As Vantagens do Investidor Amador na Bolsa de Valores!

1105

Um dos melhores livros que já li sobre investimentos se chama: “O Jeito de Peter Lynch Investir” escrito pelo próprio Peter Lynch. Assim como Warren Buffett, o autor Peter Lynch é extremamente modesto e fala exatamente o que pensa a respeito de investimentos.

Mostra que todos nós, mesmo como investidor amador, temos total condições de sermos bem sucedidos se adotarmos a filosofia de investimento adequada. Segue o trecho a seguir:

“Este é o ponto em que o autor, um investidor profissional, promete ao leitor que, ao longo das próximas páginas, compartilhará os segredos de seu sucesso. Mas a regra número 1 do meu livro é a seguinte: pare de ouvir os profissionais! Vinte anos nesse negócio me convenceram de que qualquer pessoa normal, qualquer investidor amador, utilizando convencionais 3% do cérebro, pode escolher suas ações tão bem quanto – se não melhor – um especialista de WallStreet.

Eu sei que nenhum cirurgião plástico o aconselharia a fazer o seu próprio facelift, nenhum encanador lhe sugeriria que instalasse seu reservatório de água quente e nenhuma cabeleireira lhe recomendaria que cortasse sua própria franja; mas isso não é cirurgia, serviço de encanamento ou corte de cabelo. Trata-se de investimentos, em que o conhecimento especializado não é tão inteligente quanto se pensa, e o investidor amador não é tão tolo quando se acredita. O dinheiro dos inexperientes apenas se torna tolo,quando ouve os especialistas.

Na verdade, o investidor amador tem inúmeras vantagens que, se exploradas, podem resultar em um desempenho melhor que o dos profissionais, bem como do mercado em geral. Além disso, quando você escolhe suas próprias ações, você deve superar os profissionais. Se não for assim, para que se incomodar?

Eu não vou me entusiasmar e aconselhá-lo a vender suas cotas de fundos de investimentos. Se isso começasse a ocorrer em qualquer escala significativa, eu iria a falência. Além disso, não há nada de errado com os fundos de investimentos, especialmente com aqueles que são lucrativos para o investidor. A honestidade, e não a falta de modéstia, me obriga a ressalvar que milhões de investidores amadores foram bem recompensados por investir no Fidelity Magellan (fundo de investimentos que era administrado por Peter Lynch), razão pela qual fui convidado a escrever este livro. O fundo é um invenção maravilhosa para as pessoas que não tem tempo ou inclinação para testar sua inteligência com o mercado de ações, bem como para as pessoas com pequenas quantidades de dinheiro para investir e que buscam diversificação.

É apenas quando você decide investir por conta própria que deverá tentar sozinho. Isso significa deixar de lado as boas dicas, as recomendações das corretoras de valores e as últimas sugestões “imperdíveis” de seu jornal favorito – em favor de suas próprias pesquisas. Isso significa ignorar as ações que você ouviu dizer que Peter Lynch ou alguma autoridade similar está comprando.

Há pelo menos três boas razões para ignorar o que Peter Lynch compra:

(1) ele pode estar errado! (Uma longa lista de ações perdedoras de meu próprio portfólio constantemente me lembra de que os chamados investimentos especializados são excessivamente amadores em mais de 40% do tempo);

(2) mesmo se ele estiver correto, ainda assim, você nunca saberá quando mudou de ideia sobre uma ação e decidiu vendê-la; e

(3) você possui melhores fontes, e elas estão bem ao seu redor. O que as torna melhores é a oportunidade que você tem de monitorá-las, do mesmo modo como acompanho as minhas.

Caso se mantenha medianamente alerta, você poderá escolher as ações com desempenho espetacular diretamente de seu local de trabalho ou do shopping center de sua vizinhança; e isso muito antes de Wall Street descobri-las. É impossível ser um consumidor norte-americano  portador de um cartão de crédito sem ter feito antes diversas análises importantes sobre dezenas de empresas – e se você trabalha no setor, ainda melhor. Esse é o local onde você encontrará tenbaggers (empresas que multiplicam 10 vezes de valor). Eu testemunhei isso ocorrer diversas vezes do alto da minha posição na Fidelity.”

E aí, você que é investidor amador como eu, escolhe as suas próprias ações sem se deixar influenciar por manipulações da mídia?

Fonte: O Jeito de Peter Lynch Investir – Pág: 39-40

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA