5 Vantagens de ser um Empreendedor Deslocado!

401

Ser deslocado é uma vantagem para o empreendedor: Escolha se associar, pense por si mesmo e seja você mesmo.

Você pode pensar que se encaixar pode te ajudar a ser bem sucedido nos negócios, mas não é verdade. Ficar de fora, deslocado, é a única maneira de alcançar o seu pleno potencial. E também é a única maneira de construir relacionamentos fortes.

Conectar-se e se encaixar são coisas diferentes. Por mais contraditório que isso possa ser, tentar se encaixar na verdade te atrapalhará de construir relacionamentos autênticos, especialmente com pessoas bem sucedidas. Você nunca será capaz de conectar com pessoas de alto nível se você não tiver um sentimento de alto nível sobre si mesmo.

Se você fizer isso da maneira correta, você terá muitas recompensas. Seus relacionamentos serão mais fortes, seus lucros maiores e suas empresas serão mais respeitadas. Aqui estão cinco benefícios que você terá por ser deslocado nos negócios.

1. Melhores relacionamentos.

É fácil construir relacionamentos falsos. É fácil perder estes relacionamentos, também, porque assim que você para de fazer o que a outra pessoa quer que você faça e começa a agir como você é verdadeiramente, a pessoa te deixará.

Quando você escolhe ser você mesmo e assume isso, você atrairá pessoas que gostam de você e de seu negócio assim mesmo como são. Você construirá relacionamentos duradouros com essas pessoas porque vocês gostarão das mesmas coisas e terão os mesmos objetivos.

Não finja ser uma pessoa que você não é. Não tente se encaixar. Se você se pegar perseguindo um cliente, funcionário ou mentor por razões erradas, não se torture.

Invés disso, lembre-se que existem 7 bilhões de pessoas no planeta e que você deveria focar apenas naquelas que gostam de você pelo que você é. Não se preocupe em ser deslocado.

2. Lucros maiores.

Não é fácil ser um empreendedor. Quando você está iniciando um novo negócio, parece que você está afundando em um poço com 1000 pesos nas suas costas.

Você constantemente encara a realidade de acordar no dia seguinte quebrado e desesperado. Nestas condições, é fácil alimentar a ideia de que você seria mais feliz e rico se voltasse a trabalhar na sua antiga empresa como empregado. Mas isso é apenas uma ilusão.

No livro, No More Dreaded Mondays (Sem mais as temidas segundas-feiras) o autor discute sobre os milionários nos EUA, onde os empresários compõem 74% destes.

A sua melhor chance de ser tornar um milionário é iniciando um negócio próprio. Ainda assim, este é um risco que a maioria das pessoas nunca assumem. Um artigo escrito por Babson College mostrou que apenas 13% da população está envolvida em uma startup.

Com quase dois terços dos milionários sendo empresários, você quer ou não fazer parte do clube?

3. Mais clientes.

Steve Jobs popularizou os teclados e mouses sem fio em 2003 mesmo com a maioria dos seus concorrentes ainda usando cabo. Pablo Picasso expressava a sua arte através de múltiplos pontos de vida ainda que a maioria de seus contemporâneos usassem apenas um ponto de vista.

Se encaixar é péssimo para os negócios. Quanto mais você tenta fazer com que seu produto se pareça com o de outras pessoas ou tenta fazer o seu produto atender todos, menos lucrativo este produto será. A margem bruta em mercados de massa tendem a serem muito pequenas. Existe muita competição.

Entrando em um nicho com um produto diferenciado, você aproveitará maiores margens e benefícios.

Produtos diferentes são aqueles que não se encaixam em um mercado de massa. Geralmente são criados por indivíduos deslocados que também não se encaixa. Eles oferecem um grande valor, mas apenas para alguns indivíduos. Seu objetivo é dominar um pequeno mercado de nicho e crescer a partir daí. Não tente atender todo o mercado e crescer a partir daí. Isso não funciona.

4. Adaptação rápida.

Você já foi a um encontro com 10 ou mais pessoas e tentou fazer alguma coisa? É impossível.

Como Susan Cain escreveu em um artigo do New York Times, “The Rise of the New Groupthink” (O crescimento da nova forma de pensar em grupo) “Décadas de pesquisa mostra que indivíduos quase sempre performam melhor do que grupos, tanto em qualidade quanto em quantidade, e a performance do grupo fica cada vez pior com o  aumento do grupo”.

Desajustados (ou deslocados), por outro lado, se movem rapidamente. O que eles perdem no tamanho, eles ganham na mobilidade e criatividade.

5. Mais respeito.

Se encaixar pode parecer ser a melhor forma para as pessoas lhe respeitarem, mas não é . Se encaixar apenas cria a ilusão de que a outra pessoa te respeita. Elas deixam você entrar. Você deixa elas entrarem.

Ninguém balança o barco. Todos se sentem iguais e felizes. Mas nenhum é respeitado.

A única maneira de ser respeitado é ficando de fora. Isso significa ser um pouco agressivo e desafiador. Certos tipos de afirmações e comportamentos fora do padrão são atrativos. Na verdade, um estudo de 2012 feito pela Associação de Psicologia Americana descobriu que pessoas taxadas como desafiadoras, rudes e desajustadas são mais admiráveis do que aquelas que são educadas e que andam em grupo.

Não seja um idiota mas não tenha medo de balançar o barco e ficar fora dele. As pessoas olharão para você e ficarão inspiradas em ficar de fora do barco também.

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA