2 Motivos que te impedirão de ficar rico com Renda Fixa.

2269

Basta acompanhar os principais sites de notícias sobre negócios que você verá dezenas de recomendações de investimentos. Manchetes do tipo:”Invista em Tesouro Direto porque ele está pagando X ao ano.” ou “Porque você deveria investir em CDB agora!” ou até “Os tipos de investimentos em renda fixa mais recomendados por analistas.”

Renda Fixa

Para começar, investimentos populares geralmente são ruins. Fuja deles. Mas isso não vem ao caso neste artigo porque não costuma encaixar em renda fixa. Renda fixa não é como ações, que aumenta o preço para quem está investindo simplesmente porque há grande demanda no mercado. O que importa no caso da renda fixa é apenas a taxa de juros que estes investimentos irão pagar. Mas ainda assim você nunca ficará rico com renda fixa.

Aliás, quando se trata de Tesouro Direto, você poderá até ter um rendimento muito ruim, mesmo sendo ele de renda fixa. Como? Vendendo antes do prazo de vencimento

Mas você pode estar se perguntando: como 14% de rendimento ao ano não deixa ninguém rico? Isso não acontece em nenhum país do mundo, Tesouro Direto é ótimo investimento blá blá blá.

  1. Inflação

Geralmente quando um título está pagando alta taxa de rendimento, geralmente este rendimento é acompanhado por alta inflação. E aí quando você desconta dos 14% a inflação e o imposto de renda (sim, tesouro direto paga imposto de renda) sobrará cerca de 4 ou 5% de rendimento real ao ano. Quem fica rico com este rendimento? Isso se a inflação “real” não for maior do que a nominal, porque neste caso, não irá render nem isso. E não adiantará escolher títulos corrigidos pelo IPCA.

2. Limite de ganhos

Este é o único fator determinante pelo qual você nunca ficará rico com renda fixa. Ela ficará ali, rendendo os 5% (líquido), faça chuva ou sol. O país poderá explodir em crescimento, a sua cidade, o seu bairro. Você poderia ganhar muito dinheiro com um shopping sendo construído perto do terreno que você comprou tempos atrás, você poderia ganhar muito dinheiro com uma empresa que você tem ações anunciando crescimento de lucro. Mas não, você está fadado a receber seus 5% , aconteça o que acontecer. Claro, 5% a juros compostos não é tão ruim assim. Mas sinto muito, não te deixará rico. A não ser que você já tenha família rica e comece com uma soma muito grande. Mas neste caso não vale, você já é rico e ficará mais rico de qualquer forma. Mesmo investimento mal, como é o caso da renda fixa.

Mas então devo fugir de renda fixa?

Óbvio que não. A renda fixa não irá te deixar rico, mas é muito útil para preservar capital. Garantir um local onde seu dinheiro não será corroído pela inflação, estará protegido da crise econômica, até surgir uma oportunidade melhor para fazer uso dele ou simplesmente para ter um fundo de emergências.

Quais oportunidades melhores? Comprar um imóvel que apareceu por um bom preço, uma ação, abrir um negócio…etc.

O investimento em renda fixa serve apenas para isso. Ela não serve para receber 100% do seu dinheiro ao longo de toda a vida, se você tem a intenção de ficar rico algum dia. Não caia no papo da mídia que tem mania de recomendar tudo que é popular no momento.

Aloque uma parte apenas do seu capital, e deixa uma outra parte para ganhar dinheiro de verdade. Você tem que decidir quanto será de cada parte baseado na sua idade e aversão ao risco. Mas lembre-se: no mundo, quanto menor o risco, menor o retorno.

Eu nunca conheci nenhum rico que ficou rico com renda fixa. Já conheci quem ficou rico empreendendo, com investimentos em ações, investindo em imóveis, investindo em várias outros tipos de coisas. Menos em renda fixa. E aí que entra aquela frase que está em negrito ali em cima:

Até surgir uma oportunidade melhor para fazer uso dele

Se você pensa que vai ficar rico sem correr riscos, esqueça. Ações é considerado um investimento de risco, empreender também. Por isso são os principais meios que deixa as pessoas ricas.

Mas claro que você não vai buscar o investimento de maior risco baseando simplesmente na chance de retorno. Jogar no Cassino pode te fazer ficar rico de uma hora para outra, mas por ser um ato MUITO arriscado, você perderá o seu dinheiro em 99,999999% das vezes que jogar. O seu dinheiro não sobreviverá muito tempo e você será obrigado a parar de jogar por falta de capital antes mesmo de ganhar. O equilíbrio entre risco e ganho se torna necessário. É por isso que você deve conhecer bem o ativo que irá investir.

Não vou fazer este artigo se transformar em um artigo do tipo “como ficar rico” ou “onde devo investir”. O objetivo dele é justamente tirar a ideia da sua cabeça de concentrar todo o seu dinheiro em investimento de renda fixa, seja ele qual for. Mas não posso deixar de comentar sobre os caminhos mais comuns para ganhar dinheiro de verdade.

Esta é a ordem que a maioria dos ricos seguem ou já seguiram:

estudando

1 . Investiram o seu dinheiro na sua própria qualificação

Nada mais rentável do que investir em si mesmo. Conhecimento é a chave da riqueza. Não adianta você ter muito dinheiro e não saber aplicá-lo. E você pode tirar o dinheiro todo de Bill Gates ou Warren Buffett, que eles voltarão a ficar ricos em questão de anos. Porque conhecimento leva a especialização, especialização leva a bons contatos. Você acabará criando uma rede que tornará quase impossível não ganhar muito dinheiro.

empreender

2 . Empreenderam, seja na carreira ou através de um negócio próprio

Mesmo sendo possível ganhar dinheiro de verdade com ações ou imóveis, de onde você tirará o dinheiro inicial para começar? A maioria das pessoas tiram do seu emprego, ou do seu negócio próprio. O resto vem de família rica ou cometeram algum crime. (A operação Lava-Jato que o diga.)

Você tem que ter dinheiro para ganhar dinheiro. E neste caso também quanto maior o risco, maior a chance de retorno. Por isso que a maioria dos ricos do mundo ficaram ricos porque criaram negócio próprio. Se fosse listar a ordem de risco, seria algo assim:

  1. Negócio próprio
  2. Carreira em empresa privada
  3. Funcionalismo público

Percebeu que o funcionalismo público é a “renda fixa” do mundo profissional? Maior segurança, menor retorno. Os ganhos são limitados. Tem funcionários públicos com salários muito bons que obviamente podem ficar ricos se souberem investir bem o seu dinheiro. Mas é inegável que este salário tem um limite, ele não é “infinito” como nos dois primeiros casos.

Digamos que o melhor salário de um funcionário público no Brasil seja de R$40 mil. E o melhor salário de uma empresa privada? Tem CEO que ganha milhões por mês. E a melhor renda de um empresário? Nem preciso falar nada, né?

Novamente, maior risco = maior retorno.

renda-fixa

3 . Investiram o seu dinheiro em meios sem limite de ganhos (e de perdas)

Renda fixa tem limite de ganho. Você nunca ganhará 50% em um ano. Não há qualquer chance de você dobrar o seu capital em um mês. Isso por si só te limita de ficar rico. Como disse antes, investimento em renda fixa deve ser temporário até surgir melhores oportunidades. Não ouça gerente de banco, não ouça portais de notícias (onde alguns são controlados por corretoras na bolsa de valores) Estas pessoas podem ter algum interesse por trás de suas recomendações, elas podem ganhar comissões, etc.

Saiba primeiro onde você quer chegar. Se você está satisfeito em preservar capital, continue na renda fixa. Se você quer algo a mais, estes passos acima são inevitáveis.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA