Ajuste de ativos ao valor justo – cuidado com este detalhe ao analisar uma companhia imobiliária!

374

ajuste ativo

Estava analisando algumas companhias proprietárias de shopping centers e me deparei com o termo: “Ajuste de ativos ao valor justo”. Como não estava por dentro deste assunto, resolvi pesquisar a respeito.

“Valor justo (fair value) – é o valor pelo qual um ativo pode ser negociado, ou um passivo liquidado, entre partes interessadas, conhecedoras do negócio e independentes entre si, com a ausência de fatores que pressionem para a liquidação da transação ou que caracterizem uma transação compulsória.”  (http://www.portaldecontabilidade.com.br)

Perceba que o valor justo para um imóvel, pode ser definido de forma resumida como valor de mercado.

O padrão contábil lançado recentemente, incentiva os administradores a ajustar os seus ativos imobiliários pelo valor justo. Este valor não influencia no patrimônio líquido da empresa, porque somente ajustes financeiros são contabilizados no patrimônio líquido, mas o ajuste de ativos imobiliários é considerado receita ou despesa, e influencia diretamente no lucro ou prejuízo da empresa. O acréscimo no resultado, por sua vez, não será tributado, a tributação incidirá apenas quando o ativo for alienado.

Algumas empresas do segmento de shopping centers fazem uso deste ajuste contábil, as duas que conheço são: BR Malls (BRML3) e Sonae Sierra (SSBR3).  Tal ajuste acaba “misturando” lucros operacionais com a valorização dos ativos imobiliários, passando a impressão que a empresa é a mais eficiente e lucrativa do seu setor.

Mas e os dividendos são influenciados por este ajuste?

Como o ajuste influencia diretamente os resultados contabilizando como lucro ou prejuízo, no primeiro caso ele pode servir sim de base de cálculo para o pagamento de dividendos! Basta saber se a empresa terá caixa para arcar com maiores dividendos, uma vez que este resultado será meramente contábil.  Certas companhias continuam pagando os dividendos referentes apenas aos lucros gerados na atividade da companhia, excluindo o lucro por ajuste da base de cálculo.

Portanto, caro leitor, cuidado! Nunca analise empresas de forma superficial, baseado apenas em múltiplos. Sempre consulte os glossários e todos os detalhes dos relatórios financeiros!

Lembre que neste caso a empresa não contará com ativos ocultos! Leia sobre ativos ocultos clicando AQUI!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA