Carta de Carlos Slim para Jovens Universitários (1994)

532

Carlos Slim, em uma carta para uma comunidade universitária, deu conselhos para os melhores estudantes do que, na opinião dele, são as coisas mais importantes da vida.

Cidade do México, Junho de 1994.

Eu escrevo esta carta buscando compartilhar algumas experiências da minha vida, esperando que elas contribuirão para a sua educação, seu modo de pensar e de viver, seu bem-estar emocional, seu senso de responsabilidade para consigo mesmo e com outros, sua maturidade, e acima de tudo, a sua felicidade, que deve ser resultado da sua experiência diária.

Você é privilegiado no seio da sociedade devido aos seus talentos e esforços, e pela melhor razão, seu valor.

Sucesso não se trata de fazer coisas bem ou muito bem, ou ser reconhecido por outros. Não é uma opinião externa, mas sim um estado interno. É a harmonia entre a alma e sua emoção, o que requere amor, família, amizade, autenticidade e integridade.

Para ser tão excepcional como você é, é um privilégio, mas também acarreta muitos riscos que podem ter impacto no seu valor que é muito mais importante que o “sucesso” profissional, econômico, social ou político. Força emocional e estabilidade estão na vida interior, e em evitar emoções que corroem a alma como inveja, ciúmes, arrogância, a cobiça, egoísmo, vingança, ganância e preguiça, que são venenos que são ingeridos pouco a pouco.

Quando você dá, não espere receber. “A fragrância fica na mão de quem dá a rosa”, diz um provérbio Chinês. Não permita que sentimentos e emoções negativas corroam a sua mente. Danos emocionais não vem de outras pessoas, é concebido e desenvolvido por nós mesmos.

Não misture os seus valores ou traia os seus princípios. A vida é uma longa estrada, mas que é viajada rápido. Viva o presente intensamente, não deixe que o passado seja um fardo, e deixe o futuro ser um incentivo. Cada pessoa molda o seu destino e pode influenciar a realidade. Não ignore isso.

Viva com sentimentos positivos e emoções como o amor, amizade, lealdade, coragem, alegria, bom humor, entusiamo, paz, serenidade, paciência, confiança, tolerância, prudência e responsabilidade. Não emoções contrárias invadam a sua alma, deixe que elas passem rápido por sua mente, não permita que elas fiquem por lá. Você cometerá erros muitas vezes, é normal e humano; mas tente fazer com que seja pequenos, e então aceite, corrija e esqueça. Não fique obcecado por eles; o céu e inferno estão conosco. O que é mais valioso na vida não custa nada mas é muito precioso:  amor, amizade, natureza e o que o homem é capaz de conquistar com isso; as formas, cores, sons, cheiros que nós percebemos com nossos sentidos e só podem ser apreciados quando estamos emocionalmente acordados.

Viva sem medo e culpa; medo é o pior sentimento que um homem pode ter, ele o enfraquece, inibe a ação e deprime. Culpa é um tremendo fardo na nossa vida, a forma como pensamos e agimos. Culpa e medo faz o presente ser difícil e o futuro obscuro. Para lutar contra eles, vamos ter bom senso e aceitar como somos, com nossas realidades, nossos méritos e sofrimentos.

Estar ocupado desloca problemas e preocupações, e quando nós enfrentamos nossos problemas, eles desaparecem. Assim, eles nos fazem mais forte cada dia. Nós devemos aprender com a falha, e sucessos devem ser incentivos silenciosos. Sempre age de acordo com sua consciência, porque ela nunca mente. Então medo e culpa serão mínimos. Não se bloqueie, não arruíne a sua vida, viva com inteligência, com a sua alma e sentidos conscientes e em estado de alerta; conheça as suas manifestações e se treine para apreciar e aproveitar a vida.

Um trabalho bem feito não é apenas responsabilidade para a gente e para a sociedade, mas também uma necessidade emocional.

No fim das contas, partimos sem nada, deixamos para trás apenas o nosso trabalho, família, amigos, e, talvez, uma influência positiva que nós plantamos.

Meus melhores desejos,

Carlos Slim Helú

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA