Motivação é Supervalorizada. O Meio Ambiente é Mais Importante!

186

O Incrível Poder do Meio Ambiente

Quando a agricultura começou a se espalhar pelo globo, os agricultores tiveram muito mais facilidade em expandir pelas rotas leste-oeste do que nas rotas norte-sul. Isso acontece porque os locais que estão na mesma altitude tendem a ter climas similares, a mesma quantidade de sol e chuva, e mudanças comparáveis entre estações. Isso permitiu que os fazendeiros na Europa e Asia dominassem alguns tipos de cultivos e espalhassem facilmente ao longo de toda a extensão entre França e China.

Enquanto isso, o clima pode variar acentuadamente quando você viaja no sentido norte-sul. Imagine a diferença entre o clima da Florida e do Canadá. Muitas plantações que crescem bem no clima quente, não crescerão no clima frio. Para espalhar a agricultura no sentido norte-sul, os fazendeiros tiveram que encontrar e domesticar novas plantas sempre que o clima mudava.

Como resultado destas diferenças climáticas, a agricultura se espalhou de duas a três vezes mais rápido ao longo da Asia e Europa do que nas Americas. Ao longo dos séculos, isso teve um grande impacto. O aumento da produção de alimentos na Europa e Ásia permitiu um crescimento populacional mais rápido nestas áreas. Com mais pessoas, os europeus e asiáticos foram capazes de criarem exércitos mais fortes e desenvolver novas tecnologias e inovações.

As mudanças começaram pequenas — plantações que espalhavam mais fácil, uma população que cresceu um pouco mais rápido — mas se tornaram grandes diferenças ao longo do tempo. Apesar de ter havido outros fatores, não é exagero dizer que a forma dos continentes foram uma importante razão para os europeus terem adquirido poder e conquistado tribos nativas da América do Norte e América do Sul, e não ter acontecido o contrário.

A Mão Invisível

O ambiente é a mão invisível que molda o comportamento humano. Nós tendemos a acreditar que nossos hábitos são produtos de nossas motivações, talentos, e esforços. Certamente essas qualidades importam. Mas o mais surpreendente é que, especialmente no longo prazo, as suas características pessoais tendem a ser sobrepostas pelo o seu ambiente.

Imagine tentar cultivar tomates no inverno do Canadá. Você pode ser o agricultor mais talentoso do mundo, mas não fará diferença. A neve prejudicará a sua plantação.

Não há evidências que os agricultores da Europa e Asia eram mais talentosos ou mais motivados do que outros agricultores ao redor do mundo. Ainda assim, eles foram capazes de espalhar as suas agriculturas de duas a três vezes mais rápido do que os seus pares. Se você quer maximizar as suas chances de sucesso, então você deve estar em um ambiente que acelera os seus resultados ao invés de atrapalhar.

Como Desenhar um Melhor Ambiente

Existe muitas formas de desenhar um melhor ambiente para promover o sucesso.

Aqui estão três estratégias:

Primeiro, automatize boas decisões. Sempre que possível, desenhe um ambiente que tome boas decisões por você. Por exemplo, comprar pratos menores pode te ajudar a perder peso ao limitar o tamanho de suas porções (não é a toa que restaurantes de self-service colocam pratos e colheres gigantes para te fazer comer mais). Um estudo de Brian Wansink da Cornel University descobriu que as pessoas comem 22% menos quando trocam pratos de 30 centímetros por pratos de 25 centímetros. Similarmente, usar softwares para bloquear redes sociais te ajuda a superar a procrastinação e colocar a sua força de vontade no piloto automático.

Segundo, entre no fluxo. Há poucos anos atrás,  a PetSmart mudou o seu processo de checkout. Após passar o cartão, os consumidores viam uma tela que perguntava se eles queriam doar algum valor para “ajudar a salvar animais de rua”. Através dessa única estratégia, a instituição de caridade da PetSmart arrecadou US$ 40 milhões em um ano.

Você pode adotar estratégia similar ao desenhar um ambiente onde bons hábitos “entre no fluxo” dos seus comportamentos normais. Por exemplo, se você quer praticar algum instrumento musical, você pode deixá-lo no meio de sua sala. Da mesma forma, você tem mais chances de ir na academia se ela estiver no caminho do seu trabalho do que se ela estiver a apenas cinco minutos de sua casa, mas na direção oposta. Sempre que possível, desenhe os seus hábitos para que eles se encaixem no fluxo dos seus comportamentos atuais.

Terceiro, elimine influências negativas. Os fazendeiros antigos não tiveram a oportunidade de remover os obstáculos que os atrapalhavam, mas você tem. Por exemplo, os fabricantes de televisores japoneses reorganizaram o seu espaço de trabalho para economizar tempo eliminando movimentos corporais desnecessários. Você também pode reduzir as influências negativas no seu ambiente. Por exemplo, você pode evitar comidas que fazem mal para a saúde ao escondê-las em locais menos visíveis. Alimentos que são colocados na altura da visão tendem a ser comprados e consumidos com maior frequência.

A Sorte do Ambiente

Nós somos rápidos em culpar o meio que nós vivemos quando as coisas não vão bem. Se você perde o emprego, é porque a economia vai mal. Se você perde o jogo, é porque a arbitragem era ruim. Se você se atrasa para o trabalho, é porque o trânsito estava infernal.

Quando nós ganhamos, entretanto, nós ignoramos completamente o nosso ambiente. Se você consegue um trabalho, é porque você é talentoso e carismático. Se você ganha um jogo, é porque jogou melhor. Se você chega cedo na reunião, é porque você é organizado e proativo.

É importante lembrar que o nosso ambiente guia os nossos bons comportamentos assim como os maus. As pessoas que adotam bons hábitos com facilidade são frequentemente beneficiadas por um ambiente que faz esses hábitos se tornarem fáceis.

Enquanto isso, as pessoas que tem dificuldade para adotar bons hábitos podem estar lutando uma batalha dura contra o ambiente em que vive. O que muitas vezes é visto como falta de força de vontade na verdade é resultado de um ambiente desfavorável.

A vida é um jogo e se você quiser garantir melhores resultados por um período de tempo sustentável, a melhor forma é jogar o jogo em um ambiente que te favorece. Vencedores frequentemente ganham porque o ambiente em que eles estão faz a vitória se tornar fácil.

 

 

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA