10 Segredos para o Sucesso, de Carlos Slim

1481

Carlos Slim é um dos homens mais ricos do mundo. Começou a sua jornada empreendedora aos 12 anos, quando ele decidiu comprar ações de um banco mexicano. Agora Carlos Slim tem um patrimônio líquido avaliado em mais de $70 bilhões de dólares.

A história do Bilionário

O pai de Carlos Slim era libanês que imigrou para o México. Ele administrava uma loja de produtos variados, e investiu em imóveis comerciais na Cidade do México, o que fez ele ficar rico.

Julian percebeu que Carlos Slim tinha habilidade para o comércio, e instruiu sobre transações comerciais. Apesar de ainda ter 12 anos quando o seu pai morreu, Carlos herdou o seu talento para negócios, cuja ética de trabalho e visão de negócios era extraordinária.

Carlos começou trabalhando na empresa da família antes de estudar Engenharia Civil e se tornar corretor de ações na sua própria firma de corretagem. Ele investiu de maneira inteligente em variados negócios, então quando ele tinha 26 anos, o seu patrimônio já era avaliado em $40 milhões de dólares. Entretanto, Carlos nunca quis ser um trader, preferindo ser um bom homem de negócios. A sua incrível habilidade com números é conhecida. Em 1960, seus estudos de programação linear lhe deu uma grande vantagem para o mundo dos negócios. Usando este maravilhoso talento, em 1981, Carlos fez o dever de casa e decidiu comprar participação na segunda maior empresa de tabaco do México, Cigatam, que fazia os cigarros Marlboro. Com o dinheiro que ganhou, ele pôde começar a comprar empresas.

Quando o preço do petróleo caiu em 1982, a economia Mexicana começou a decair. Foi quando Carlos inteligentemente investiu os lucros conquistados na Cigatam nas subsidiárias mexicanas de empresas americanas como Reynolds Aluminum e Hershey Corporation, e também Mexican financial services. Basicamente, Carlos Slim conquistou a sua fortuna e seu poder através de monopólios, especialmente na área de comunicações. Ele é um homem de negócios implacável, comprando empresas baratas, organizando-as e rapidamente expulsando os concorrentes do negócio. Adquiriu muitos negócios como no ramo da construção, mineração, tinta, tabaco, alimentação, varejo e formou um verdadeiro conglomerado.

Carlos Slim TelmexCarlos Slim Helu’s father, Julian, was a Lebanese immigrant to Mexico where he operated a dry goods store and invested in commercial real estate in Mexico City, which made him wealthy

Nos anos 80 ele ainda adicionou outras companhias de cobre, alumínio, fertilizantes após levar o seu conglomerado, Grupo Carso, a público vendendo as suas ações. Ele comprou a Telmex, a empresa de telecomunicações. Com a Telcel, a sua companhia de telefones móveis, ele é dono da maior parte da telefonia fixa e móvel do país.

Nos anos 90, após comprar a divisão Mexicana da Sears Roebuck, Carlos continuou expandindo o seu império para fora da América Latina, criando a Telmex USA e se associando a Microsoft para iniciar um portal chamado ProdigyMSN.

Um dos poucos erros de Slim foi comprar ações da CompUSA em 1999 por $800 milhões. Infelizmente, a venda de computadores pessoais estava diminuindo na época por causa da chegada de novas tecnologias. Carlos Slim tentou de tudo para salvar a empresa, mudando o CEO e outras várias estratégias, mas eventualmente a empresa fechou mais da metade de suas lojas e vendeu o restante.

Carlos diz que ele perdeu a conta das “mais de duzentas empresas” que ele controla. Se ele sai para jantar, tem grandes chances de ser o dono do restaurante. Acredite ou não, ele não usa computador, preferindo o método old school da caneta e papel!

Carlos Slims MansionCarlos Slim tem uma mansão na Cidade do México onde já recebeu presidentes americanos e famosos artistas. Ele alega viver um estilo de vida rústico, não viajando muito e acompanhando o baseball, como torcedor do New York Yankees. Ele também gosta de ficar em casa e ler sobre as estratégias militares de Genghis Khan.

Apesar de ser o maior empregador privado e um dos homens mais ricos do mundo, ele é econômico e nada extravagante como homens de negócios de seu status social costumam ser. Descrito por seus parceiros de negócios e concorrentes como muito agressivo, ele é uma força a ser considerada. Essa força se estende para a legislação mexicana. Seus advogados tem bloqueado qualquer lei que ameaça suas empresas.

10 Segredos para o Sucesso de Carlos Slim
  1. Tenha uma estrutura organizacional simples
  2. Mantenha a austeridade
  3.  Foque no crescimento
  4. Minimize coisas não-produtivas.
  5. Trabalhe junto
  6. Reinvista os lucros
  7. Seja caridoso
  8. Se mantenha otimista
  9. Trabalhe duro
  10. Crie riqueza

Em uma das suas últimas entrevistas, Sr. Slim disse que acredita que a idade para aposentadoria deveria ser aumentava para 70 anos, já que originalmente a idade para aposentar baseava mais no trabalho braçal mas agora deveria ser baseada nos serviços oferecidos ao invés do pesado trabalho físico.

Tendo um ataque cardíaco no fim dos anos 90, Carlos diminuiu o ritmo, permitindo que seus seis filhos e suas esposas adquirissem maior responsabilidade, entretanto ele ainda é “Presidente Honorário Vitalício” de suas empresas.

Focando agora na educação mexicana e da América Latina, saúde e emprego, Carlos é presidente de cinco conselhos envolvendo estes temas.

Frases de Carlos Slim

Carlos Slim Richest Man“Todas as épocas são boas para aqueles que sabem trabalhar e tem as ferramentas para tal.” – Carlos Slim

“Não permita que sentimentos e emoções negativas controlem a sua mente. Danos emocionais não vem de outros; é concebido e desenvolvido em nós mesmos.” – Carlos Slim

“Viva o presente intensamente, não deixe que o passado seja um fardo, e deixe o futuro ser o incentivo. Cada pessoa molda o seu próprio destino”. –Carlos Slim

“Quando existe a crise, há alguns interessados em sair e é nessa hora que nós estamos interessados em entrar”.– Carlos Slim

“Quando decidimos fazer uma coisa, nós fazemos rápido.” – Carlos Slim

“Eu acho que um dos maiores erros que as pessoas estão cometendo agora é pensar que os velhos tipos de negócios ficarão obsoletos, quando na verdade eles serão uma parte importante desta nova civilização. Alguns grupos de varejo estão introduzindo o e-commerce e pensando que “tijolos” não são mais úteis. Mas eles continuarão sendo imporantes.” – Carlos Slim

“Quando você vive para as opiniões alheias, você está morto. Eu não quero viver pensando sobre como eu vou ser lembrado”. – Carlos Slim

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA