6 Lições que Podemos Aprender com o Youtuber Whindersson Nunes!

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Era perto de meia-noite, quando ele clicou no botão upload do Youtube e foi dormir. Quando acordou, o seu vídeo já tinha mais de 500 mil visualizações. A partir deste dia, a sua vida nunca mais foi a mesma…

A fama foi repentina, mas não aconteceu por acaso. Estou falando do fenômeno brasileiro no Youtube, Whindersson Nunes, nascido no interior do Piauí.

Com apenas 21 anos de idade, Whindersson foi considerado o segundo youtuber mais influente do mundo, pela Snack Intelligence.

Em novembro de 2016, ele alcançou o primeiro lugar como o maior canal de Youtube do Brasil, ultrapassando nomes de peso como Porta dos Fundos. Eu fui conferir seu canal…hoje ele tem nada menos que 15,1 milhões de inscritos e os seus vídeos foram vistos mais de 1 bilhão de vezes!!

Whindersson Nunes gravou vídeos por 4 anos sem conseguir nenhuma visibilidade expressiva. O motivo da sua falta de sucesso? Os vídeos eram “ruins com força”, segundo ele mesmo diz. Mas o humorista conseguiu reverter esta situação lançando a paródia que lhe deixou famoso — “Vó, to reprovado” — e foi graças a ela que tudo começou.

“Todo mundo que você vai conhecer na vida sabe de algo que você não sabe.” ~ Bill Nye

Apesar do seu grande talento, seria ingenuidade atribuir o sucesso de Whindersson somente a ele, ou a sorte. Para atingir este nível de sucesso é preciso muito mais. Quando analisamos a sua história, nós conseguimos identificar algumas semelhanças com as histórias de outras pessoas de sucesso em outras áreas.

Neste artigo eu cito os pontos de sucesso que podem ser aplicados em todas elas.

E interpretando a frase de Bill Nye, nós podemos aprender muitas coisas com qualquer pessoa que encontrarmos. Desta vez, temos muito a aprender com Whindersson Nunes:

1.  Ambição

“Inteligência sem ambição é como um pássaro sem asas” ~ Salvador Dali

A ambição move o mundo. Sem ambição você não sai da sua zona de conforto. A falta dela nos faz ficar em casa assistindo Netflix o dia inteiro.

A ambição inicial de Whindersson Nunes era ficar famoso, agora ele diz buscar trazer alegria para a vida das pessoas. Torce para que elas acabem de ver os vídeos ou os seus shows mais felizes do que estavam.

Nem sempre a ambição gira em torno de dinheiro e fama. A ambição também pode ser altruísta, como acontece com as pessoas que criam ONGs e instituições de caridade. A ambição [que não viola os direitos de terceiros] é boa e essencial para a sociedade.

2. Raridade

Ninguém ganha por sua importância, mas sim por sua raridade. Um professor é muito importante, mas o Messi é mais raro e, por isso, é disputado por muitos clubes e, como consequência desse leilão, ganha muito mais.

Fazer-se raro é sempre uma consequência de ter a coragem de sair voando de sua gaiola. Dentro dela você vale muito menos. ~ Flávio Augusto, Geração de Valor

Youtuber — você já ouviu este termo? É uma “profissão” rara e recém-criada, graças ao Youtube. O Whindersson presta um tipo de serviço que é raro — bom entretenimento no Youtube – e é por isso que não existe muitos “Whinderssons” no Brasil. Quanto mais raro, melhor remunerado será. Mas não significa que se você é um contador, você estará fadado a ganhar pouco só porque existe muito mais contadores do que youtubers. Você pode ser um ótimo contador, e contadores bons são raros. Você pode ser um ótimo advogado, engenheiro, escritor, vendedor…o segredo é se diferenciar da manada.Mas a raridade por si só não significa nada, se ela não contribui com a vida das pessoas. Continuará sendo inútil. Isso nos leva ao próximo item…

3. Valor

“O dinheiro voa em direção ao valor.” ~ autor desconhecido.

O produto/serviço que você vende tem valor para quantas pessoas? Existe realmente uma demanda? Você está melhorando a vida de alguém? Qual é o tamanho do impacto que você causa na vida dos seus clientes?

O serviço prestado por Whindersson Nunes tem uma demanda quase universal. Todas as pessoas querem rir, porque alivia a dor, e faz esquecer os problemas. O meio que ele utilizou para prestar este serviço, a internet, tem potencial de escala absurda, atingindo milhões de pessoas com um clique no mouse.

Então veja que coisa maravilhosa: as pessoas recebem entretenimento grátis, Whindersson ganha muita visibilidade, visibilidade atrai publicidade de empresas, e assim, ele ganha muito dinheiro com as propagandas em seus vídeos. Todo mundo sai ganhando. Com o talento [raro] de fazer rir, ambição e inteligência, Whindersson Nunes cria valor para milhões de brasileiros e centenas de empresas. Mas não acabou por aí…

4 – Marketing

“Se aproxime mais do que nunca do seu consumidor. Fique tão próximo a ele, que você dirá o que eles querem, bem antes de eles descobrirem.” ~ Steve Jobs

Conhecer bem os seus consumidores é essencial para ser bem sucedido nos negócios. O primeiro passo, antes de qualquer coisa, é identificar quem são os seus compradores ou os consumidores daquilo que você fornece. Faça isso antes de investir, caso contrário você pode acabar investindo em algo que não trará retorno.

Whindersson Nunes estudava computação e queria ser um analista de sistemas, mas se sai muito melhor no marketing. Ele sabe dar exatamente o que os seus consumidores querem, porque faz parte deste público-alvo. Ele tem a mesma faixa etária e mostra um padrão de vida igual o da maioria de seus fãs.

Além disso, o youtuber faz questão de manter o mesmo tipo de filmagem, com as mesmas características dos primeiros vídeos, para criar identificação de seus consumidores — “em time que tá ganhando não se mexe”, diz Whindersson.

  • O cenário é sempre um quarto comum, sem luxo
  • Aparece sem camisa
  • Não usa equipamento especial para filmar, apenas uma câmera GoPro.
  • Nas entrevistas nunca revela um estilo de vida de luxo ou com muito dinheiro, apesar de cobrar cerca de R$150 mil para citar uma marca em seus vídeos. Quando perguntado sobre a quantidade de dinheiro que ganha, Whindersson sempre desconversa e faz brincadeiras para passar uma imagem mais popular possível, seguindo exatamente (e provavelmente de maneira involuntária) a técnica de Steve Jobs. Veja o diálogo na entrevista com Danilo Gentili:

Gentili: O que você está fazendo com o dinheiro, já que você não compra nada e não investe no canal?

Whindersson Nunes: “A minha mãe todo dia tem cirurgia, não sei que doença é essa, todo dia é um negócio no nariz. Meu irmão apareceu com um desvio de septo, eu não sei o que é septo.” responde rindo.

5 – Círculo de Competência

“A coisa mais importante em termos de círculo de competência não é o quanto ele é grande,  mas o quão bem definido é o seu perímetro”~ Warren Buffett

Warren Buffett e Charlie Munger creditam o sucesso deles como investidores a uma simples fórmula: ficar dentro do círculo de competência.

O círculo de competência é a área que você sabe que entende muito bem, conhece profundamente a sua capacidade e incapacidade, determinando o seu limite.

Deixa eu explicar melhor: Warren Buffett é o melhor investidor do mundo. Mesmo assim ele admite não saber analisar muito bem empresas de tecnologia, e por isso ele evita investir nelas. Saber a sua área de competência é essencial para você não perder tempo (e dinheiro) em áreas em que não vai se sair bem.

Whindersson Nunes foi perguntado por Danilo Gentili, se ele pensava em trabalhar na televisão. O youtuber respondeu que cada um tem um talento, o pedreiro sabe virar a massa, ele sabe fazer humor. Um humorista se dá bem na televisão, outro no Youtube. Whindersson Nunes descreveu exatamente o conceito de círculo de competência de Warren Buffett!

6 – Reconhecer Erros e Adaptar

“Humildade é a habilidade de abrir mão do seu orgulho e continuar com sua dignidade.” ~ Vanna Bonda

Whindersson não tem vergonha nenhuma de falar sobre as coisas pouco glamourosas da sua vida. Quando perguntado sobre o maior erro de sua carreira, ele disse que foi ter confiado em pessoas erradas que roubaram suas ideias. E quando perguntado sobre qual o segredo do seu sucesso, Whindersson disse ter identificado “falhas” em seus vídeos e feito adaptações e melhorias para agradar o público.
Parece coisas óbvias, mas é impressionante a quantidade de pessoas que deixam passar detalhes essenciais como estes.
Isso é pura questão de “seleção natural do mercado”. Aquele que se sai melhor, é o que tem mais facilidade para se adaptar. O Youtube chegou para ficar, e vai tomar o espaço de muitos canais de televisão com cenários e produções caríssimas simplesmente porque eles não se adaptam rápido o suficiente.
Tecnologia exige adaptação rápida em qualquer área. Reflita sobre a forma como você trabalha e veja o que as pessoas que tem mais sucesso na sua área estão fazendo, porque,  citando Steve Jobs novamente:
“Em última análise, tudo se resume a provar. Trata-se de tentar se expor as melhores coisas que os seres humanos fizeram e, em seguida, tentar trazer essas coisas para o que você está fazendo.”  ~ Steve Jobs

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