A Armadilha do Investimento em Ações

742

ações

 

Você aprende todas as técnicas para analisar uma ação apropriadamente. Analisa os balanços de uma empresa, o setor em que ela atua, a sua posição perante os concorrentes, a sua filosofia, e tudo mais que importa ao investir nesta empresa. Consciente que é uma ótima empresa,  você finalmente compra as suas ações.

Os dias se passam e você assiste nos jornais, conversa com pessoas, acessa a internet e vê notícias cada vez mais aterrorizantes sobre a economia. Naturalmente você não quer perder o dinheiro que demorou anos para acumular. Por isto resolve vender suas ações para comprar outras de uma empresa “mais segura” do índice Ibovespa. Afinal,  são as ações que os analistas estão recomendando!

Infelizmente você acabou de cair na armadilha de corretores e/ou gestores de fundos!

Os veículos de notícias constantemente variam entre notícias otimistas e pessimistas. Esta variação vai de acordo com a posição vendida ou comprada das corretoras e de pessoas que divulgam as notícias. Ainda que  não tenham qualquer posição na sua empresa, eles ganharão também com a movimentação financeira através das taxas de corretagem cobradas.

É exatamente estimulando as negociações de ações que as corretoras enriquecem. Então porque elas iriam querer investidores de longo prazo?

Mais importante do que qualquer técnica e habilidade de investimento, é o comportamento individual do investidor.

Provavelmente você conhecem pessoas que trocam de carro todos os anos, mesmo quando não precisam trocar. E ainda comprometem a sua renda nos próximos anos para pagar este veículo. A sociedade impõe este tipo de comportamento. Comportamento que impede e compromete os rendimentos futuros e contribuem para que as pessoas se preocupem cada vez mais com a imagem, e menos com o futuro.

Elas são obrigadas a manter um padrão de vida acima de suas condições, e nunca conseguem alcançar a dependência financeira.

Já disse o bilionário Warren Buffett: “Investir é o processo de abrir mão de dinheiro no presente com a expectativa de receber mais dinheiro no futuro.” E por abrir mão, podemos entender:

1) Deixar de comprar coisas que não precisa para manter aparências.

2) Viver um padrão de vida abaixo do que você realmente pode viver.

3) Ignorar opinião alheia que lhe obriga a viver um estilo de vida que não é saudável para a sua vida e o seu futuro.

Benjamin Graham diz sobre o arcabouço mental apropriado para o investimento em ações. Uma destas características é a de não se preocupar com a opinião alheia. Não seguir a manada. Viver a vida da forma que acha certa sem influencia de terceiros.

Esta é a única filosofia de investimentos necessária para qualquer investidor: invista como se você não tivesse que prestar contas a ninguem. Porque esta é a principal vantagem do investidor amador.

Warren buffett diz algo sobre placar interno e externo que considero a sua melhor dica:

“A grande pergunta sobre o comportamento das pessoas é se elas mantêm um ‘Placar Interno’ ou se é um ‘Placar Externo’.  Eu sempre olho para isto da seguinte maneira: você gostaria de ser o maior amante do mundo, mas que todo mundo pensasse que você é o pior? Ou será que você preferiria ser o pior amante do mundo, mas que todo mundo pensasse que é o melhor? Essa, sim, é uma pergunta interessante.”
“O que mais determina o comportamento das pessoas é o fato de elas terem um‘placar interno ou um placar externo. Se você conseguir ficar satisfeito com seu placar interno, isso vai ajudá-lo. Se o mundo não pudesse ver seus resultados no papel, você preferiria ser considerado o maior investidor do mundo, mas, na verdade, ter o pior histórico do planeta ou ser considerado o pior investidor do mundo quando, na verdade, é o melhor?
Graças a Deus, sempre tive e segui meu Placar Interno. Tudo bem que isso me fez andar vestido como Bruce Lee e Axl Rose, sem me importar com o que os outros falavam. Mas de maneira geral me trouxe mais benefícios.”

Antes de investir busque o autoconhecimento. Conhecer o seu comportamento será essencial entre o seu sucesso ou fracasso no mundo dos investimentos.

 

3 COMENTÁRIOS

    • Fico feliz, Mário. Se você investe através da Análise Fundamentalista, recomendo aprender pelo menos o básico sobre como avaliar uma empresa através do Método de Fluxo de Caixa Descontado. Ainda vou escrever um artigo sobre ele em breve. Continue acompanhando! Abraços.

DEIXE UMA RESPOSTA