25 Frases de George Soros e um pouco de sua história!

1376

George Soros pode ter ganhado bilhões de dólares apostando contra a libra esterlina, e ser conhecido como “O homem que quebrou o Banco da Inglaterra”, mas o que ele realmente queria era ser um filósofo.

Como presidente de um fundo de investimentos criado por ele mesmo, o Soros Fund Management, George Soros fez um movimento corajoso ao apostar, fazendo uma venda a descoberto, que o governo Britânico ia ser forçado pelo Mecanismo Europeu de Taxas de Câmbio (ou MTC, em inglês) a desvalorizar a sua moeda em relação as outras.

Em 16 de Setembro de 1992 — conhecido como “Quarta-feira Negra” — o governo Britânico abandonou o Sistema Monetário Europeu e a libra esterlina desvalorizou 20%. A aposta de George Soros rendeu a ele uma fortuna de U$1,2 bilhões de dólares, e ele ganhou fama internacional, por ter quebrado o Banco da Inglaterra.

Quando Soros era jovem na Hungria nos anos 40, ele era fascinado por filosofia. Quando ainda era um adolescente, George Soros já era versado em uma variedade de escolas filosóficas — de Platão, Epiteto e Arquimedes. Mas como um judeu vivendo em época de ocupação nazistas, Soros aprendeu a primeira lição de sobrevivência, o que marcou profundamente o seu caráter e personalidade filosófica.

George Soros emigrou para a Inglaterra em 1947, onde frequentou a Escola de Economia e Ciencias Políticas de Londres (LSE) e concluiu o Bacharelado de Ciências em Filosofia. Em 1956 ele se mudou para os Estados Unidos, onde trabalhou como corretor e analista de ações. Ele ganhou uma enorme reputação especulando câmbios e na administração de fundos hedge, se tornando um dos investidores mais conhecidos (e ricos) do mundo.

Ao longo de sua carreira, George Soros nunca abandonou as suas raízes filosóficas, escrevendo vários livros com teorias econômicas, incluindo A Alquimia das Finanças. Soros também fundou o Open Society Institute, que já doou mais de U$1,5 bilhões, e apoia inúmeros projetos humanitários ao redor do mundo, lutando contra doenças e a pobreza.

Hoje ele é um dos maiores filantropos do mundo, tendo doado mais de U$6 bilhões a causas sociais. Ele é um investidor apaixonado, fiel apoiador de ideais democráticos e causas filantrópicas.

Aqui estão 50 frases de George Soros que podem desafiar tudo o que você sabe sobre investimento.

1 – Se o investimento for divertido, se você estiver se divertindo, você provavelmente não estará ganhando dinheiro. O bom investimento é chato.

2 – Eu sou rico apenas porque sei quando estou errado…Eu basicamente sobrevivi por reconhecer os meus próprios erros.

3 – Muitas vezes tive dores nas costas por estar errado. Quando você está errado, você tem que lutar ou fugir. Então eu tomo a decisão e a dor nas costas vai embora.

4 – Quando o dinheiro é livre, o credor racional continuará emprestando até que não haja ninguém mais para emprestar.

5 – O mercado financeiro geralmente é imprevisível. Por isso tem diferentes cenários…a ideia que você pode, na verdade, prever o que vai acontecer contradiz com o jeito que eu vejo o mercado.

6 – Os mercados estão em constante estado de incerteza e fluxo, e dinheiro é feito ao descontando o óbvio e apostando no inesperado.

7 – Quanto pior a situação fica, menos é preciso para que ela se reverta, e maior é o upside.

8 – Uma vez que percebemos que a compreensão imperfeita é uma condição humana, não há vergonha alguma em estar errado, apenas em falhar ao corrigir os nossos próprios erros.

9 – A bolha nos mercados não crescem com ar rarefeito. Elas tem uma base sólida na verdade, mas a realidade é distorcida por um equívoco.

10 – A maior parte da pobreza e miséria do mundo acontece por um mau governo, falta de democracia, Estados fracos, lutas internas, e assim por diante.

11 – Os mercados são desenhados para permitir indivíduos a cuidar de suas necessidades pessoais e perseguir lucro. É uma invenção grandiosa, e eu nunca subestimaria o valor disso. Mas eles não foram desenhados para cuidar das necessidades sociais.

12 – A economia global é caracterizada não apenas pelo livre movimento de produtos e serviços mas, mais importante, o livre movimento de ideias e capital.

13 – É muito mais fácil colocar recursos existentes em um melhor uso do que desenvolver recursos onde eles não existem.

14 – Quando as taxas de juros estão baixas nós desenvolvemos condições para bolhas serem criadas, e elas estão sendo criadas no momento. A última foi do ouro.

15 – Se eu tivesse que resumir as minhas habilidades práticas, eu usaria uma palavra: sobrevivência. E operar um fundo hedge utilizou o meu treinamento de sobrevivência ao máximo.

16 – A coisa mais difícil de julgar é qual nível de risco é seguro.

17 – A visão geralmente aceita é que o mercado está sempre certo — isso significa que os preços de mercado tendem a precificar desenvolvimentos com precisão, mesmo quando não temos certeza quais sejam estes desenvolvimentos. Eu tenho uma visão oposta. Eu acredito que os preços de mercado estão sempre errados no sentido que eles representam uma visão parcial do futuro.

18 – Tomar uma decisão de investimento é como formular uma hipótese científica e submeter a um teste prático. A principal diferença é que a hipótese que está atrelada a decisão de investimento é destinada a ganhar dinheiro e não estabelecer uma generalização universalmente válida. A verdade é, o investimento de sucesso é uma espécie de alquimia.

19 – É o crédito que importa, não dinheiro (em outras palavras, monetarismo é uma ideologia falsa)

20 – O conceito de um equilíbrio geral não tem relevância para o mundo real (em outras palavras, a economia clássica é um exercício de futilidade).

21 – A única coisa que poderia me prejudicar é se meu sucesso me encorajasse a voltar a minha fantasia de criança de onipotência — mas isso provavelmente não irá acontecer enquanto estiver no mercado financeiro, porque ele me lembra constantemente das minhas limitações.

22 – Quando você vende opções, você é pago para assumir risco. Isso pode ser um negócio lucrativo, mas não se mistura bem com o risco inerente de um portfólio alavancado.

23 – O problema dos investidores institucionais é que os seus desempenhos geralmente são medidos em relação aos seus pares e não pelo seu valor absoluto. Isso faz com que eles sigam a manada por definição.

24 – Nós [na Soros Fund Management] utilizamos opções e instrumentos derivativos exóticos com moderação. Nós tentamos pegar as tendências antes e nos estágios posteriores tentamos pegar a tendência de modo inverso. Por isso, nós tendemos a estabilizar o mercado ao invés de desestabilizá-lo. Nós não estamos fazendo isso como um serviço social. É o nosso estilo de ganhar dinheiro.

25 – Eu sou pela máxima supervisão e mínima regulação.

 

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA