Jim Rogers: A Melhor Dica para se tornar um Investidor de Sucesso!

332

Jim Rogers é conhecido por ter sido sócio do megainvestidor George Soros. Ambos criaram o Quantum Fund, um dos fundos de investimentos mais rentáveis da história. Em um período de dez anos, o Quantum Fund teve uma valorização de 4.200%, enquanto neste mesmo período o índice S&P500 avançou 50%.

O grande sucesso financeiro de Rogers lhe permitiu aposentar do Quantum Fund antes dos 40 anos de idade, e a partir de então ele escreveu diversos livros e ainda atua como investidor privado, investindo em países como Estados Unidos, Rússia e China. O seu patrimônio atual é estimado em U$300 milhões.

Jim Rogers afirma ter bastante vontade de investir no Brasil, mas até 2013, no mandato de Dilma Rouseff, considerava que o governo tomou diversas decisões erradas como controle do câmbio, do preço da energia e outras medidas ineficientes anti-capitalista. Isso fez com que ele não tivesse confiança em trazer parte do seu capital para o nosso país.

O livro mais vendido de Jim Rogers, chamado “Street Smarts: Adventures on the Road and in the Markets” conta histórias e lições que ele aprendeu no mundo dos investimentos. Em um dos trechos, Jim Rogers escreve sobre como se tornar um investidor bem sucedido. Na minha opinião não existe nenhuma outra dica melhor do que esta que ele deu no livro, coincide bem com o que Warren Buffett resume chamando de círculo de competência:

Livro Jim Rogers Investidor

“As pessoas me perguntam constantemente no que elas devem investir, e eu sempre respondo da mesma forma. Eu digo: não me ouçam — não ouçam ninguém.

A maneira de se tornar um investidor bem sucedido é investindo apenas no que você acredita conhecer bastante.

Todo mundo sabe muito sobre alguma coisa. Carros, moda, o que quer que seja — você sabe muito sobre algo. Se você ainda não sabe sobre o que você tem muito conhecimento, simplesmente dê um passo para trás e observe a sua própria vida.

Quando você entra na sala de espera de um consultório, qual tipo de revista você pega? Se você liga a televisão, qual tipo de programa você assiste? Rapidamente você descobrirá quais são os seus reais interesses, de qual assunto você entende.

Agora você está pronto para ser um investidor de sucesso. Se você entende de carros, leia tudo sobre a indústria de automóveis. Você saberá de algo que está prestes a acontecer e irá impactar e causar uma grande mudança no mercado.

Então continue acompanhando. Leia mais sobre o que quer que você encontre. Talvez um novo sistema de injeção de combustível que está sendo desenvolvido, algum que é superior e mais barato do que os que estão sendo utilizados atualmente, e você sabe que quando este começar a ser produzido, ele abocanhará uma grande parte do mercado.

Ou pode ser algo como uma nova estrada. Talvez as pessoas poderão dirigir para locais onde ninguém iria antes. Talvez novos hotéis e shoppings centers aparecerão por lá.

A estratégia fundamental é essa: fique na área que você entende e expanda o seu conhecimento.

Se alguém lhe telefonar e disser, o meu Deus, apareceu um ótimo processador de computador…ignore. Você não entende nada sobre computadores. É de carros que você entende.

Concentre no que você sabe e nas mudanças que você consegue enxergar — você verá uma grande mudança bem antes de acontecer, bem antes de qualquer investidor da área, porque essa é a sua paixão; é sobre isso que você lê o tempo inteiro.

Aprenda a pensar de maneira apropriada; isso é algo novo; isso é algo diferente; isso trará uma mudança de direção. Qualquer coisa nova ou diferente trará consequências no futuro.

Você tem que aprender a pensar a frente. Você saberá primeiro que qualquer pesssoa de Wall Street quando algo bom estiver acontecendo. Você também saberá quando vender, porque você viu primeiro do que todo mundo que aquela grande mudança que você observou há alguns anos atrás está se revertendo — alguém está produzindo um produto mais barato, a concorrência aumentou.

Vamos dizer que você conseguiu fazer isso. Após dez anos você multiplicou o seu dinheiro por dez. Agora chegou a hora que você está mais vulnerável. Você pensa: eu tenho que encontrar alguma outra coisa. Eu tenho que fazer isso novamente. Isso é maravilhoso. É muito fácil.

Esse é o maior erro que as pessoas cometem.

De vez em quando, não fazer nada é a melhor decisão.

A maioria dos investidores de sucesso, na verdade, não fazem nada na maior parte do tempo. Você comprou as ações daquela empresa dez anos atrás, e você não fez nada por dez anos — você não fez nada além de observar no que acontecia, nada além de observar mudanças.

É assim que se ganha dinheiro.”

Artigo relacionado: Círculo de Competência: O seu sucesso depende dele!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA