Vale a pena investir em empresa que paga bons dividendos?

1991

Warren Buffett em 2011 anunciou que a sua empresa, Berkshire Hathaway, iria recomprar suas próprias ações. Na época os investidores ficaram contrariados, e acharam que ele deveria pagar dividendos, ao invés de recomprar as ações da empresa.

Em 2012, Warren Buffett deu uma bela explicação do porque preferia recomprar ações à pagar dividendos em sua carta anual aos acionistas.

Ele disse que uma empresa pode fazer quatro coisas com os seus lucros:

  1. Reinvestir na companhia, ou seja, buscar o crescimento orgânico;
  2. Adquirir outras empresas;
  3. Recomprar suas próprias ações;
  4. Pagar dividendos.

Todas as empresas gostam da primeira opção. Warren Buffett gosta e adota os três primeiros itens, sobrando apenas o quarto, que é sobre pagar dividendos.

Ele diz que pagar dividendos tem duas desvantagens:

  1. Os investidores podem desejar níveis diferentes de dividendos
  2. Os dividendos (nos Estados Unidos) é tributado.

Warren Buffett acredita que além destes, ao reunir todo o montante e fazer uma das três primeiras opções, ele trará mais valor ao acionista do que se o próprio acionista investir o dinheiro recebido de dividendos.

Mas e no Brasil? Esta regra se aplica?

A bolsa brasileira difere muito da bolsa dos Estados Unidos, ela é mais instável por:

  • Ter menor liquidez
  • O país ter a economia mais instável
  • Os governantes são muito piores porque aqui tem mais corrupção e egoísmo.
  • Segurança jurídica

Ou seja, tem vários fatores que o investidor conta como desvantagem ao investir no Brasil.

Nos Estados Unidos as empresas tem mais segurança em todos os sentidos. Portanto é mais garantido que os preços de uma ação tenderá a subir sempre. Veja o exemplo da Petrobrás. O investidor que colocou o seu dinheiro nela há 10 anos atrás, está com menos dinheiro atualmente (se descontar os dividendos) do que estava há 10 anos.

Portanto a conclusão que chego é que no Brasil vale a pena sim, buscar empresas que pagam bons dividendos. Pela incerteza sobre o valor futuro de longo prazo de uma ação, eu acredito que grande parte dos investidores são melhores capacitados para investir um dinheiro proveniente do lucro da empresa do que os próprios gestores. E também tem o fato que não há tributação para renda proveniente de dividendos. O investidor receberá este valor integralmente de parte do lucro da empresa.

luiz-barsi-dividendos
Luiz Barsi Filho – o investidor bilionário da bolsa brasileira.

Não é a toa que investidores renomados como Luiz Barsi é ferrenho defensor da compra de ações de empresas que pagam bons proventos. Inclusive tem uma ótima entrevista dele em que ele explica de maneira bem simples sobre como ganhou dinheiro na bolsa de valores.

A estratégia é bem simples: aproveitar para comprar ações de empresas que pagam bons dividendos em uma época onde todos estão pessimistas na bolsa de valores. Porque você conseguirá comprar mais ações, e consequentemente ganhará mais através dos dividendos.

Particularmente eu invisto em algumas empresas com (DY) dividend yield não tão altos como a EZtec, por exemplo. Mas considero como um investimento mais arriscado do que aquele que paga bons DY, porque você confia o (bom) investimento de lucros aos seus diretores e presidente.

Mas no caso da EZtec, ela ainda é uma growth stock (empresa de crescimento rápido), por isso exige uma soma maior de capital do que aquelas empresas que estão estabilizadas e não tem para onde crescer em um ritmo rápido, como Banco do Brasil e companhias elétricas. Neste caso é compreensível e muitas vezes até desejável que seu Payout seja menor, para “vencer” os concorrentes e ganhar o market share mais rápido.

 

 

 

2 COMENTÁRIOS

  1. Exatamente! O mercado brasileiro é muito diferente do americano e, principalmente, muito mais inseguro. Não dá para confiar 100% em nossos gestores e nem em nossos reguladores, haja visto a quantidade de empresas que simplesmente acabaram com os suados investimentos dos investidores por má governança (e algumas sendo do Novo Mercado, supostamente mais seguro) e não tiveram punição alguma. Os brasileiros devem sim, se inspirar em WB como exemplo de sucesso na bolsa e almejar um dia se tornar tão grande quanto ele, mas não devemos investir como ele pelos motivos citados no artigo. Prefiro muito mais o sistema do Décio Bazin (autor do excelente livro “Faça Fortuna com Ações antes que seja tarde”), por exemplo, que é muito mais voltado para a nossa realidade.

    • Obrigado por comentar André! Não li este livro do Bazin, nunca tinha ouvido falar. Foi bom você ter comentado, vou comprar para conhecer as ideias dele. Grande abraço!

DEIXE UMA RESPOSTA