Como Jack Ma Superou Estas 7 Grandes Derrotas!

575

Jack Ma, é um chinês de 51 anos que criou um verdadeiro império do varejo, o Alibaba Group.

O Alibaba Group é um grupo de empresas de e-commerce, compostas por três sites — o Alibaba, Aliexpress e Taobao — que juntos movimentaram mais de U$170 bilhões no ano de 2012, um número maior do que o eBay e Amazon juntos. Além disto, o grupo é responsável por cerca de 60% do volume das entregas na China.

Jack Ma é o maior acionista individual do grupo, possuindo 9% das ações, o que lhe dá um patrimônio líquido de U$23,6 bilhões de dólares em 2016. Mas Jack Ma também ficou famoso por sua perseverança. Poucos empreendedores passaram por provações tão grandes sem desistir. Acho que ninguém ousaria dizer que o caso dele é de apenas sorte.

O blog Entrepreneur listou 7 vezes em que Jack Ma enfrentou grandes derrotas temporárias e as superou, assim como o seu herói, Forrest Gump.

1 – Não desistiu após falhar muitas vezes nos exames da escola.

Jack Ma nunca foi um bom aluno, ele quase não entrou no ensino médio.

“Eu falhei duas vezes em um exame chave da escola primária, eu falhei no exame para a escola secundária três vezes, eu falhei no exame para entrar na faculdade duas vezes…” 

Essas são coisas que nunca gostaríamos de ter que falar para os nossos pais.

Mas surpreendentemente Jack Ma não está sozinho nessa. Existe uma tradição de outras grandes personalidades que fizeram coisas grandiosas na vida adulta, mas falharam feio na escola, incluindo Albert Einstein, Winston Churchill  e Abraham Lincoln (além de Forrest Gump).

Então não desista se você sempre foi um mau aluno. Ir bem na escola apesar de importante, não é determinante para o sucesso.

2 – Tirou 1 em 120 na prova de matemática no vestibular.

Falhar é uma coisa, mas neste caso Jack Ma conseguiu falhar grandiosamente! Ainda hoje ele diz ter dificuldade em matemática, apesar de ter uma empresa de tecnologia. Ele disse: “Eu não sou bom em matemática, nunca estudei administração, e ainda não consigo ler relatórios contábeis”.

Pelo visto ele não precisou ser bom em matemática para acumular bilhões. E o que é mais impressionante é que na sua infância ele sequer tinha ouvido a palavra “computador”.

3 – Não ficou desestimulado após ser rejeitado 10 vezes pela Harvard.

Ser rejeitado 10 vezes pela universidade de Harvard não é o mais surpreendente. O que é surpreendente é que ele ainda se inscreveu esta quantidade de vezes. O que nos mostra que Jack Ma é um exemplo de persistência. “A coisa mais importante que você tem que ter é paciência”.

Ele também entrou para a Hangzhou Normal University e se tornou graduado em Inglês.

4 – Se manteve otimista após ser rejeitado em 30 empregos.

Após se graduar na faculdade, ele enviou currículo para 30 empregos diferentes e foi rejeitado por todos.

Ele também tentou ser policial. Mas eles não perderam nem um minuto com ele, simplesmente disseram quatro palavras para justificar a rejeição: “Você não está apto.”

Felizmente, como seu herói dos filmes, Forrest Gump, Jack Ma continuou insistindo.

“Hoje é cruel. Amanhã é mais cruel ainda. Depois de amanhã é lindo.” ~ Jack Ma

 

5 – Ele foi o único dos 24 entrevistados para o emprego na KFC que não foi contratado.

Dos 24 entrevistados, 23 foram contratados. Jack Ma foi o único a ser rejeitado na entrevista de emprego. Ele atribui esta rejeição a sua falta de beleza e estatura baixa.

A sua esposa, Zhang Ying (que casou com Jack Ma antes de ele se tornar rico), não se importa com a sua aparência. “Ma não é um homem bonito, mas eu me apaixonei por ele porque ele pode fazer muitas coisas que homens bonitos não podem.”

6 – Não conseguiu convencer o Vale do Silício a investir no Alibaba.

Mesmo após ele ter criado o Alibaba, ele sofreu múltiplas derrotas. A empresa não teve lucro nos três primeiros anos. No começo, ela cresceu rápido demais e quase foi a falência com a bolha ponto com. Ela chegou a ficar apenas a 18 meses de quebrar.

Jack Ma humildemente observa: “Eu chamo de Alibaba e 1001 erros”.

7 – Disse para os seus 18 sócios do Alibaba que nenhum deles poderiam ser executivos.

Em uma das piores decisões financeiras e motivacionais que um CEO pode ter, Jack Ma disse aos seus 18 sócios (que contribuíram com um total de U$60.000), que nenhum deles poderiam alcançar um cargo acima de gerente. O seu plano era contratar administradores externos.

Isso, ele observou, ser um dos maiores erros. “As lições que aprendi nos dias sombrios do Alibaba é que você tem que fazer a sua equipe ter valor, inovação e visão.”

Se no começo você não tiver sucesso…

Você terá o Jack Ma como exemplo. Ele está aí para provar que persistência é uma das principais qualidades se você quiser ter sucesso em qualquer área.

Como ele mesmo bem observa:

“Se você não desistir, você ainda terá chance. Desistir é a maior derrota de todas”. ~ Jack Ma

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA