Buy and Hold: ausência de estratégia?

327

gato

“Buy and hold é comprar uma ação e esperar para ver o que acontece. Isso não é estratégia, é a ausência dela. Imagine se você tivesse comprado ações da Empresa ABC em 2008? Cinco anos depois ainda estaria com menos dinheiro do que tinha antes. E não teria planos de quando irá recuperar este dinheiro.”

É incrível como alguns blogueiros ainda escrevem esse tipo de coisa. Infelizmente não lemos tal coisa apenas em pequenos blogs. Comentários deste tipo são feitos por jornalistas de sites renomados! A falta de conhecimento sobre esta forma de investir não é suficiente para inibir determinadas pessoas a escreverem, sem qualquer conhecimento, sobre Buy and Hold.

Quando se trata de comprar um imóvel, o comprador verifica na prefeitura a documentação, visita o local do imóvel, observa vizinhos, todos os detalhes da construção, pesquisa preço de outros imóveis, compara, pesquisa na internet, consulta corretores, engenheiros, amigos, esposa, filhos, amigos e quem mais puder!

Para comprar um carro, este mesmo comprador pesquisa na internet por meses, pergunta sobre o carro a quem é dono de um do mesmo modelo, verifica o valor do seguro, quanto vai pagar e tudo mais. Se for usado este cuidado é ainda maior!

Por que com ações seria diferente?

….

Se tratando de ações, este cuidado deverá ser muito maior! Você estará investindo o seu dinheiro correndo risco tão grande ou até maior do que a compra de um imóvel, que é um bem palpável.  Por que as pessoas deixam de investir em uma sociedade com algum conhecido por desconfiar que ele tem práticas duvidosa, mas investem em uma empresa da Bolsa de Valores cegamente, sem fazer qualquer tipo de pesquisa?

Será que é porque elas esquecem que ações são partes fracionárias de uma empresa? Esquecem que ações são como fatias de um bolo empresarial?

Ou pensam que ações são números da mega-sena, que baseado na sorte, a qualquer momento o valor de sua ação no home broker irá duplicar de valor?

Ações sempre acompanham o fundamento de uma empresa porque ela faz parte de uma empresa.

 Cada ação é como um fio de cabelo, ou uma célula de um ser vivo. Se o ser cresce e se desenvolve, essa parte dele também crescerá e se desenvolverá. Se tal ser vivo morre, este fio de cabelo irá morrer e se decompor, sumir. Isso também acontece com ações!

Imagine que você irá investir em um cavalo de corrida:

Antes de colocar o seu dinheiro, irá pesquisar sobre o seu “papel” que mostra os antepassados do animal, irá verificar a sua condição física e a forma como ele é tratado. Ainda assim, após fazer o investimento você irá analisar se ele continua sendo bem tratado e se está recebendo o tipo de treinamento adequado para vencer as corridas que irá disputar. E com ações? Simplesmente recebe recomendações de analistas? Investe porque todos investem neste empresa? Leia as frases a seguir:

“Nunca pergunte a um barbeiro se você está precisando de um corte.” (Warren Buffett)

“A maioria das pessoas se interessa por ações quando todos estão interessados. A hora de se interessar é quando ninguém mais está interessado. Não é possível comprar o que é popular e se dar bem.” (Warren Buffett)

Analise os seus critérios de investimento. Se você não verifica demonstrações financeiras, detalhes da atividades da empresa, concorrentes entre outras coisas, você não conseguirá concluir o quanto a empresa vale em média, então não estará investindo de fato. Estará especulando, ou talvez nem isso.

Eis uma reportagem muito interessante que li a respeito dos analistas de ações. Um jornal britânico propôs uma competição para ver quem obteria a melhor rentabilidade anual investindo em ações. Os três grupos competidores eram compostos de: analistas de ações ; estudantes do ensino médio ; um gato. Adivinha qual grupo obteve o melhor resultado anual? O gato. Apesar de servir mais como uma piada, já que grande parte dos investimentos de curto prazo são baseados na sorte, esta reportagem serve para alertar a todos de que não se deve confiar de olho fechado na opinião de analistas. Um investidor amador dedicado pode conseguir resultados superiores a maioria dos analistas. Por isso, mão a obra!

gato

Fonte da reportagem sobre o gato: http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2013/01/15/gato-profeta-ganha-mais-na-bolsa-do-que-profissionais-experientes.jhtm

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA