Robert Herjavec: 10 Dicas para Empreendedores

Robert Herjavec: 10 Dicas para Empreendedores

903

ROBERT HERJAVEC
CONTRIBUTOR

Robert Herjavec, é um empreendedor canadense e investidor no reality show americano Shark Tank. Ele criou a BRAK system, sua primeira empresa de tecnologia, que agora lucra $100 milhões de dólares. Ele vendeu a empresa para AT&T em 2000, mas era apenas o começo. Robert então ajudar uma negociação de venda de uma outra empresa de tecnologia para a Nokia por $225 milhões. Ao invés de se aposentar com o seu dinheiro, ele agora comanda o Grupo Herjavec, um líder de TI focada em segurança e infraestrutura de integração. O seu patrimônio líquido é de cerca de $125 milhões de dólares atualmente. 

Minhas TOP 10 Dicas para Empreendedores

Em honra aos pequenos negócios, eu quis compartilhas as minhas 10 principais dicas para estimular empreendedores. Esta lista foi publicada na CBC News e frequentemente eu relembro quando vou fazer novas reuniões de investimentos ou treinar o nosso time de vendas no Grupo Harjavec. Eu espero que elas ajudem você a seguir no seu próprio caminho de sucesso no empreendedorismo.

1. Acredite no negócio – e em si mesmo

Existem muitas pessoas que falarão “Não – essa ideia é ruim, nunca dará certo”. Você tem que realmente acreditar na sua ideia e em você – quase chegando ao ponto de ser delirante. Lembre-se que todos tem conselhos mas ninguém sabe o que você tem para passar pelo começo, crescimento e expansão de um negócio até eles verem isso. Falar é fácil, mas ação é que fala alto.

Eu frequentemente conto a história de um antigo general que levou a sua tropa para uma batalha, e quando eles desceram dos navios, ele queimou todos, deixando-os sem opção para desistir e voltar. Este é o tipo de crença que você precisa. Não há como voltar atrás.

2. Teste antes de mergulhar

Não pergunte para a sua mãe, sua esposa, seus amigos, seu barbeiro o que eles pensam – são apenas opiniões (e muitas vezes tendenciosas). Teste a sua ideia com as únicas pessoas que realmente importam: aquelas que assinarão o cheque. Ligue para potenciais clientes e veja se eles comprarão o que quer que seja que você estiver vendendo.

3. Todos mentem

Algumas pessoas mentirão para você porque elas querem. Outras farão isso para te fazer ouvir o que você quer ouvir. De todo modo, teste tudo que foi dito. Se alguém falar que irá investir, marque uma data. E se a data passar, suspeite. Se um cliente te falar que já está comprando de sua empresa, pergunte se ele já assinou o contrato; se não, pergunte se você mesmo poderá levar para ele assinar. Teste as coisas que as pessoas te falarem. Nem sempre eles querem mentir para você, mas eventualmente eles mentem.

 

4. Traga uma bússola

“É estranho quando você tem que comer os seus amigos”

Esta linda frase eu vi há muito tempo atrás, mas é totalmente verdade. Quando você está começando, você tem que saber que será difícil e ficará ainda pior…muito pior do que você imagina. Esteja preparado para você viver a pior situação que você consegue imaginar – e então aceite que as coisas ficarão pior ainda.

Esteja preparado – é muito melhor ter uma bússola para sair da floresta (apenas por precaução) do que ter que comer os seus amigos para sobreviver.

5. Se eles não podem te alcançar, eles não podem te superar

Vá rápido – muito rápido. Um elefante não pode alcançar um rato, mas é claro que ele pode esmagar se o rato permanecer parado. Quando você é pequeno, você tem que ser mais rápido que o seu competidor. Seja veloz, ágil, responsivo. Aprenda com os seus consumidores. A medida que estiver crescendo, se prepare para novos concorrentes que irão querer te derrubar e se pergunte como você poderá manter o senso de agilidade que te levou ao sucesso inicial.

6. Treine para uma maratona

Aqui é onde eu me contradigo completamente, porque diligência é muito importante. Assim que você encontra uma boa oportunidade, vá devagar e verifique tudo, duas vezes. Negócios são disparadas até você encontrar uma oportunidade, e então ele exige a paciência de um maratonista. Eu sei que é difícil e saiba que eu não sou um maratonista – mas eu tive que correr duas delas apenas para reforçar  este ponto de vista.

 

7. Cace o seu próprio alimento

Não importa o quão cheio e gordo você está, não pare de olhar as oportunidades. Você nunca pode ficar satisfeito como empreendedor, e a base de crescimento de qualquer negócio bem sucedido são novos clientes. Tenha a certeza de que a sua empresa tem a atitude de caçar o seu próprio alimento. Nós não pagamos nossos vendedores para renovações e atualizações (dos produtos) em nossa empresa, este é um trabalho de atendimento ao cliente e não um trabalho de vendas. Vendedores devem ser caçadores.

8. Não existe equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Seu negócio é vivo, respira e deve ser alimentado para crescer e sobreviver. Não existe equilíbrio na vida quando a sua empresa está com problemas. Se você tem a ilusão de que pode criar uma empresa e fazer o seu próprio horário, você está errado. A empresa é como um filhote faminto – quando ele precisa comer, você deve alimentá-lo na hora, não importa o que você esteja fazendo da vida.

9. Ser comprometido com a sua empresa é difícil

O motivo que poucas empresas e pessoas sobrevivem: Não é fácil.

Seja honesto consigo mesmo. Qual preço você está disposto a pagar para fazer o seu negócio crescer e ser bem sucedido? Você sacrificaria o seu tempo, família, amigos, lazer, a sua vida social inteira? Eu não defendendo que você deveria, mas você deve ser perguntar se você está preparado para isso.

10. Tudo se resume ao comportamento

Trabalhe duro…se divirta…seja legal…jogue justo…sonhe alto.

Nós temos apenas uma chance nessa vida. Se você irá jogar este jogo, jogue para ganhar.

Para o seu sucesso,

Robert

Fonte: https://www.linkedin.com/pulse/20141129135810-3945137-my-top-ten-tips-for-entrepreneurs?trk=mp-reader-card

Tradução: http://www.buyandhold.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA