Os 10 Princípios do magnata Andrew Carnegie.

5337

andrew carnegie

O segundo homem mais rico que já pisou no mundo, Andrew Carnegie, chegou nos Estados Unidos em 1848, com praticamente nenhum dinheiro no bolso. Em 1901, ele já comandava um império do aço e era o homem mais rico do mundo. Se a sua fortuna fosse atualizada para os valores de hoje (calculada em 2015, segundo a Wikipedia), o patrimônio líquido de Andrew Carnegie seria de U$400 bilhões, ou quase R$1,4 trilhões de reais!

No alto de seu poder, ele aproximou de um jovem jornalista chamado Napoleon Hill que estava interessado em contar histórias de pessoas bem sucedidas.

Carnegie viu uma energia especial em Napoleon Hill, e em 1908 decidiu que Hill iria documentar todas as estratégias que fez dele um homem de negócios e um filantrópo lendário.

Juntos, eles impulsionaram um gênero de livro pioneiro, o de auto-ajuda, e o livro de Napoleon Hill escrito em 1937 “Pense e Enriqueça” se tornou o livro mais vendido de toda a história.

Quando Napoleon Hill iniciou a sua carreira escrevendo sobre o sucesso, Andrew Carnegie lhe deu a sua lista com “10 Regras de Sucesso” que serviu como fundação para grande parte do livro de Hill.

Aqui está o resumo destas regras, que aparece no livro “A Lei do Triunfo” também de Napoleon Hill.

1. Defina o seu propósito

Crie um plano de ação e comece a trabalhar nele imediatamente. É muito importante definir o que irá fazer e focar apenas nisto com persistência.

2. Crie uma aliança “master-mind”

Entre em contato e trabalhe com pessoas que não tenha as mesmas qualidades que você, assim irão se completar, mas certifique que estas pessoas possuem os mesmos objetivos. Desta forma, as mentes unidas se tornarão uma só, e será muito mais poderosa.

3. Faça mais do que a obrigação.

“Fazer mais do que a sua obrigação é a única coisa que justifica promoções e aumentos de salário, e fará com que as pessoas se sintam em obrigação com você”, escreve Hill. Por trás de todo bom funcionário ou profissional, está o hábito de fazer mais do que a obrigação.

4. Tenha confiança em si mesmo.

Acredite em si mesmo e no seu plano tão intensamente, que assim você irá agir com completa confiança. Se você não acreditar em si mesmo ou no seu plano, você irá abandoná-lo no primeiro obstáculo.

5. Tenha iniciativa.

Faça o que deve ser feito sem que os outros precisem mandar. Afinal, se você quer assumir algum cargo de liderança ou empreender, esta característica será obrigatória para você ter sucesso.

6. Estimule a sua imaginação.

Tenha a ousadia de pensar além do que as outras pessoas estão pensando. A expressão utilizada hoje em dia para este princípio é “pensar fora da caixa”. Qualquer empresa que revolucionou o seu mercado com algum serviço ou produto acabou criando algo totalmente diferente do convencional.

7. Mostre entusiasmo.

Uma atitude positiva te prepara para o sucesso e conquista o respeito das outras pessoas. Sem entusiasmos, ninguém irá te seguir. Não existe um líder desanimado.

casas de carnegie
Wikimedia Commons/Library of Congress Casa que Carnegie nasceu na Escócia e a que ele viveu em Nova York.

8. Pense com exatidão.

Nas palavras de Hill, pensar com exatidão é “a habilidade de separar fatos reais de ficção e usar apenas estes fatos reais em seus problemas e preocupações.” Nada adianta gastar energia pensando sobre coisas que nem sequer são verdades.

9. Concentre o seu esforço.

Não se distraia da tarefa mais importante que você tem que fazer no momento. Muitas pessoas ficam indecisas sobre o que fazer com as suas vidas. Não decidir por nada muitas vezes é pior do que decidir por algo ruim. Porque você ganha experiência mesmo se a sua empreitada não der certo.

10. Tire lições da adversidade.

Lembre-se que “cada queda lhe traz um benefício de tamanho equivalente”, escreve Hill. Não desanime quando o que você estiver fazendo não der certo, provavelmente você acabará em um caminho melhor do que o que você estava.

Algumas frases de Andrew Carnegie

  • “Nenhum homem que quer fazer tudo sozinho e receber todo o crédito por isso, se tornará um grande líder.”
  •  “À medida que envelheço, eu presto menos atenção ao que os homens dizem. Eu apenas observo o que eles fazem.”
  • “A maneira de ficar rico é colocar todos os ovos em uma só cesta e vigiá-la.”
  • “Você não pode empurrar ninguém morro acima a menos que esta pessoa queira escalar um pouco por conta própria.”
  • “O homem que teve sucesso é o homem que escolheu uma linha e se manteve nela.”
  • “Não busque aprovação, a não ser da sua própria consciência de que você está fazendo o melhor.”
  • “As pessoas incapazes de se auto-motivarem deve se contentar com a mediocridade, não importa quão impressionantes são seus outros talentos.”
  • “A média das pessoas coloca apenas 25% da sua energia e habilidade no seu trabalho. O mundo tira o chapéu para aqueles que colocam mais que 50%, e enaltece aquelas poucas e distantes almas que devotam 100%.
  • “Há muitas pessoas vivendo numa prisão imaginária, são os prisioneiros de suas próprias mentes, ali jogados pelas limitações impostas a sí mesmas, aceitando a pobreza e a derrota.”

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA