A recompensa de ser paciente ao investir! (Gráfico)

1350

Investir é abrir mão de receber algo no presente para receber mais no futuro. Todos sabem que não é uma tarefa fácil.

O investimento na bolsa de valores sempre foi considerado muito arriscado, principalmente no Brasil.

Mas o JPMorgan mostrou através de um gráfico, como ser paciente ao investir pode ser recompensador.

O gráfico funciona da seguinte maneira:

Ele representa uma variação de rendimento médio do ano 1950 a 2013, para ações (stocks), títulos (bonds) e 50/50 (metade ação, metade títulos). Perceba que no primeiro ano o rendimento médio do investidor de ações, por exemplo, varia variou entre -37% e 51%. E a partir dos anos, esta variação tende a diminuir muito, chegando depois de 20 anos com uma variação média anual entre 6% e 18%. E um rendimento médio anualizado de 11.1%. Veja o gráfico e compare os tipos de investimentos.

Perceba que quanto mais tempo o investidor fica com o seu investimento, maior a tendência de seu rendimento variar menos e ele obter algum retorno.

Nos EUA eles costumam dizer que o mercado de ações rende uma média de 10% ao ano. Baseado neste estudo percebeu-se que esta teoria está bem razoável.

Aqui no Brasil as coisas são um pouco diferentes. O mercado de ações é muito mais volátil e por isso esta variação provavelmente seria bem maior. Mas com certeza a tendência de diminuir a variação ao longo dos anos também acontece por aqui. Não é atoa que investidores como o Barsi defende manter as ações boas pagadoras de dividendos para longo prazo. Ele sabe que terá anos que a bolsa (e as ações) irão cair muito, mas que ao longo de décadas o investidor será recompensado.

Veja o gráfico:

Também há um quadro mostrando quanto de dinheiro o investidor teria após investir $100.000 durante 20 anos em cada um dos tipos de investimentos.

rendimento

Legenda:

Stocks = Ação

Bonds = Títulos

50/50 = Portfólio com metade ação e metade títulos.

yr = ano

fonte: http://www.businessinsider.com/range-of-annualized-stock-bond-returns-2014-11

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA