18 Lições que aprendi com Sam Walton, fundador do Walmart.

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Sam Walton foi o fundador da maior rede de varejo do mundo, a Walmart. A Walmart é uma rede de lojas de departamentos, e tem o maior faturamento e volume de negócios do mundo! O faturamento da varejista em 2015 foi de U$485 bilhões de dólares!!!

Atualmente, há muito tempo sem o comando de seu fundador, que faleceu em 1992, a rede varejista sofre dificuldades para competir com os concorrentes do mundo moderno, como a varejista online Amazon. Mas é inegável que os fundamentos e a cultura criada por Sam Walton foram essenciais para a Walmart se tornar o que é hoje.

sam walton
Sam Walton

Sam Walton escreveu um único livro, intitulado de “Made in America”. Foi um dos melhores livros sobre empreendedorismo que já li. A linguagem é simples e sem frescura. Vai direto ao ponto.

Eis aqui algumas lições que eu aprendi com a “a lenda do varejo mundial”. Estas lições dizem muito sobre vendas, mas podem ser adaptadas para qualquer tipo de negócio e utilizadas por qualquer um que queira empreender.

1.Ler muitos livros sobre o seu negócio

Sam Walton era fanático por aprender, e muito curioso. Ele lia tudo o que podia para aperfeiçoar o seu negócio. Ele era incansável. Andava sempre com um bloco de notas, para anotar todas as ideias que tinha, tudo que observava ou escutava. Não desperdiçava nenhum aprendizado.

2. Estudar os concorrentes obcecadamente

Você sabia que ele já foi preso no Brasil por medir prateleiras do Carrefour no Rio? Sim, ele foi abordado por seguranças de joelhos e com uma treina na mão, medindo e anotando tudo! Esse era o seu espírito! Ele visitava os seus concorrentes quase diariamente para comparar o movimento de suas lojas, as vendas, e o que eles estavam oferecendo.

3. Traçar metas e objetivos, e ser um homem de palavras!

Sam Walton sempre traçava meta de vendas, e teve uma que ele disse que se a empresa alcançasse uma marge de lucro de 8%, ele dançaria hula-hula em Wall-street fantasiado de havaiana.

Os funcionários achavam impossível bater esta meta, e ele também não estava tão confiante assim. Mas se conseguissem, valeria a humilhação. A empresa atingiu na mosca e ele teve que dançar. Aqui está o vídeo do feito! 

4. Você pode aprender com qualquer pessoa.

“Eu aprendi mais com os meus concorrentes do que lendo livros” disse Walton em seu próprio livro. Sam Walton ouvia opinião de todos, não apenas dos experientes do setor. Ele adorava ouvir a opinião dos clientes. E principalmente, gostava muito de aprender conversando e observando seus concorrentes.

5. Motive-se com o seu concorrente ao invés de desanimar.

Quando o Sam Walton fundou o Walmart, já havia outras redes de lojas de departamentos muito maiores e mais desenvolvidas que a dele. Mas ele não desanimou, e isso foi o que levou o dono do Walmart ao próximo item.

6. Copie o que já existe e aperfeiçoe.

Sam Walton levava este lema muito a sério! Ele sempre buscava aperfeiçoar aquilo que já existia. Não é necessário inventar algo completamente novo para se dar bem no mundo dos negócios.

Jorge Paulo Lemann e Alberto Sicupira fizeram o mesmo quando compraram as Lojas Americanas. Buscando reestruturar a empresa, eles enviaram cartas aos principais varejistas do mundo buscando aprender mais sobre o setor. Sam Walton, com sua humildade características, foi um dos poucos que responderam. Ele e Jorge Paulo Lemann viraram bons amigos e parceiros de tênis!

7. Procure fornecedores poucos conhecidos para conseguir o menor preço.

Muitos empreendedores tem medo de correr esse risco. Mas um risco bem calculado pode ser um diferencial para superar os seus concorrentes.

8. Vender barato e rapidamente!

A filosofia do Walmart é “Poupe Dinheiro. Viva melhor.” não é a toa. O principal objetivo do seu fundador era vender mais barato do que todos os outros. Muitas vezes a estrutura da empresa era pior, a loja ficava mais distante, a decoração era precária. Mas ele atraia filas de clientes simplesmente porque tinha o menor preço. E para vender com o menor preço, Sam Walton sabia que o produto não podia ficar parado no estoque.

Hoje a sua filosofia é copiada por varejistas em todo o mundo.

