As 25 marcas mais valiosas de 2016!

6
1053
marcas

O valor das marcas

Como avaliar uma marca? Um ativo intangível que não se pode tocar, é “apenas” um nome e um logotipo. É possível que algo assim valha bilhões. Por que?

O valor das marcas vem basicamente do apelo aos consumidores. O consumidor está disposto a pagar mais pelo mesmo produto porque é de uma determinada marca. A marca passa confiança de que o produto é de qualidade. O pós venda das grandes marcas geralmente é excelente, e em caso de defeito, o consumidor sabe que será amparado.

Warren Buffett e Charlie Munger descobriram o valor de uma marca ao longo de suas carreiras como investidores. Buffett inclusive desviou um pouco dos ensinamentos de seu mentor, Benjamin Graham, porque este analisava apenas o que era tangível, sem dar devido valor para a marca ou o nome da empresa. Buffett e Munger, influenciados por Phil Fisher, passaram a ver grande valor em uma marca, que apesar de difícil de avaliar, é indiscutivelmente a principal coisa que mantém “um fosso” para a empresa ter uma vantagem competitiva perante os seus concorrentes.

Jorge Paulo Lemann, e seus sócios seguem a mesma filosofia de investimento, não é a toa que eles compraram grandes marcas como Budweiser, Heinz, Burger King, etc.

Uma empresa como a Apple coloca o seu nome (sua marca) apenas em produtos de qualidade impecável. A empresa tem sofrido na bolsa de valores por causa da queda de vendas do iPhone, o Smartphone é o principal responsável por seu enorme faturamento anual. Os investidores acham que a perspectiva não é boa, mas a marca da maçã ainda continua liderando o ranking das marcas mais valiosas do mundo, segundo a Forbes.

Segue abaixo a lista:

1 – Apple

apple

Valor da Marca: U$154,1 bilhões

2 – Google (Alphabet)

google

Valor da Marca: U$82,5 bilhões

3 – Microsoft

microsoft

Valor da Marca: U$75,2 bilhões

4 – Coca-Cola

coca-cola

Valor da Marca: U$58,5 bilhões

5 – Facebook

facebook

Valor da Marca: U$52,6 bilhões

6 – Toyota

toyota

Valor da Marca: U$42,1 bilhões

7 – IBM

ibm

Valor da Marca: U$41,4 bilhões

8 – Disney

disney

Valor da Marca: U$39,5 bilhões

9 – McDonald’s

mcdonalds

Valor da Marca: U$39,1 bilhões

10 – GE

ge

Valor da Marca: U$36,7 bilhões

11 – Samsung

samsung

Valor da Marca: U$36,1 bilhões

12 – Amazon

amazon

Valor da Marca: U$35,2 bilhões

13 – AT&T

at&t

Valor da Marca: U$32,6 bilhões

14 – BMW

bmw

Valor da Marca: U$28,8 bilhões

15 – Cisco

cisco

Valor da Marca: U$28,4 bilhões

16 – Oracle

oracle

Valor da Marca: U$28 bilhões

17 – Intel

intel

Valor da Marca: U$27,7 bilhões

18 – Nike

Nike

Valor da Marca: U$27,5 bilhões

19 – Louis Vuitton (Christian Dior)

louis-vuitton

Valor da Marca: U$27,3 bilhões

20 – Mercedez-Benz (Daimler)

mercedez-benz

Valor da Marca: U$26 bilhões

21 – Verizon

verizon

Valor da Marca: U$25,8 bilhões

22 – Walmart

walmart

Valor da Marca: U$25,4 bilhões

23 – Honda

Honda

Valor da Marca: U$25,2 bilhões

24 – American Express

american express

Valor da Marca: U$ 25,3 bilhões

25 – Budweiser (Anheuser-Busch InBev)

budweiser

Valor da Marca: U$23,4 bilhões

 

Warren Buffett falou algo interessante sobre marcas uma vez. Ele disse para pegarmos o valor dos ativos tangíveis da Coca-Cola, como fábricas, imóveis, produtos em estoque, centros de distribuição, etc. Vamos supor que o valor atual seja de U$100 bilhões de dólares atualmente — então ele faz a seguinte pergunta: Se eu te der U$100 bilhões de dólares você consegue criar uma empresa para desbancar a Coca-Cola? E ele mesmo responde que é muito difícil, quase impossível. Este é o valor de uma marca!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorWarren Buffett e o Placar Interno [Motivacional]
Próximo artigo25 Frases de George Soros e um pouco de sua história!
Olá, meu nome é Lucas, tenho 35 anos. Sou formado em Administração pela Universidade Fumec de BH, trabalho com Construção Civil e invisto na Bolsa de Valores desde 2009. Sou leitor assíduo de livros sobre Mercado de Ações, Empreendedorismo, e de histórias de superação. Sou adepto ao Investimento em Valor, filosofia de Ben Graham, e uso esse blog como estímulo para sempre buscar conhecimento e motivar outras pessoas para que elas não desistam do que realmente querem. A minha filosofia é de que conhecimento deve ser compartilhado de graça, porque no fim das contas todos saem ganhando. Continue acompanhando os novos artigos, e não esqueça de comentar! Se quiser me achar no Instagram pra bater um papo, é @buyandhold -- Obrigado! -- PS: Siga o blog Buy and Hold no Instagram, Twitter, e Face, clicando nesses ícones aí embaixo. Você não vai se arrepender! :P

6 COMENTÁRIOS

  1. I have been browsing online greater than three hours nowadays, yet I by no means discovered any interesting article like yours. It’s pretty value sufficient for me. Personally, if all webmasters and bloggers made just right content as you probably did, the net will probably be a lot more helpful than ever before.

  2. me encantei com este site. Pra saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e únicos. Tudo que você precisa saber está está lá.

  3. The Lofi Girl Channel – LOFI STUDIE, LOFI SLEEP, LOFI WORK, 2024 #music #relax #relaxing #music #relax #relaxing #sound #lofi #sleep #chill #rain #calm #LofiGirl

  4. Otimização de site | Otimização de Site Preço, Otimização de Site Valor, Otimização de Site Cotação, Otimização de Site Orçamento, Otimização de Site Quanto Custa, Empresa de Otimização de Site – Seo a partir de 2000 reais para conteúdo e PBN

DEIXAR UMA RESPOSTA