Pontos Principais da Carta Anual de Warren Buffett de 2014

486

O site Reuters divulgou os pontos principais da carta anual de Warren Buffett de 2014. Segue então a tradução do artigo:

Warren Buffett divulgou a sua carta anual aos acionistas da Berkshire Hathaway no sábado, escrita com o mesmo estilo, uma mistura de fatos empresariais, senso comum, conselho e originalidade. Este ano completou 50 anos em que o mega-investidor está no comando de seu crescente conglomerado.

Falando sobre um potencial sucessor:

“O conselho e eu acreditamos que nós temos a pessoa certa para me suceder como CEO – um sucessor pronto para assumir o meu lugar no dia seguinte após a minha morte, ou aposentadoria. Em certos aspectos importantes, esta pessoa fará um trabalho melhor do que estou fazendo”.

Sobre investimento:

“Periodicamente, o mercado financeiro irá se distanciar da realidade – você pode contar com isso…até mesmo esquecer que 2 + 2 sempre será 4. E quando alguém lhe falar sobre como esta sua matemática está antiquada — feche a sua carteira, tire um tempo de folga e volte dentro de alguns anos para comprar ações a preços baixos.”

Na supervisão de investimentos:

“Nós temos, é claro, uma função ativa de revisar. Não faz sentido sermos tolos”.

Sobre hospedagem no dia 2 de Maio no encontro anual em Omaha:

Airbnb está fazendo um esforço especial para obter anúncios para o período do encontro anual e provavelmente terá uma ampla variedade de acomodações para oferecer. O serviço da Airbnb pode ser especialmente valioso para ajudar acionistas que esperam passar apenas uma noite em Omaha e estão preocupados que no último ano alguns hotéis exigiram que os hóspedes pagassem o mínimo de três noites. Isso fica caro. Estas pessoas com o orçamento apertado devem olhar o Airbnb website”.

No encontro, como espetáculo:

“Acorde cedo no sábado de manhã. Às 6:20 am, Norman e Jake, dois texanos “longhorns” pesando quase uma tonelada cada, prosseguirão até 10th Street com a CenturyLink. Junto com eles terão dois executivos da Justin Boot, que estarão fantasiados de cowboys. O transporte será uma carruagem da Wells Fargos sendo puxada por quatro cavalos. A Berkshire já comercializa aviões, trens e automóveis. Adicionando a carruagem à cavalo em nosso portfólio, devemos selar a nossa reputação de uma empresa Americana com Todos os Meios de Transporte”.

Sobre a lagartixa da GEICO:

“A lagartixa, devo acrescentar, tem como particularidade uma qualidade cativante – ela trabalha sem remuneração, ao contrário de um porta-voz humano, ela nunca deixa a fama subir para a cabeça, e não tem um agente para ficar nos lembrando constantemente sobre o quanto ela é valiosa. Eu amo esta criatura.”

Sobre aperfeiçoar o serviço da Ferrovia BNSF:

“Apesar do clima, que foi particularmente severo no ano passado,  ferrovias sempre terão uma variedade de problemas operacionais, nossa responsabilidade é fazer o que tiver que ser feito para restaurar o nosso serviço para o patamar dos líderes do setor. Isso não pode ser feito da noite para o dia: O trabalho extenso que é necessário para aumentar a capacidade do sistema, algumas vezes atrapalha operações que já estão em andamento. Recentemente, entretanto, nossos enormes gastos estão começando a dar resultados. Durante os últimos três meses, a métrica de desempenho da BNSF melhorou visivelmente em relação aos do ano passado.”

Sobre o futuro da Berkshire:

“Finalmente, a Berkshire é corretamente posicionada para após Charlie (Munger) e eu sairmos de cena. Nós temos as pessoas certas nos lugares – os diretores certos, administradores e possíveis sucessores para estes administradores. Nossa cultura, além disso, é estabelecida além destas posições. Nosso sistema também é regenerativo. Em um panorama geral, culturas boas e culturas ruins se selecionam para se perpetuarem. Por muitas boas razões, empresários e administradores com valores similares ao nosso irão continuar atraídos pela Berkshire como se fizesse parte da empresa, como se ela fosse as suas casas.”

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA