5 razões pelas quais as pessoas enriquecem – e você não.

1438

selfie-ricosVocê já se perguntou porque as pessoas enriquecem, evoluem, enquanto você parece estar dando murro em ponta de faca?

Por um lado é inútil nos comparar com outros. Sempre haverá pessoas com mais do que temos, e também pessoas com menos. Mas por outro lado, o que há de errado em aprender com o sucesso alheio? Nada.

Vamos considerar as cinco principais razões pelas quais as pessoas tem sucesso. Nosso objetivo é aprender sem ter que cometer erros e tentar implementar essas características o máximo que pudermos.

Então vamos lá. Aqui está os cincos principais motivos pelos quais as pessoas enriquecem:

restaurante ricos
Os ricos consideram implicações futuras de suas escolhas

5. Elas consideram o seu potencial de ganho.

O quanto você ganha não é o mais importante “formador de riqueza” porque muitas pessoas com alto salários gastam tudo e mais um pouco do que ganham.

Um fluxo de caixa saudável é extremamente útil porque lhe permite poupar dinheiro para investir. Sem dinheiro sobrando se torna difícil poupar para o futuro.

O segredo aqui é o ganho potencial. Você pode não estar lidando com grande soma agora, mas e no futuro?Se o futuro promete, pode fazer sentido para você ficar em um emprego mesmo que pague muito mal agora.

Existe boas oportunidades à frente e elas são realistas? Quanto tempo irá demorar até você alcançar uma posição privilegiada na sua profissão?

Se o seu emprego de agora não tem futuro, faça de tudo para mudar. Se você não pode mudar de ramo, empreenda algum negócio por fora ou encoraje o seu par a fazê-lo. Não se preocupe com resultados imediatos. Tome decisões e aja hoje para você ter um rendimento futuro. Invista e construa o seu patrimônio.

Os ricos são pacientes
Os ricos são pacientes

4. Eles são pacientes.

Um dos grandes problemas que as pessoas tem – especialmente os jovens – é que a maioria quer resultados imediatos. Isso se torna um grande empecilho para construir riqueza. Se você é impaciente e exige resultados imediatos, você está se guiando para ter um futuro que não é muito promissor.

Investimentos, trabalhos e negócios que prometem resultados rápidos e imediatos normalmente são falsos ou fantasiosos. É a lei da natureza: quanto mais rápido e maior o resultado, maior o risco. A minha experiência diz que estes rendimentos polpudos e imediatos acabam levando a grandes perdas.

Pessoas enriquecem porque entendem que o sucesso leva tempo para construir. E se você ainda é jovem, você tem um bom tempo para alcançá-lo.

Você pode querer resultados rápidos, mas o que você precisa é sucesso no longo prazo. Assim você poderá construir calmamente um futuro mais seguro, assim como os ricos fazem.

Eles traçam metas e as perseguem
Eles traçam metas e as perseguem

3. Eles são focados.

A minha experiência com pessoas bem sucedidas é que elas enriquecem porque tendem a focar no que elas sabem melhor, e que cria maior valor. E então, eles terceirizam o que podem para especialistas de confiança. Se você tem um trabalho ou um negócio com grande potencial, coloque toda a sua atenção profissional nele e não perca o foco.

Claro que é importante ter equilíbrio na vida – nós não vivemos sozinhos. Mas seja consciente com o seu tempo e a sua energia – não desperdice.

mar

 

2. Eles superam os seus medos.

Isso é especialmente importante quando se trata de investimentos. De acordo com o Fox Business, 52% dos Americanos não possuem nenhuma ação ou quotas em fundos de ações (quando se trata de brasileiro então, nem se fala né?). E o pior: as pessoas tem em média menos de $25.000 guardados para a aposentadoria e apenas 26% dos que tem menos de 30 anos possuem alguma ação. (Não estou dizendo que ações é a única forma de gerar riqueza, mas certamente é um investimento de longo prazo que deveria ser considerado para fazer parte de sua carteira de investimentos para aposentadoria.)

Algumas pessoas não investem porque elas pensam que não possuem dinheiro suficiente. Mas a realidade é que você pode começar com apenas $500 então isto não serve de desculpa. O maior problemana verdade é o medo e desconfiança.

Claro que é fácil entender de onde vem todo este medo. A mídia critica o mercado de ações constantemente – principalmente porque os jornalistas que escrevem sobre ele não entendem realmente sobre aquilo que eles escrevem.

Os anos de 1979 e 2008 são bons exemplos. Nos dois casos, o mercado estava em péssimas condições. E a mídia criticou. Muitos jornalistas diziam que o mercado tinha acabado para sempre – exatamente na época errada.

O mercado de ações não é um mar de rosas e claro que existe risco. Mas também tem sido um grande gerador de riquezas – mais até do que títulos e câmbio historicamente no longo prazo e se tornando uma maneira melhor de investir dinheiro para a aposentadoria. Os ricos são capazes de superar o medo para conseguir os benefícios de investir na bolsa pensando no longo prazo.

Os ricos refletem sobre os seus planos
Os ricos refletem sobre os seus planos

 

1. Eles tem um plano.

Quando você tem um plano, você faz tudo o que pode para executá-lo. Os ricos sabem disso. Com um plano você planeja qual será a sua renda, quanto você irá poupar, quanto irá investir e (mais importante) quanto você teráde renda na aposentadoria assim que você precisar dela.

O seu plano te ajuda a enxergar o que é importante e o que exige menor atenção. E justamente por dar uma perspectiva de longo prazo, ele te ajudará a superar o medo que a mídia se esforça árduamente para incutir em você.

A maioria das pessoas que enriquecem utilizam essas cinco ferramentas para construir os seus patrimônios. A boa notícia é que existe pouquíssimos obstáculos que te impedem de fazer a mesma coisa.

 

Neal Frankle é dono do Wealth Pilgrim, um site americano de finanças pessoais dedicado a ajudar outras pessoas a pararem de se preocupar com o seu dinheiro para que elas vivam a vida plenamente. Neal é Planejador Financeiro certificado e está no mercado de serviços financeiros desde 1986.

Leia o artigo original no Wealth Pilgrim. Copyright 2015.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA