10 Maneiras Diferentes de Pensar dos Empreendedores

603

Empreendedores são uma raça única de pessoas. Enquanto algumas sentam e fantasiam sobre o glamour de serem os seus próprios patrões e criarem os seus próprios negócios, aqueles que têm a própria empresa entendem que mesmo considerando todas estas recompensas, o empreendedorismo é um caminho difícil e complicado.

Os empreendedores mais bem sucedidos não são aqueles que largam o emprego impulsivamente para seguir uma ideia de enriquecimento rápido. Eles são aqueles com uma mentalidade empreendedora – uma série de perspectivas e valores que lhe permitem alcançar o sucesso.

Essas 10 perspectivas são diferenças que você tem que ter ou desenvolver se quiser ser um empresário bem sucedido.

1. Desafios são oportunidades.  Obstáculos, contratempos e desafios são elementos dolorosos comuns do empreendedorismo. A maioria das pessoas reagem a esses elementos com estresse e pessimismo, com uma atitude de que obstáculos são negativos e só servem para atrapalhar o progresso. Como empreendedor, você encontrará tantos desafios que você não poderá se dar ao luxo de reagir desta forma.

Ao invés disso, empreendedores bem sucedidos vêem desafios como oportunidades. Cada desafio e contratempo releva um segredo oportuno para crescer – ainda que seja para você melhorar uma fraqueza ou evitar cometer o mesmo erro no futuro.

2. Concorrentes são sujeitos de pesquisa. Ao invés de ver os oponentes como ameaça, como a maioria das pessoas fazem, os empreendedores veêm seus concorrentes como oportunidades enriquecedoras para aprender mais sobre a sua indústria e o público alvo. Olhando para o modelo de negócio do seu concorrente, você pode descobrir o que faz o seu ser único, e destacar essa singularidade no seu marketing e branding. Estudar a ênfase de seu concorrente na experiência do cliente, poderá lhe ensinar a fazer isso de uma maneira ainda melhor.

Os seus concorrentes estão te fazendo um favor – eles já acumularam toneladas de informações relevantes. Empreendedores percebem que isso está disponível para eles tirarem vantagem.

3. Tudo requere esforço. Empreendedorismo é complexo e constantemente exigente, e não há falta de armadilhas que podem atrapalhar ou destruir a sua empresa. Empreendedores de sucesso ficam em alerta com isso, e com todos os tipos de coisas – desde o desenvolvimento do produto, vendas e marketing – requere um esforço enorme para alcançar o sucesso. Ao invés de buscar atalhos, eles estão concentrando esforços em todas as oportunidades de negócio, e enquanto eles alcançam um objetivo, eles já estão ocupados planejando outro.

4. Perfeição é inimiga do progresso.  

Empreendedores jovens ou experientes geralmente tentam seguir passos de empreendedores bem sucedidos, porque a visão destes quase sempre são “perfeitas”. Mas a perfeição não é necessária para ter um negócio lucrativo e bem sucedido.

Na verdade, perfeição muitas vezes é o que impede o progresso. O tempo que você gasta tentando copiar os mínimos detalhes pode acabar sendo tempo perdido. Ao invés disso, foque no negócio como um todo e tenha a certeza de que ele é sólido.

5. Grandes coisas são feitas por pequenos componentes.  Isso serve para problemas e também para solução. Por exemplo, ao invés de ver uma campanha de marketing de contéudo como uma forma rápida de gerar fluxo e novos negócios, empreendedores vêem o marketing de contéudo como componetes individuais (blog, marketing de mídia social, etc) cada um deles tem as suas próprias vantagens e desvantagens. Empreendedores de sucesso podem construir um grande projeto, resolver problemas e ter campanhas bem sucedidas através de um pequeno e melhor administrado componente.

6. Cometer erros é saudável.  A visão popular de empreendedores extremamente bem sucedidos como Steve Jobs ou Jeff Bezos o mostram como líderes infalíveis. Isso está longe de ser verdade. Os empreendedores bem sucedidos, até mesmo as estrelas, cometem erros frequentemente. E mais, eles não tem medo de cometer erros, e eles sabem como tirar lições destes erros.

Cometer erros é normal e saudável, e quanto mais cedo o empreendedor percebe isso, melhor. Não perca o seu tempo fazendo de tudo para evitar erros, ou se torture após cometer um erro. Guarde os seus erros, aprenda o que fazer para corrigi-los e siga em frente.

7. Não existe mágica.   Os empreendedores super-ricos que você lê sobre eles nas notícias geralmente não apareceram ali porque eles tiveram uma grande ideia subitamente. Eles puseram esforço e paixão sobre uma boa ideia durante muitos anos, e eventualmente o seu esforço valeu a pena.

Você não pode se tornar um empreendedor esperando chegar lá por um milagre, ou em um intervalo curto de tempo, subir até o topo porque a sua ideia é revolucionária. Até mesmo as melhores ideias do mundo requerem paciência, habilidade e um esforço incansável para chegar naquele nível de sucesso. Os melhores empreendedores do mundo sabem disso. Esperar que a sua ideia faça todo o trabalho, ou esperar que algum elemento invisível te carregue para o sucesso resultará em desastre.

8.  Perspectiva de fora é inestimável. Empreendedores precisam ser bons comunicadores, e isso significa ouvir atentamente aqueles que tem ideias e opiniões diferentes. É fácil para a gente nos prender em apenas uma forma de pensar.

A maioria dos empresários mantém o seu modelo de negócio e diretrizes muitos rígidas, restringindo a habilidade de crescer e levando a falência. Empreendedores bem sucedidos, por outro lado, estão constantemente procurando por indivíduos e experiências que desafiam a sua maneira de pensar e os levam a ver as coisas por uma nova perspectiva.

9. Disciplina é pre-requisito. Para a maioria das pessoas, disciplina é algo extra. É preciso um grande esforço e firmeza para se exercitar, acordar na hora certa ou fazer qualquer outra coisa que não seja lazer. Para empreendedores bem sucedidos, disciplina é normal. É um pré-requisito que ele carrega em todos os aspectos de sua vida.

Você não tem que ter sido regimentado em uma disciplina militar para ser disciplinado, mas você deve saber o que você quer e estar preparado para fazer o que tiver que ser feito para chegar lá.

10. Empreendedorismo é estilo de vida. Empreendedores acordam como empreendedores, trabalham como empreendedores, voltam para casa como empreendedores e dormem como empreendedores. Não existe horário estabelecido. Não existe vida profissional e vida pessoal.

A vantagem disso é que você tem um total controle do seu negócio e das suas escolhas profissionais, incluindo o que você faz para ter esse controle. A (possível) desvantagem disso é que você carrega o seu negócio por onde quer que vá. Empreendedorismo se torna o seu trabalho e a sua vida, e você tem que estar preparado para isso se você quiser viver nesse estilo de vida.

Ser um empreendedor bem sucedido não significa nascer com um modo de pensar específico, significa estar preparado para os desafios que aguardam por você.

 

JAYSON DEMERS

Fundador e CEO, AudienceBloom

Fonte: http://www.entrepreneur.com/article/237547

Tradução: http://www.buyandhold.com.br

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA