O valor das marcas
Como avaliar uma marca? Um ativo intangível que não se pode tocar, é “apenas” um nome e um logotipo. É possível que algo assim valha bilhões. Por que?
O valor das marcas vem basicamente do apelo aos consumidores. O consumidor está disposto a pagar mais pelo mesmo produto porque é de uma determinada marca. A marca passa confiança de que o produto é de qualidade. O pós venda das grandes marcas geralmente é excelente, e em caso de defeito, o consumidor sabe que será amparado.
Warren Buffett e Charlie Munger descobriram o valor de uma marca ao longo de suas carreiras como investidores. Buffett inclusive desviou um pouco dos ensinamentos de seu mentor, Benjamin Graham, porque este analisava apenas o que era tangível, sem dar devido valor para a marca ou o nome da empresa. Buffett e Munger, influenciados por Phil Fisher, passaram a ver grande valor em uma marca, que apesar de difícil de avaliar, é indiscutivelmente a principal coisa que mantém “um fosso” para a empresa ter uma vantagem competitiva perante os seus concorrentes.
Jorge Paulo Lemann, e seus sócios seguem a mesma filosofia de investimento, não é a toa que eles compraram grandes marcas como Budweiser, Heinz, Burger King, etc.
Uma empresa como a Apple coloca o seu nome (sua marca) apenas em produtos de qualidade impecável. A empresa tem sofrido na bolsa de valores por causa da queda de vendas do iPhone, o Smartphone é o principal responsável por seu enorme faturamento anual. Os investidores acham que a perspectiva não é boa, mas a marca da maçã ainda continua liderando o ranking das marcas mais valiosas do mundo, segundo a Forbes.
Segue abaixo a lista:
1 – Apple
Valor da Marca: U$154,1 bilhões
2 – Google (Alphabet)
Valor da Marca: U$82,5 bilhões
3 – Microsoft
Valor da Marca: U$75,2 bilhões
4 – Coca-Cola
Valor da Marca: U$58,5 bilhões
5 – Facebook
Valor da Marca: U$52,6 bilhões
6 – Toyota
Valor da Marca: U$42,1 bilhões
7 – IBM
Valor da Marca: U$41,4 bilhões
8 – Disney
Valor da Marca: U$39,5 bilhões
9 – McDonald’s
Valor da Marca: U$39,1 bilhões
10 – GE
Valor da Marca: U$36,7 bilhões
11 – Samsung
Valor da Marca: U$36,1 bilhões
12 – Amazon
Valor da Marca: U$35,2 bilhões
13 – AT&T
Valor da Marca: U$32,6 bilhões
14 – BMW
Valor da Marca: U$28,8 bilhões
15 – Cisco
Valor da Marca: U$28,4 bilhões
16 – Oracle
Valor da Marca: U$28 bilhões
17 – Intel
Valor da Marca: U$27,7 bilhões
18 – Nike
Valor da Marca: U$27,5 bilhões
19 – Louis Vuitton (Christian Dior)
Valor da Marca: U$27,3 bilhões
20 – Mercedez-Benz (Daimler)
Valor da Marca: U$26 bilhões
21 – Verizon
Valor da Marca: U$25,8 bilhões
22 – Walmart
Valor da Marca: U$25,4 bilhões
23 – Honda
Valor da Marca: U$25,2 bilhões
24 – American Express
Valor da Marca: U$ 25,3 bilhões
25 – Budweiser (Anheuser-Busch InBev)
Valor da Marca: U$23,4 bilhões
Warren Buffett falou algo interessante sobre marcas uma vez. Ele disse para pegarmos o valor dos ativos tangíveis da Coca-Cola, como fábricas, imóveis, produtos em estoque, centros de distribuição, etc. Vamos supor que o valor atual seja de U$100 bilhões de dólares atualmente — então ele faz a seguinte pergunta: Se eu te der U$100 bilhões de dólares você consegue criar uma empresa para desbancar a Coca-Cola? E ele mesmo responde que é muito difícil, quase impossível. Este é o valor de uma marca!
I have been browsing online greater than three hours nowadays, yet I by no means discovered any interesting article like yours. It’s pretty value sufficient for me. Personally, if all webmasters and bloggers made just right content as you probably did, the net will probably be a lot more helpful than ever before.
me encantei com este site. Pra saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e únicos. Tudo que você precisa saber está está lá.
Great write-up, I’m regular visitor of one’s site, maintain up the excellent operate, and It’s going to be a regular visitor for a lengthy time.
The Lofi Girl Channel – LOFI STUDIE, LOFI SLEEP, LOFI WORK, 2024 #music #relax #relaxing #music #relax #relaxing #sound #lofi #sleep #chill #rain #calm #LofiGirl
Loving the information on this site, you have done outstanding job on the blog posts.
Otimização de site | Otimização de Site Preço, Otimização de Site Valor, Otimização de Site Cotação, Otimização de Site Orçamento, Otimização de Site Quanto Custa, Empresa de Otimização de Site – Seo a partir de 2000 reais para conteúdo e PBN