5 Hábitos que fazem de Elon Musk um Inovador!

622

Todos nós temos apenas 24 horas por dia. Então por quê alguns conseguem ficar bilionários e extremamente bem-sucedidos, enquanto outros mal conseguem pagar as contas?

Sem dúvidas a oportunidade é o principal responsável por isto acontecer, mas ainda assim existem pessoas que tiveram as mesmas oportunidades, nasceram na mesma família, e traçaram caminhos opostos quando se fala em sucesso profissional.

Disciplina e produtividade são fatores determinantes neste caso, e Elon Musk sabe bem como administrar a sua vida de forma disciplinada e produtiva.

O blog Entrepreneur levantou os pontos para saber o que faz o bilionário se destacar mesmo entre os grandes. Quais hábitos próprios fizeram com que ele se diferenciasse tanto?

1 – Ele lê enquanto a maioria das pessoas assiste TV.

Assim como Warren Buffett, que diz que lê cerca de 500 páginas todos os dias, Elon Musk é a definição de “traça livros”. Quando ele estava na escola primária, ele lia dez horas por dia, devorando tudo que havia na livraria, toda a Enciclopédia Britânica, e ainda completou um curso básico de programação de seis meses em apenas três dias.

Está aqui a lista de alguns de seus livros favoritos, alguns deles contam com a versão em português.

2 – Ele persegue obstinadamente os seus próprios interesses.

Musk também é auto-didata e ferrenho defensor deste método. Aos 12 anos, ele usou o seus conhecimentos de programação para criar um jogo chamado Blastar, que ele acabou vendendo por U$500. Elon Musk também se formou em Física e Economia, e fez estágio em empresas de vídeo game e de pesquisa de ultra capacitor.

Hoje em dia ele tem um patrimônio líquido de U$14,5 bilhões e comanda empresas que não tem nada a ver uma com a outra, mas são empresas que Elon Musk continua genuinamente interessado em todas as atividades delas diariamente. Não é surpresa alguma que ele tenha sido a principal inspiração do ator Robert Downey Jr quando este interpretou o personagem Iron Man.

3 – Ele é incansavelmente, inesgotavelmente otimista.

Apesar das duas primeiras peculiaridades aparecerem nos grandes empreendedores, Musk também tem outra carta na manga — ele tem uma forte mentalidade do copo sempre cheio.

Apesar de Elon Musk não concordar com esta definição, o seu perfil na Forbes diz que as suas duas empresas são “empresas de tecnologia que mira na lua”. .

O segredo da sua inovação recai sobre o seu entusiasmo. Ele é um cara que cresceu com um pai emocionalmente abusivo e uma vez sofreu um bullying tão grande que foi espancado e teve que parar no hospital. “Se você acorda de manhã e pensa que o futuro vai ser melhor, o dia será brilhante. Se não pensa, não será.”

Musk acredita que as coisas que ele faz são boas para o mundo, e que fazem diferença positiva. Na verdade, ele acredita tanto na SpaceX que tem dois posteres gigantes no seu escritório: como é antes e como será depois que ele colonizar Marte. “Eu quero morrer em Marte. Não no momento do impacto (pouso).”  disse Musk.

4 – Ainda assim ele acredita que o fracasso é uma opção.

Inúmeras pessoas — algumas delas especialistas bem qualificados — disseram para Musk que as suas ideias eram ridículas e fadadas ao fracasso. Mesmo assim Musk ignorou todos e fez as coisas como queria.

Claro que algumas de suas ideias nunca decolaram. Mas a maioria deu certo e estão deslumbrando investidores e consumidores por aí. “A falha é uma opção aqui. Se você não está falhando, você não está inovando o suficiente.” Ou, dizendo de outra forma: “Há um tremendo preconceito contra correr riscos. Todos estão tentando melhorar a cobertura de seus traseiros.”

5 – E ele sabe, realmente sabe festejar.

A Businessweek escreveu um livro sobre Musk entitulado — Elon Musk: Tesla, SpaceX, e A Missão para um Futuro Fantástico — que revelou algumas coisas interessantes sobre a vida privada de Elon Musk — especialmente o quanto ele é festeiro.

Seguem alguns fatos interessantes:

  • Ele pagou pela a sua faculdade em Ontário transformando a sua república em uma boate.
  • Na celebração de seus trigésimo aniversário, ele alugou um Castelo Inglês para uma festa de 20 pessoas e brincou de jogos de esconde-esconde até 6 da manhã.
  • Uma vez ele deu uma festa à fantasia em Veneza e apareceu vestido de cavaleiro. E então ele duelou um mini Darth Vader com um guarda-sol.

Tirando as festas, Elon Musk também sabe aproveitar a vida de maneira geral:

Após vender o seu primeiro vídeo game, ele montou um fliperama ainda adolescente na África do Sul.

Ele deu perda total em uma McLaren F1 fazendo manobras arriscadas na Sand Hill Road, enquanto estava a caminho de uma reunião com investidores e acabou tendo que pegar carona. O carro custava U$1 milhão.

Ele vai construir uma montanha-russa no escritório da SpaceX, só por diversão.

Você não tem que ser um PhD para ser pioneiro.

Antes de ele vender o PayPal e se tornar um inovador multi-bilionário que todos nós admiramos, Musk decidiu dar uma chance para a faculdade. Ele entrou para um programa de Doutorado na Standford — e saiu após dois dias. Isso foi o suficiente para ele perceber que não havia muito o que aprender nas aulas, que ele não poderia aprender por conta própria.

A maiora de nós, se fossemos sortudos e talentosos o suficiente para sermos aceitos no programa de Doutorado da Standford, provavelmente teríamos entrado. Musk não entrou porque ele já tinha os conhecimentos que ele precisava para ser bem sucedido.

Ele tem um foco a laser em seus interesses, curiosidade extrema, otimismo exagerado e não tem medo de falhar.

 

 

 

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA