O caminho solitário do Investidor inteligente

2395

Investidor Inteligente

Todo futuro investidor de valor encontra uma encruzilhada em seu trajeto de investimentos.

Nesta encruzilhada ele tem duas opções: o percurso baseado em aparências, e outro baseado em resultados. Percorrer pelos dois obviamente é uma tarefa impossível.

A necessidade de reconhecimento e valor social que temos em nosso íntimo serão os fatores determinantes da nossa escolha.

A maioria das pessoas percorrem pelo trajeto das aparências. Preferem contar para amigos que ganharam um bom dinheiro em apenas um dia na bolsa de valores. Ou que tiveram um rendimento de dois dígitos em um mês. E para isso, fazem investimentos as cegas com alto grau de risco.

Estas pessoas só contam os ganhos e escondem as perdas. Mas a necessidade de ter ganhos rápidos, acabam trazendo a derrota definitiva. Aquela que faz o investidor abandonar a bolsa de valores e sair falando para todos que “é mau negócio”.

Sobre os investimentos baseados em resultados, proponho uma experiência ao leitor: conte em uma festa que está com uma ação há 5 anos e que mantém uma rentabilidade razoável e constante ao longo destes anos. Todos inventarão desculpas e sairão de perto para não ter que ouvir a sua filosofia chata e desinteressante que consiste em fazer investimentos constantes, sem grandes reviravoltas e emoções.

Pessoas gostam de emoções, de filmes violentos, histórias de amor, casos tristes. E quando se trata de negócios, os assuntos de interesse geral são negociações agressivas, ganhos de grandes somas de dinheiro em um intervalo curto de tempo,  magnatas que são donos de um império. Sim, aqueles magnatas que eram ignorados pela sociedade quando ainda faziam investimentos pequenos e consistentes, mas eram pobres e desconhecidos.

O mundo real dos investimentos exige um percurso oposto da montanha russa de emoções que todos se interessam. Este mundo é monótono, exige análise constante e decisões bem pensadas. Se engana quem pensa que um homem de negócios arrisca de olhos fechados, sem calcular os riscos.

Exatamente por isso, os investidores inteligentes percorrem um longo caminho solitário até alcançar qualquer posição de prestígio. Mas estes devem se manter firmes, persistentes e convictos de suas visões.

Assim como nos negócios, temos o exemplo dos atletas. Todos enxergam o momento de prestígio máximo que vem após a vitória. Infelizmente ninguém consegue ver as lágrimas, o suor, o sacrifício que fizeram ao longo do tempo. A sociedade se interessa apenas pela a parte boa que é a conquista de um bom resultado após anos de pressão psicológica e fases ruins.

A maioria das pessoas tem a oportunidade de obter grandes resultados em qualquer área que se propuser a dedicar. Mas esta maioria não está disposta a percorrer o árduo caminho que é necessário para alcançar tais resultados.

Estas pessoas não seremos nós, investidores inteligentes.

Não iremos buscar reconhecimento imediato. Não contaremos vantagens sobre os nossos investimentos. Saberemos que o que é difícil de conquistar exige grande sacrifício, e, apenas os resultados servirão de exemplo e nos engrandecerá.

O Investidor Inteligente tem foco nos resultados, buscando o longo prazo, pois o longo prazo é amigo da boa empresa e inimigo das ruins. O investidor inteligente constrói um patrimônio ao longo dos anos e não coloca tudo a perder por emoções breves e passageiras. Resultados rápidos e atalhos não existem na sua vida. Eles não se iludem com especuladores que ganharam 10% ou 20% em um mês. Estes, assim como um corredor de 100 metros rasos, não são consistentes, já que a bolsa de valores se parece muito mais com uma maratona. E a persistência sempre vence no mundo dos negócios, assim como em todas as áreas da vida.

Mantenha foco no seu caminho e jamais deixe de olhar para o futuro!

Como disse o Henry Ford:

Obstáculos são aquelas coisas assustadoras que enxergamos quando tiramos os olhos dos nossos objetivos.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA