8 Erros Comuns de Estratégia de Marketing das Pequenas Empresas.

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Eu detesto ver dinheiro sendo desperdiçado com marketing. Após falar com centenas de proprietários de pequenas empresas, eu descobri que a maioria inadvertidamente jogam dinheiro fora com técnicas e ferramentas de marketing inúteis ou inefetivas.

O orçamento de marketing de pequenas empresas já são realmente muito apertados, portanto você já não tem espaço para investir em coisas que não funcionam.

Para ajudar a cortar o desperdício e turbinar o sucesso da sua empresa em 2016, eu compilei uma lista dos oito erros mais comuns que as pequenas empresas cometem investindo em um marketing ruim e o que você pode fazer para transformar estas perdas em ganho.

1 – Usar mídia social para angariar seguidores.

As mídias sociais são ótimas, mas muitas pequenas empresas mergulham nelas com a estratégia de simplesmente “angariar seguidores”.

Você poderia se dar bem algum tempo atrás quando o alcance do Facebook era alto, mas agora muitos pequenos negócios estão percebendo que eles investiram muito tempo e dinheiro em algo que eles tem que pagar para utilizar. Graças a constante mudança de algoritmo do Facebook, apenas uma pequena parte dos seus seguidores vêem de fato a sua postagem, e os donos de pequenos negócios agora tem que pagar por publicidade para que as suas publicações sejam vistas.

Como você pode corrigir isso?

O preço dos anúncios não estão tão ruins agora, mas muitas plataformas estão mudando para o formato Pay for Placement, que significa que você deverá gastar ainda mais dinheiro para que o seu conteúdo seja visto. Eu recomendo usar o seu investimento em redes sociais para construir uma lista de e-mail. Comece a coletar os e-mails de seus seguidores para que você possa comunicar com eles diretamente. Use o orçamento das redes sociais para construir esta lista de assinantes por e-mail.

2 – Esperar muito em pouco tempo e depois desistir.

A Administração do Pequeno Negócio (Small Bussines Administration – SBA) dos Estados Unidos diz que 30% de todas as startups quebram em dois anos, e este número alcança 50% em cinco anos. Muitos dos pequenos negócios começam bem, mas em poucos meses eles quebram.

O problema? Expectativa muito alta. Eles querem resultado em poucos meses. Na verdade, eles precisam do resultado em poucos meses. Quando isso não acontece, eles quebram.

A solução? Espere dois anos para a sua empresa engrenar. Se isso parece impossível, use as ferramentas de publicidade com cuidado para aquecer o “motor do marketing” e complete criando e promovendo o máximo de conteúdo possível.

3 – Não entender a sua audiência.

Se você não entende os seus clientes, você pode doar o seu orçamento de marketing para instituições de caridade.

Estude o coração, a mente e os comportamento de sua audiência. Faça isso antes de definir a sua estratégia, antes de você contratar qualquer tipo de publicidade e antes de criar qualquer conteúdo. Descubra o que falar com eles, como falar e onde falar.

Todo o propósito do seu marketing é para alcançar a sua audiência. Você deve SABER quem são.

4 – Não saber como você atraiu os seus grandes clientes.

Chame-os de mega-clientes. Chame-os de elefante. Não importa, você deve saber quais foram as estratégias de marketing e conteúdo que trouxe os seus clientes mais valiosos. Os 20% dos seus melhores clientes provavelmente são responsáveis por pelo menos metade do seu faturamento.

5 – Fazer uma grande campanha de marketing.

Existe várias estratégias legais de marketing para experimentar. Algumas delas funcionam muito bem, mas a maioria não – especialmente se você tem apenas uma chance para fazer dar certo.

As pequenas empresas com orçamento limitado de marketing nunca devem mergulhar em campanhas de 5 dígitos de marketing que nunca foram testadas para ela.

A solução? Teste primeiro com U$1.000 dólares ou menos. Se você não consegue fazer esta tática funcionar com U$1.000, provavelmente não conseguirá fazer com U$10.000 também.

6 – Você não está analisando bem os seus resultados obtidos.

Você provavelmente tem Google Analytics, mas você usa? O que está aprendendo com ele?

A maioria dos pequenos negócios que eu converso não tem boas respostas para estas perguntas porque eles não entendem como esta ferramente funciona. Dedique algum tempo para aprender sobre o Google Analytics, é de graça!

Existe também muita confusão a respeito da plataforma Pay-Per-Click do Google Adwords. Eu amo o Adwords, e eu acho que é uma ferramenta de marketing muito eficiente. Entretanto, as pequenas empresas simplesmente compram publicidade sem analisar o desempenho destes anúncios, e isso pode fazê-las perder muito dinheiro.

Isso pode ser facilmente corrigido. Comece rastreando o desempenho de suas campanhas de marketing. O sistema do Adwords permite que você veja o quão efetiva foi a sua campanha, levando seus clientes e ligarem para a sua empresa, comprar no site, fazer download e etc. Se você ainda não está analisando estes resultados do Google Adwords, pare de ler este artigo e vá fazer isso agora.

7 – Você está tentando demais.

Toda pequena empresa tem recursos limitados. Elas não tem um andar inteiro para a sua equipe de marketing. Geralmente elas tem de uma a três pessoas, no máximo.

Você não pode fazer tudo. Você não pode estar presente em todas as plataformas de mídia social, publicar conteúdos em todos os lugares, ou tentar todos os truques de marketing que aparecer. Foque em conhecer DE VERDADE a sua audiência e usar as plataformas de mídia social, websites e ferramentas de marketing que ELES gostam.

8 – Você não ajusta a sua estratégia de marketing há anos.

O marketing é rápido nos dias de hoje. Enquanto eu apenas falo para você focar no que funciona, eu também recomendo que tente algumas coisas novas todos os anos. Já que o marketing está em constante evolução, você também deverá estar.

A sua empresa está desperdiçando dinheiro em alguma destas áreas. Se estiver, é hora de rever as suas estratégias de marketing para o próximo ano e fazer algumas mudanças.

Sobre o Autor:

BRIAN SUTTER
Diretor de Marketing, Wasp Barcode
Fonte: https://www.entrepreneur.com/article/270613
Tradução e Adaptação: http://www.buyandhold.com.br

 

 

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