9. Manter a despesa no mínimo.

Sam Walton era fanático por cortar custos. Ele sabia que o único jeito de vender barato e ainda ter algum lucro, era ter os custos menor do que todos os outros concorrentes. Ele cortava custos todos os dias aperfeiçoando processos. Como diz o Beto Sicupira, socio da Ambev: “Custos são como unhas, devemos sempre cortá-los.”

10. Não lamentar reveses, mas agir para superá-los

Essa é uma frase “genérica” mas que fazia parte do DNA de Sam Walton. Ele passou por diversas dificuldades, mas sempre manteve a sua visão focada no propósito principal.

“Obstáculos são aquelas coisas assustadoras que você enxerga quando tira os olhos de seu objetivo.” Henry Ford.

11. Se tudo der errado, recomece do zero de uma maneira melhor.

Existe problemas que não dá para consertar. Às vezes é necessário recomeçar de outra forma.

12. Levante todos os dias disposto a melhorar algo.

Sam Walton tinha a mente focada em melhorar tudo de sua empresa sempre. E olha o que o Walmart virou graças ao seu legado.

13. “Não tenha medo de errar. Se depois perceber que errou, deixe o que estava fazendo de lado e parta em outra direção.” Sam Walton

Antes de fundar o Walmart, Sam Walton tinha franquia da rede Ben Franklin. Ele tinha brigas constantes com o seu franqueador porque queria fazer modificações que não era permitido. Então ele decidiu criar a sua própria loja: a Walton’s 5 & 10. A loja não fez tanto sucesso, e posteriormente Sam Walton descobriu um novo tipo de varejo que estava explodindo nos Estados Unidos, o nome da loja era K-mart. Sam Walton decidiu então copiar o modelo de negócios e abrir o Walmart com seu irmão Bud em 1962. Em dois anos eles já possuíam 24 lojas!

14. Reinvista o máximo do dinheiro ganhado quanto for possível!

Walton conhecia a mágica dos juros compostos! Quanto mais você reinveste no seu próprio negócio, mais ele cresce! Por isso ele mantinha hábitos frugais até demais.

15. Pensar novas formas de fazer as coisas. Inovar.

Copiar e aperfeiçoar é uma ótima estratégia, mas chega em um momento, quando você já está competindo de igual para igual com os maiores do setor, que você tem que dar um jeito de diferenciar. Sam Walton fez isso investindo muito em logística! Ele sabia que essa era a principal diferenciação que faria ele distanciar em primeiro lugar. A logística do Walmart foi considerada a melhor do mundo por décadas!

“Muitas das nossas oportunidades foram criadas pela necessidade. Um dos segredos do sucesso do Walmart foi devido ao hábito de nadar contra a correnteza. Fomos obrigados a aprender e fazer, por termos começado com pouco financiamento e capital.” Sam Walton

16. Sempre repassar o desconto do fornecedor ao cliente.

Ao contrário do que muitas empresas varejistas fazem, Sam Walton não usava os descontos extras recebidos de fornecedores para aumentar o lucro da empresa. Ele sempre repassava esse desconto aos clientes. Ele era verdadeiramente obstinado a vender barato.

17. Os fornecedores e bancos irão te tratar mal no começo, mas este fato não deve fazer você desistir.

“Não me importo em dizer que fomos vítimas, naquela época, da arrogância de muitos fornecedores. Não precisavam de nós, e agiam de acordo. Nunca pude compreender isso. Para mim, um cliente era sempre um cliente, e devíamos tentar vender-lhe tudo o que fosse possível.” Sam Walton

18. Se você não pode competir em tudo, foque em algumas áreas.

Sam Walton disse em seu livro que dificilmente alguém conseguiria criar uma empresa do zero para competir com as já gigantes do setor. Mas que qualquer um poderia superar o Walmart em determinadas categorias de produto.

Como o Walmart são lojas de departamento onde vende todos os tipos de produto, ela não consegue destacar em nenhum destes departamento. Sam Walton dizia que era possível, por exemplo, qualquer pessoa criar uma loja de ferramentas, e superar o Walmart nesse setor se fosse obstinado em melhorar sempre.

Para quem ainda não leu o livro do Sam Walton, vale muito a pena ler se você tiver algum interesse por empreendedorismo. Ele não tinha medo de divulgar o segredo de seu sucesso. E afirmava que qualquer um consegue ter sucesso em seu empreendimento, se tiver vontade e disposição suficiente.

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