Lições do fundador da The Dollar Beard Club e Coolbox!

308

Segundo o blog Entrepreneur, nesse mês, o antigo investidor do programa Shark Tank, Kevin Harrington, entrou em um acordo de marketing global com a Coolbox, uma inovadora caixa de ferramentas que combina armazenamento com várias características e funções para facilitar e deixar os projetos manuais mais prazerosos (e seguros) de serem executados.

Estes tipos de acordo de marketing ocorrem todos os dias no mundo dos negócios, mas este em particular é único porque aconteceu com um time totalmente improvável e num timing impressionante que levou a Coolbox a se tornar um verdadeiro sucesso.

Para o co-fundador da empresa, Chris Stoikos, a Coolbox foi a primeira experiência séria no empreendedorismo. Do tipo criativo e com anos de experiência colocando “a mão na massa”, o desenvolvilmento do produto acabou sendo fácil já que a caixa de ferramente foi feita para outras pessoas que gostam de colocar a mão na massa feito ele — o verdadeiro desafio foi colocar o produto no mercado.

Originalmente introduzida através de uma campanha em um site de crowdfunding, o Indiegogo, Stoikos ajudou a campanha da Coolbox se tornar viral e levantar fundos em apenas 12 horas, graças a sua personalidade dedicada ao trabalho duro e de energia inesgotável.

O que esta história difere das histórias de vários outros empreendedores é pelo o que aconteceu a seguir.

Não totalmente satisfeito com o seu primeiro sucesso, Stoikos então criou uma segunda empresa poucos meses depois, a Dollar Beard Club, uma empresa de assinatura de produtos para barbas. Seguindo o sucesso viral da primeira empresa, a sua empresa de produtos para barba rapidamente alcançou um estrondoso sucesso.

Stoikos continuou a dividir seu tempo entre a empresa de caixa de ferramentas e a de produtos para barba ao longo do ano seguinte, chegando até mesmo a fazer um comercial no intervalo do reality show Shark Tank (que por acaso estava apresentando a Coolbox neste mesmo episódio)

Então como Stoikos e seu time alocou os recursos e tempo de forma eficiente para criar duas empresas de sucesso e com produtos completamente diferentes? A resposta, por acaso, contém ótimos insights para outros empreendedores.

1 – Forme um time que está disposto a ir ao inferno com você.

Stoikos é conhecido por sua habilidade de formar equipes e motivar pessoas — nos vídeos promocionais de seus produtos isto fica bem claro. Stoikos também entende a importância de criar um time de pessoas cuja fraquezas e talentos se complementam, e frequentemente se cerca de pessoas com o pensamento empreendedor que são apaixonadas e inovadoras como ele — possivelmente até mais.

Quando ele criou a CoolBox, Stoikos recrutou o seu melhor amigo de longa data, um gerente de vendas, um de marketing e um cinegrafista. Os quatro moraram na mesma casa em Huntington Beach, California, para viverem de forma mais frugal possível.

“Essa época da nossa vida foi realmente muito difícil”, diz Stoikos. “Nós dormíamos nos sofás, implorávamos às nossas famílias por dinheiro, pulava refeições, e um dos caras que moravam com a gente estava inclusive dormindo em um beliche na garagem.”

2 – Surfe a onda do sucesso.

Após o lançamento bem sucedido da Coolbox no Indiegogo, Stoikos e um membro da sua equipe Jason Neubauer receberam uma ligação informando que a inscrição deles para apresentar o produto no reality show Shark Tank da ABC foi aceita e eles tinham sido selecionados. Eles estavam muito ocupados, mas mesmo assim aceitaram a oportunidade. No dia marcado para a gravação, Stoikos estava chegando de uma visita a fabricantes em Honk Kong e quase não chegou a tempo no set de filmagem do Shark Tank.

Após a filmagem, Stoikos e sua equipe ouviram dos produtores do programa que o episódio poderia não ir ao ar. Mesmo assim Stoikos encontrou energia nova para criar um novo projeto.

“Estar no set do Shark Tank me fez perceber que eu e os garotos tínhamos uma coisa realmente boa rolando” diz Stoikos. “Nós tínhamos outra ideia que éramos totalmente apaixonados mas deixamos de lado por causa da Coolbox. Eu sabia que não colocá-la em prática não fazia sentido, dado o nosso recente sucesso. A gente não tinha nenhum dinheiro, e as pessoas pensaram que estávamos loucos, mas na verdade nós estávamos empolgados pela experiência da Coolbox e confiantes de que daríamos o nosso segundo passo empreendedor de forma igualmente bem sucedida.”

Pouco tempo após a filmagem do Shark Tank, Stoikos e seu time crescente (“os garotos”) lançaram o Dollar Beard Club, um website que eles estavam desenvolvendo secretamente há meses. A ideia, que envolve óleo para barbas e outros produtos que o próprio time (todos barbados) criou e desenvolveu, recebeu atenção imediata e apoio de muitos de seus mentores, incluindo Dan Fleyshman e Brandon Hampton.

“O primeiro dia (do lançamento do Dollar Beard Club) foi mais ou menos decente.” diz Stoikos, “mas aí começaram uma quantidade significante de discussões no Reddit, seguidos de alguns contatos da mídia querendo mais informação sobre o site. Nesta hora, meu bom (e barbado) amigo Dan Bilzerian, o Rei do Instagram, decidiu unir forças, e aí nós vimos a The Dollar Beard Club atingir novos patamares.”

Com a Dollar Beard Club decolando, a Coolbox começou a ter atrasos de produção que se tornaram difícil suprir a demanda da Indiegogo. “No fim das contas, nós recusamos abrir mão da qualidade e do processo, mas isso fez com que a gente atrasasse a entrega, e logo ficou claro que era hora de ‘usar armamentos mais pesados'”

3. Reconheça os limites do seu sucesso.

Reconhecendo que eles precisavam de ajuda para fazer da Coolbox um sucesso, Stoikos procurou Kevin Harrington, o mentor da Coolbox e investidor participante do Shark Tank. Harrington vinha dando conselhos a equipe por meses, e eles então discutiram os termos de acordo com Harrington, que incluía um levantamento de capital adicional e gerenciamento da equipe fora do Texas.

Com as vendas (e os atrasos de produção) continuando, Stoikos recebeu uma ligação da ABC informando que meses após a filmagem, o episódio do Shark Tank finalmente ia ao ar. O episódio então foi transmitido em Abril de 2016, e apenas algumas semanas depois, a Coolbox e Harrington assinaram o acordo global de marketing.

Eu sempre escutei o Kevin. Eu acho que ele e sua equipe são totalmente gangsters quando se trata de marketing no mercado de varejo global e venda direta ao consumidor. Estamos aptos a trabalhar para que vejamos a Coolbox se tornar uma marca conhecida através da experiência e conexões de Kevin, e nossa colaboração para divulgarmos o produto juntos.” diz Stoikos.

“Quando eu conheci o Chris,” diz Harrington, “Eu sabia que havia alguma coisa especial neste garoto, e quando eu vi a Coolbox pela primeira vez, eu sabia que ele tinha uma coisa boa ali.” De acordo com Harrington, ele e sua equipe tem grandes planos para a Coolbox e estão empolgados para juntar forças.

Com a Coolbox “sob nova direção”, Stoikos tem a intenção de focar de maneira integral no crescimento da The Dollar Beard Club. De acordo com Stoikois “Agora temos parceria com 500 Startups e estamos trabalhando de perto com um número de parceiros e mentores. Nós atingimos 70 mil novos inscritos mensais e pretendemos triplicar isso nos próximos 12 meses com os sistemas que estamos criando.”

Quando perguntado se aprendeu alguma coisa sobre foco nos negócios, Stoikos ri, “Agora, o crescimento (da Dollar Beard Club) é a minha prioridade número um. Entretanto, quando as rodas estiverem girando na capacidade máxima, não tenha dúvida que será apenas o começo para eu e os garotos. O melhor ainda está por vim.”

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA