Será mesmo que devemos correr para as montanhas se a Dilma ganhar as eleições?

165

running-scared-businessman1

 

Com a proximidade das eleições, a mídia fatura rios de dinheiro assustando investidores. Tenho visto sites de notícias sobre investimentos que durante o dia colocam banners no topo do tipo: “Atenção: pesquisa do ibove revela que houve crescimento nas intenções de voto para a Dilma”, e aí a bolsa despenca e ações de empresas sólidas, como várias do índice bovespa, caem junto. O contrário acontece quando Marina ou Aécio tem aumento nas intenções de voto.

A mídia, as corretoras, os analistas, os bancos: TODOS, ganham dinheiro com a volatilidade no mercado de ações! TODOS, ganham às SUAS custas! Não venda as suas ações baseadas em notícias ou movimentos insensatos do mercado!

Eu respeito  pessoas que gostam de especular com ações. Assim como respeito pessoas que jogam poker, investem em imóveis. Mas me entristece ver verdadeiros investidores individuais que tem dinheiro próprio e limitado caindo nesse jogo.

Vejam o meu ponto de vista:

1) O Brasil já passou por diversas crises. Não podemos dizer que é um país de primeiro mundo, mas também não podemos negar que muitas pessoas ganharam, ganham e continuarão ganhando dinheiro por aqui, mesmo havendo muitas outras crises.

2) Mesmo com todas as crises, com todos os políticos corruptos e péssimos administradores, MUITAS empresas são centenárias! Outras milhares estão aqui há mais de 20 anos.

3) Vou lhes dar alguns exemplos de empresas com 100 anos (ou mais) com ações listadas na bovespa: Hering (HGTX); Santanense (CTSA); Brookfield (BISA); Gerdau (GGBR); Klabin (KLBN); Saraiva (SLED).

4) Pois bem, o fato de a empresa ser centenária não significa que será boa no futuro, mas significa que elas sobreviveram a diversas crises! E que se você tivesse investido algum dinheiro em qualquer uma delas nos últimos 100 anos, você ainda teria as suas ações.

5) Apesar de terem obviamente candidatos melhores que outros, qualquer um que seja eleito não conseguirá acabar com o Brasil. Mesmo que na visão mais pessimista o nosso país sofra alguma derrota temporária, como está acontecendo com a Venezuela, inevitavelmente ele irá reerguer novamente e nos dar bons frutos.

Agora é hora de comprar ações! Aproveite porque muitas estão baratas! Não espere passar a eleição para ver quem irá ganhar. Não fuja do mercado baseado em notícias pessimistas de sites de notícias! Estamos vivenciando uma das melhores épocas para comprar ações desde o fim de 2008 e início de 2009! Eu estou comprando o máximo que posso, e você?

“Não será a economia que derrubará os investidores, serão os próprios investidores.” 

“Nós simplesmente tentamos ser temerosos quando  outros estão gananciosos e gananciosos quando os outros estão temerosos.”

(Warren E. Buffett)

3 COMENTÁRIOS

  1. Primeiramente, parabéns pelo site! É muito bom!

    Gostaria de saber quais ações tu consideras as mais baratas da bolsa e o porquê.

    Abraço,

    • Olá Christian, tudo bem?

      Muito obrigado pelo elogio! Comentários como este me estimula a escrever ainda mais!

      A bolsa como um todo está barata. E esta questão de considerar barata inclui também o risco inerente à ação.
      Talvez para uma pessoa que quer correr menos riscos, uma ação da VALE, por exemplo, esteja “mais barata” que uma smallcap. Mesmo que através de múltiplos a segunda opção seja mais atraente.

      Atualmente estou comprando SARAIVA, mas não por ela ser a melhor da bolsa. Simplesmente porque é um tipo de negócio que eu entendo.
      Mas veja bem, a ação mais barata realmente é aquele tipo de negócio que você entende. Porque agora mesmo existem vários investidores assustados vendendo Saraiva devido à sua queda. Eles sempre se assustam, por exemplo, com o fato de ela dar prejuízo no 2T e 3T. Muita gente que investe nela acha que isso é anormal. Enfim, tem diversos motivos que me fazem investir nela enquanto todos estão fugindo da empresa.

      Mas sinceramente não recomendo a compra de qualquer negócio que você não entenda. Porque talvez um movimento considerado “tranquilo” para aqueles que entendem, podem ser extremamente assustador para aqueles que não entendem. E o contrário também ocorre. Investidores desinformados não percebem “sutilezas de deterioração” que aqueles que entendem um pouco mais conseguem perceber.

      A minha conclusão final é: existem MUITAS empresas baratas atualmente na bolsa de valores. Mas você deve fugir do negócio que você não entende. E se você quer realmente entender de um negócio: entenda contabilidade, estude seus fundamentos, sua história, leia notícias da empresa e do setor de atuação. Imagine que esteja fazendo uma “monografia” e precise levantar todos os dados sobre a empresa.

      Um grande abraço, e curta a nossa página no Facebook porque sempre posto os novos artigos lá também! 😉

DEIXE UMA RESPOSTA