9 Regras Básicas de Investimento em Ações que Funcionaram para mim!

572

Se você quer emagrecer, você simplesmente deve gastar mais calorias do que consome. Não importa se você vai conseguir isso se exercitando mais, comendo menos, cortando carboidrato, ou cortando açúcar. O que importa é o resultado final.

Investir é a mesma coisa. Não importa a sua metodologia, desde que você esteja ganhando dinheiro.

Tem gente que gosta de fazer dietas estranhas, investimentos estranhos, estratégias mirabolantes. Tem gente que complica as coisas.

Eu gosto de fazer as coisas de maneira simples. Quero alcançar o resultado agindo de forma mais básica e simples possível. Mas a forma básica e simples muitas vezes é a forma mais difícil de agir.

As pessoas usam todo o tipo de estratégia porque não querem sentir desconforto. Não querem a verdade nua e crua. Não querem se sacrificar, trabalhar duro. Se enganam, se iludem.

Eu tive um bom desempenho investindo na bolsa desde 2009. Mesmo com todos os problemas políticos e econômicos, eu consegui me sair muito melhor do que renda fixa e do que a maioria dos outros tipos de investimentos nos últimos anos.

E se funcionou (pelo menos por enquanto) para mim, pode funcionar pra você também.

Regra Básica #1

Não existe segredos.

Regra Básica #2

Por não existir segredo, para investir bem você deve entender bem do que está investindo. E você entende bem estudando e pensando sobre o assunto.

As pessoas que se saem bem em qualquer área possuem uma certa obsessão por essa área. Seja atleta, empresário, investidor. Todos aqueles que são bons de verdade são obcecados.

Para entender do que estou falando, veja o vídeo do lutador Conor Mcgregor sobre “O Incrível Poder da Obsessão”. 

O que a “obsessão” te traz? Como disse Conor Mcgregor, curiosidade pelo assunto, vontade de aprender sempre, buscar informações – entender.

Bolsa de Valores é pra quem anda por aí observando os produtos da empresa que investe, observando os concorrentes, pensando sobre isso constantemente.

Regra Básica #3

Investir baseado em indicação é o segredo do fracasso. Não leia análises, não leia blogs que indicam empresas, não leia notícias tendenciosas. Reflita sozinho.

Se você investir baseado na indicação de alguém, você vai se frustrar e acabar vendendo as ações na hora errada, vai ficar eufórico com potencial de ganho e acabar comprando na hora errada. Você vai se desesperar porque não entenderá o motivo das ações estarem caindo.

E afinal, quem ouve indicações está violando a regra número 1.

Regra Básica #4

Investir na bolsa envolve muito mais coisa do que entender de investimento. Você deve ter a cabeça de empreendedor, deve entender de marketing, deve saber estimar o valor do maior ativo intangível de todas as empresas – a marca.

Você precisará entender sobre o que é vantagem competitiva, deve analisar as barreiras de entrada do setor. Deve entender o que os consumidores pensam sobre o produto ou serviço da empresa que você investe.

Como eu disse anteriormente, é um ato meio compulsivo porque para investir bem, você deve ter esses assuntos quase o tempo inteiro na sua cabeça.

Regra Básica #5

Fuja de todo mundo que tenta trazer um ar de mistério para investimento. Não tem mistério, tem apenas trabalho duro de coletar informações e aprender sobre um setor e uma empresa.

Fuja de todo mundo que promete retornos altos. Não existe promessa nesse meio. Não existe garantia. Não existe nada. Nada é constante, nada é definitivo. Fique de olho no movimento das empresas, na mudança de CEO, nas suas novas estratégias. Poucas empresas no mundo são a prova de idiotas no comando.

Fuja de todos os blogs, analistas, e pessoas que tentam ganhar dinheiro te indicando investimentos ou passando informações.

Regra Básica #6

Fuja de análises mirabolantes para investir em uma empresa. Invista em empresas subvalorizadas, e de preferência em épocas onde ninguém quer investir na bolsa. Se a empresa realmente estiver subvalorizada, você não vai precisar usar fórmulas complicadas.

O balanço dela vai pular na sua cara, mostrando de forma muito clara o fato de ela estar subvalorizada.

Você só precisa entender o que significa a maioria dos indicadores e saber analisar balanços contábeis.

Como disse Peter Lynch: “Todo cálculo que você precisa para investir na Bolsa de Valores, você aprendeu na quarta série.”

Regra Básica #7

Fuja do que você não entende. Evite varejo. Evite empresas de commodity. Evite empresas que não conseguem diferenciar os produtos que vendem em relação aos seus concorrentes.

Evite setores com pequena barreira de entrada. É muito mais fácil competir com a Saraiva e Magazine Luiza do que com o Bradesco e Ambev. Porque sai muito mais barato entrar no ramo de atuação das primeiras, trazendo maior probabilidade da entrada de novos concorrentes no setor.

Regra Básica #8

Se for investir em empresas cujo o mercado é cíclico (ex: minério de ferro) aprenda a identificar os sinais de retomada para entrar antes dos outros investidores, e identificar os sinais de depressão para sair antes também.

Regra Básica #9

Quando não houver empresa subvalorizada. Invista em renda fixa de liquidez imediata e aguarde. E tenha uma reserva financeira para comprar ações nas piores épocas!

O bom desempenho na Bolsa de Valores se trata mais de mindset.

Não existe nada novo. Tudo que existe para investir bem, investidores de 100 anos atrás já sabiam. Mas, assim como fazer dieta e emagrecer, é fácil descobrir o que deve ser feito. O difícil mesmo é por em prática.

Pouca gente tem disciplina e sangue frio. Pouca gente consegue nadar contra a maré. Pouca gente suporta crítica, suporta ser duvidado. É por isso que pouca gente é realmente boa nas suas respectivas áreas de atuação.

“A educação formal te dará o suficiente para viver. A educação autodidata te dará uma fortuna.” ~ Jim Rohn

Precisa de motivação diária? Segue o nosso perfil lá no Instagram e veja as melhores frases das pessoas que tiveram sucesso em todas as áreas.

 

 

4 COMENTÁRIOS

  1. Ótimo texto, parabéns, só não sei se minha interpretação do primeiro paragrafo está correta, se que emagrecer deve gastar mais calorias do que consome, ou consumir menos do que gasta.

    • Muito obrigado pela correção, Alexandre! Tinha começado o artigo de outra forma, mudei, mas acabei deixando escapar esse erro. Abraços, Lucas.

  2. Ola como vai ?

    Amigo por gentileza pode me explicar melhor onde busco informações, pois como falou pelo que entendi nas regras, os blogs, os sites e as corretoras todas elas ou parte delas são tendenciosas?

    Então onde ter a informação para que que sou um iniciante, onde conseguir a informação de produto que possam ajudar a melhorar meus investimentos?

DEIXE UMA RESPOSTA