As 25 marcas mais valiosas de 2016!

374

O valor das marcas

Como avaliar uma marca? Um ativo intangível que não se pode tocar, é “apenas” um nome e um logotipo. É possível que algo assim valha bilhões. Por que?

O valor das marcas vem basicamente do apelo aos consumidores. O consumidor está disposto a pagar mais pelo mesmo produto porque é de uma determinada marca. A marca passa confiança de que o produto é de qualidade. O pós venda das grandes marcas geralmente é excelente, e em caso de defeito, o consumidor sabe que será amparado.

Warren Buffett e Charlie Munger descobriram o valor de uma marca ao longo de suas carreiras como investidores. Buffett inclusive desviou um pouco dos ensinamentos de seu mentor, Benjamin Graham, porque este analisava apenas o que era tangível, sem dar devido valor para a marca ou o nome da empresa. Buffett e Munger, influenciados por Phil Fisher, passaram a ver grande valor em uma marca, que apesar de difícil de avaliar, é indiscutivelmente a principal coisa que mantém “um fosso” para a empresa ter uma vantagem competitiva perante os seus concorrentes.

Jorge Paulo Lemann, e seus sócios seguem a mesma filosofia de investimento, não é a toa que eles compraram grandes marcas como Budweiser, Heinz, Burger King, etc.

Uma empresa como a Apple coloca o seu nome (sua marca) apenas em produtos de qualidade impecável. A empresa tem sofrido na bolsa de valores por causa da queda de vendas do iPhone, o Smartphone é o principal responsável por seu enorme faturamento anual. Os investidores acham que a perspectiva não é boa, mas a marca da maçã ainda continua liderando o ranking das marcas mais valiosas do mundo, segundo a Forbes.

Segue abaixo a lista:

1 – Apple

apple

Valor da Marca: U$154,1 bilhões

2 – Google (Alphabet)

google

Valor da Marca: U$82,5 bilhões

3 – Microsoft

microsoft

Valor da Marca: U$75,2 bilhões

4 – Coca-Cola

coca-cola

Valor da Marca: U$58,5 bilhões

5 – Facebook

facebook

Valor da Marca: U$52,6 bilhões

6 – Toyota

toyota

Valor da Marca: U$42,1 bilhões

7 – IBM

ibm

Valor da Marca: U$41,4 bilhões

8 – Disney

disney

Valor da Marca: U$39,5 bilhões

9 – McDonald’s

mcdonalds

Valor da Marca: U$39,1 bilhões

10 – GE

ge

Valor da Marca: U$36,7 bilhões

11 – Samsung

samsung

Valor da Marca: U$36,1 bilhões

12 – Amazon

amazon

Valor da Marca: U$35,2 bilhões

13 – AT&T

at&t

Valor da Marca: U$32,6 bilhões

14 – BMW

bmw

Valor da Marca: U$28,8 bilhões

15 – Cisco

cisco

Valor da Marca: U$28,4 bilhões

16 – Oracle

oracle

Valor da Marca: U$28 bilhões

17 – Intel

intel

Valor da Marca: U$27,7 bilhões

18 – Nike

Nike

Valor da Marca: U$27,5 bilhões

19 – Louis Vuitton (Christian Dior)

louis-vuitton

Valor da Marca: U$27,3 bilhões

20 – Mercedez-Benz (Daimler)

mercedez-benz

Valor da Marca: U$26 bilhões

21 – Verizon

verizon

Valor da Marca: U$25,8 bilhões

22 – Walmart

walmart

Valor da Marca: U$25,4 bilhões

23 – Honda

Honda

Valor da Marca: U$25,2 bilhões

24 – American Express

american express

Valor da Marca: U$ 25,3 bilhões

25 – Budweiser (Anheuser-Busch InBev)

budweiser

Valor da Marca: U$23,4 bilhões

 

Warren Buffett falou algo interessante sobre marcas uma vez. Ele disse para pegarmos o valor dos ativos tangíveis da Coca-Cola, como fábricas, imóveis, produtos em estoque, centros de distribuição, etc. Vamos supor que o valor atual seja de U$100 bilhões de dólares atualmente — então ele faz a seguinte pergunta: Se eu te der U$100 bilhões de dólares você consegue criar uma empresa para desbancar a Coca-Cola? E ele mesmo responde que é muito difícil, quase impossível. Este é o valor de uma marca!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA