Os Significados e Importância da Cores para as Empresas!

368

A cor cria identidade, gera desejo, gera confiança, necessidade de ação, fome. A escolha das cores de uma marca é uma das decisões mais importantes para as empresas definirem os tipos de informações que elas pretendem passar para os seus consumidores.

Algumas marcas representam um papel tão importante na vida de seus clientes, que seria impossível trocar suas cores sem realmente irritar estes consumidores. Por exemplo — quando se fala de uma marca que usa as cores vermelha e branca…

Provavelmente você pensou em Coca-Cola. Eu também!

Há um mito que o Papai Noel usa roupas vermelhas e brancas por causa da Coca-Cola. É um mito porque na verdade a Coca-Cola não foi responsável pelo Papai Noel vermelho. Houveram desenhos com o Papai Noel de roupa vermelha em publicações que vieram bem antes das propagandas da Coca-Cola, mas a marca foi responsável por fazer com que a versão de gorro vermelho monopolizasse todos os natais a partir da década de 30! Depois das campanhas da Coca, ninguém mais ilustrou o Papai Noel com roupas de outra cor.

Alguns fatos curiosos sobre as cores citados pelo site Surveycrest.com.

  • A cor em uma marca aumenta em 80% o reconhecimento da marca por consumidores.

Isso significa que uma marca sem suas cores será reconhecida por um pouco mais da metade das pessoas que reconheceriam esta marca utilizando suas cores originais.

  • 85% dos consumidores alegam que a cor é a principal razão por comprarem determinado produto.

Não é a toa que a estratégia de Henry Ford  — “teremos todas as cores de carros que os clientes quiserem, desde que sejam pretos” — não durou muito tempo. Logo a empresa foi superada pela GM, que ofereceu mais modelos além de carros pretos para um consumidor americano cada vez mais exigente.

  •  Ao analisar um novo produto, 93% dos consumidores dizem dar mais importância para a aparência (e cor), 6% para a sua textura, e 1% som ou cheiro

Nós preparamos um infográfico para mostrar a importância das cores para as marcas, e o significado de cada uma delas.

Provavelmente você nem sabia que o amarelo da Skol faz você ter desejo de pedir uma gelada para se refrescar!

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA