se sintam verdadeiramente livres. Por exemplo, a Adobe não usa classificações para medir as capacidades dos funcionários, porque sente que isto inibirá a criatividade e prejudicará a forma da equipe trabalhar. Os gestores assumem um papel de treinador, deixando os funcionários estabelecerem as metas e determinarem como elas serão atingidas.

Os funcionários também ganham opções sobre ações para que eles saibam que eles fazem parte, e também recebem a recompensa, pelo sucesso da empresa. Há treinamento constante e uma cultura que estimula correr risco sem medo de ser penalizado.

Dica: Confiar em seus funcionários é um grande passo para uma cultura empresarial positiva, porque confiança leva a funcionários independentes que ajudará a sua empresa crescer.

Conclusão

Um ponto em comum entre todas as culturas é que os funcionários tem que acreditar no que estão fazendo.

Empresas diferentes podem ter sucesso tendo culturas com características opostas. A verdade é que mais importante do que a cultura em si, é a identificação com a cultura em si.

Certifique-se, porém, de não utilizar práticas que façam as pessoas se sentirem desconfortáveis ou ignoradas dentro da empresa.

Fonte: http://www.entrepreneur.com/article/249174

Tradução e Adaptação: www.buyandhold.com.br

 

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