Carl Icahn: A Biografia de um dos Maiores Investidores do Mundo.

1600

Carl Icahn tem um patrimônio avaliado em U$20,6 bilhões de dólares, e tem o seu rosto estampado na Forbes como o 31º homem mais rico do mundo! Ele tem ações da Apple, e ganhou quase U$2 bilhões com a Netflix. Você já ouviu falar dele?

carl-icahn-time
Platon para TIME

Vida e Educação

Nascido no Queens, ele é um verdadeiro Nova Iorquino. Filho de pais professores, o mega-investidor frequentou a Universidade de Princeton, virando bacharel em Artes e pós-graduado em Filosofia. Após se formar, Icahn passou dois anos na Universidade de Medicina de Nova York, mas largou para alistar no exército.

Carreira

Após servir às forças armadas, Icahn começou a trabalhar como corretor de bolsa de valores em Wall Street, onde começou a desenvolver as suas habilidades como investidor. Em 1968, ele criou a sua própria empresa, Icahn & Co, que era especializada em negociações de opções. Um ávido investidor ativista, ele adquiria ações de empresas em quantidade suficiente para ter poder de voto e impor as suas vontades e próprias estratégias. Esta lista de empresas inclui empresas famosas como Nabisco, Texaco, Western Union, Viacom, Motorola, Blockbusters e Time Warner.

Muitos dos ativos de Icahn foram comprados pela American Real Estate Partners L.P, empresa da qual ele era acionista majoritário e que foi renomeada por Icahn Enterprises (NASDAQ: IEP) em 2007. Com a sede em Nova York, a IEP era uma holding dona de vários tipos diferentes de empresas, como bancos de investimento, empresas automotivas, de embalagens de alimentação, imobiliárias, etc. Icahn fazia investimentos tanto pela a sua empresa, quanto pessoalmente. A Icahn Enterprises fatura mais de U$19 bilhões anualmente e tem a capitalização de mercado de cerca de U$8,65 bilhões (em 09/2015). Carl Icahn possui mais de 80% de suas ações.

Filosofia de Investimentos

Carl Icahn tem a reputação de ser um investidor implacável, e a maioria das vezes que ele tomou o controle de empresas, foi altamente criticado – especialmente pelo os administradores das empresas. A estratégia do bilionário podem ser vistas de dois diferentes ângulos: remar contra a maré e ser um investidor ativista, e ambas estão fortemente conectadas.

Icahn geralmente vai contra os movimentos populares do mercado, comprando ativos subvalorizados que estão tendo desempenhos ruins, e então lucrando quando o preço do ativo “repicar”. Como um investidor “do contra”, Carl Icahn procura por empresas que ninguém quer. Ele identifica aquelas companhias cujo o preço das ações estão baixos o suficiente para fazer com que a relação Preço/Lucro seja baixa, e também que o valor contábil exceda o seu valor de mercado. Nestes casos, o investidor compra parcelas significantes da empresa e começa a fazer mudanças na administração.

A estratégia “do contra” de Icahn é interligada com a estratégia ativistas, já que ele compra as empresas justamente para fazer mudanças nelas, e fazendo com o que o preço suba. Por exemplo: comprar uma empresa que está tendo prejuízo por conta de má administração e altos custos. Icahn compra, enxuga os custos, faz a empresa voltar a lucrar e ganha com a valorização das ações. (Jorge Paulo Lemann e os seus sócios da Ambev utilizam estratégias parecidas). Carl Icahn fez inúmeras intervenções ao longo dos anos, inclusive obrigando empresas a desinvestir em determinados ativos, demitir diretores, mudar opções de compras e bonificações de CEO’s, etc.

Estas duas estratégias são focadas na única coisa que todo investidor busca: lucro. E por ser assim, muitos investidores “agarram na casaca” de Icahn, ou seja, compra o que ele está comprando, esperando que ele faça os ajustes necessários para retomar a lucratividade das empresas que ele investe.

Investimentos Notáveis

Icahn às vezes chama atenção do público. Algumas de suas brigas acabaram se tornando lendárias no mundo dos investimentos.

Uma das suas primeiras foi na Trans World Airlines, uma das maiores companhias aéreas dos Estados Unidos na época. Icahn tomou o controle em 1985 e iniciou uma empreitada de compras, comprando companhias aéreas regionais para ajudar a agilizar as operações. A Trans World Airlines que por muito tempo era uma empresa de capital aberto, teve o seu capital fechado por Icahn três anos após a sua compra, criando um programa de recompra de ações no qual o ajudou a recuperar grande parte do seu investimento inicial, cerca de U$500 milhões de dólares. Ainda que no fim das contas a Trans World Airlines tenha entrado em falência, Icahn obteve um grande lucro nesta negociação.

No começo e final dos anos 90, o bilionário investiu na U.S Steel e RJR Nabisco. Ainda que nenhum destes investimentos pode ser considerado totalmente bem sucedido para Icahn (as suas ideias foram rechaçadas), o investidor teve lucros extraordinários e criou valor para os demais acionistas.

Carl Icahn também teve grande interesse nas empresas de tecnologia. Ele influenciou a empresa BEA System para que ela fosse vendida para a Oracle, participou da venda da parte de aparelhos telefônicos da Motorola para o Google, e foi altamente bem sucedido e sua briga contra o Yahoo! (ele não conseguiu tomar o controle da Microsoft como queria, mas conseguiu expulsar o CEO da empresa).

A Apple e eBay estavam na mira de Icahn recentemente, o investidor brigou por um programa de recompra de ações no eBay e posteriormente por um spin-off (separar as empresas) do PayPal. Ele também ganhou mais de U$1,9 bilhões ao vender sua participação no Netflix, pouco menos da metade do valor ao vender no fim de 2013, e cerca de U$1,1 bilhões vendendo o resto este ano.

Frases Notáveis

A mente afiada de Icahn e o seu sucesso acabou fazendo com que ele fosse acompanhado por muitos no mundo de investimento, aí estão algumas de suas frases:

  • “A minha opinião é que, filosoficamente falando, eu estou fazendo a coisa certa em tentar sacudir estas administrações. O problema da América (sic) hoje em dia que nós não estamos nem perto de ser produtivos como deveríamos ser. Este é o motivo de termos problemas na balança comercial. É como a queda do Império Romano, quando metade da população estava desempregada.”
  • “Eu não sou o Robin Hood. Eu gosto de ganhar dinheiro.”
  • “Nesse negócio de tomar controles, se você quiser um amigo, compre um cachorro.”
  • “Se você quer fazer uma empresa bem sucedida, você deve olhar a realidade nos olhos, e a realidade é menores salários.”
  • “Eu vejo empresas como negócios, enquanto os analistas de Wall Street buscam desempenho nos resultados trimestrais. Eu compro ativos e potencial de produtividade. Wall Street compra lucros, então eles não percebem muitas coisas que eu percebo em certas situações.”
  • “Eu tenho que olhar os interesses dos acionistas, e eu sou o maior acionista.”

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA