Hábitos frugais: o estilo de vida simples de 7 ricaços!

1421

Se você tivesse milhões de dólares no banco, com o que você gastaria este dinheiro? Iates, aviões, e hotéis caros? Talvez uma ilha particular? Enquanto você se imagina em uma vida de luxos, você poderá ficar surpreso em saber que alguns dos homens mais ricos do mundo vivem modestamente, com hábitos frugais, preferindo dirigir carros velhos a veículos do ano. Estes ricaços também usam roupas normais ao invés de roupas desenhadas apenas para eles.

Abaixo segue a lista de sete milionários e bilionários que não deixam que suas enormes fortunas os impeçam de economizar alguns centavos…

1. John C. Bogle

john-c-bogle
Credito Imagem: REUTERS/Tim Shaffer

Fortuna estimada: U$80 milhões

O fundador do Vanguard Group é inegavelmente rico, mas você não saberia disso vendo o seu estilo de vida. Em uma entrevista em 2012 a Reuters, Bogle revelou que seus hábitos frugais vem das dificuldades financeiras de seu pai durante a Grande Depressão.

2. John Caudwell

john-cauldwell
Credito imagem: John Caudwell | Facebook

Fortuna Estimada: U$2.7 bilhões

Por volta de 2010, a revista inglesa Primer escreveu que o bilionário dono de um patrimônio de 2,7 bilhões “pedala 14 milhas todos os dias indo para o trabalho e corta o próprio cabelo para não perder tempo no cabeleireiro, além de comprar roupas nas lojas de departamento Mark & Spencer.

Vale a pena mencionar, entretanto, que o Daily Mail mostra em uma reportagem que o bilionário tem iate, helicóptero e muitas casas, mostrando que ele sabe bem buscar o equilíbrio.

3. Warren Buffett

warren-buffet
Credito da Imagem: Pete Souza | Wikimedia Commons

Fortuna Estimada: U$66.7 bilhões

Em 2015, Warren Buffett era considerado o segundo homem mais rico dos Estados Unidos. Ainda assim, o magnata vive na mesma casa modesta que comprou em 1956 e evita qualquer brinquedo popular dos ricos como iates e aviões, chamando-os de “causadores de confusão” [e se sentiu extremamente culpado quando teve que comprar para a sua empresa um avião para que ele, o presidente, fosse trabalhar com mais facilidade¹]. E ele foi ainda mais longe pedindo para que o governo americano aumentasse a alíquota de imposto dos ricos.

[Além disso, Warren Buffett ficou famoso na vizinhança por economizar até mesmo com o berço de seus filhos. O bilionário utilizou a gaveta de uma cômoda para o primeiro filho dormir. Quando teve o segundo, pegou emprestado o berço de um vizinho. Uma vez ele contou a um amigo que quando estava hospedado em um hotel, ele comprava latas de Pepsi em um mercado para não ter que pagar pelo serviço de quarto.

Warren Buffett é considerado pão duro (ou um homem com hábitos frugais) por muitos, mas é inegável que ele tem uma mentalidade perfeita para quem quer enriquecer.¹]

4. Jim C. Walton

jim-c-walton
Crédito de Imagem: Walmart | Wikipedia

Fortuna Estimada: U$36 bilhões

Jim é o filho do fundador do Walmart, Sam Walton, e parece ter a mesma perspicácia e hábitos frugais do pai. O pai era famoso por dirigir uma velha camionete com manchas de café nos assentos e sem ar-condicionado. O jovem Walton também dirige um carro velho e trabalha em um escritório modesto.

5. Steve Ballmer

steve-ballmer
Crédito de Imagem: Microsoft Sweden

Fortuna Estimada: $22.7 bilhões

O antigo CEO da Microsoft e atual proprietário da LA Clippers é famoso por ser “hardcore”, mas no dia-a-dia, o seu estilo de vida chama muito menos atenção. Ele viajava de classe econômica (apesar de depois ter comprado um avião). Ele também não presta atenção em roupas e prefere dirigir um Ford porque o seu pai trabalhava na empresa, de acordo com o Wall Street Journal.

6. Chuck Feeney

chuck-feneey
Credito de Imagem: Photo by Liz O. Baylen/Los Angeles Times via Getty Images

Fortuna estimada: Já foi de U$7,5 bilhões, agora é de apenas U$2 milhões graças a várias doações feitas a instituições de caridade.

Chuck Feeney é co-fundador da empresa DFS Group, dona de uma rede de lojas Duty Free. Ele não precisaria voar de classe econômica, comprar roupas em lojas de departamento e utilizar transporte público, ainda assim ele faz tudo isso. O dinheiro que ele economiza, além da maior parte de sua fortuna, foram doados para instituições de caridade.

[Chuck disse “tem uma ideia que nunca saiu da minha cabeça – que você tem que usar a sua riqueza para ajudar as pessoas. Eu tento viver uma vida normal, vivendo da mesma forma que cresci.” Feeney ainda completa: “Eu procuro trabalhar duro, não ficar rico.”²]

 

7. Ingvar Kramprad

Ingvar-Kamprad
Credito de Imagem: Wikimedia Commons

Fortuna Estimada: U$40 bilhões

Krampad, agora com 90 anos de idade, é fundador da loja de imóveis Ikea. Apesar de ser multi-bilionário, ele tem todos os hábitos frugais dos outros milionários. Além disso, a sua casa é decorada com os móveis de sua própria empresa. Os mesmos móveis do tipo “monte você mesmo” que são comprados por universitários que não tem dinheiro suficiente para comprar móveis personalizados.

[O bilionário alega também economizar no corte de cabelo “deixo para cortar o cabelo quando estou visitando países em desenvolvimento. O último corte foi em Vietnam”.³]

Os itens 1, 2 e 3 foram acrescentados pelo site Buy and Hold visando complementar o artigo.

Sobre a Autora:

CARLY OKYLE
EQUIPE ENTREPRENEUR
Assistente Editorial
Fonte: https://www.entrepreneur.com/slideshow/272376

Tradução, Adaptação e Complementação: http://www.buyandhold.com.br

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA