Ações: entenda um pouco mais sobre elas.

569

ações

Muitas pessoas ingressam na Bolsa de Valores e negociam ações como se elas fossem apenas números aleatórios que hora estão subindo, hora descendo. Apostam como se estivessem em um cassino e não investem de fato.

Ações são partes fracionárias de uma empresa. Você é sócio e dono da VALE, mesmo possuindo apenas 1  ação da empresa. Na sociedade anônima cada sócio tem responsabilidade limitada ao número de ações que possui. Em caso de falência, apenas o patrimônio da empresa será afetado, e o sócio não tem nenhuma obrigação extra a cumprir neste caso. Será afetado apenas pela oscilação de preço nas ações que possui.

Qual a diferença entre ações ON, PNA, PNB e outras siglas existentes?

  • Ações ON:  ações ordinárias.

As ações ordinárias são ações que dão direito a voto na assembléia da empresa. Na prática, um pequeno investidor não terá grande influência com suas ações ordinárias. Já que sua porcentagem sobre as ações subscritas é muito pequena. Estas ações também dão direito a participação não preferencial nos resultados (lucro) da empresa.

Tag Along

O Tag Along obriga o comprador de uma determinada empresa a pagar aos sócios minoritários pelo menos 80% do valor oferecido pelas ações dos sócios majoritários. Algumas empresas listadas no Novo Mercado* possuem obrigatoriamente o Tag Along de 100%, resguardando o valor integral de venda aos acionistas minoritários. Geralmente em caso de venda de uma empresa, as ações ON se valorizam mais do que as ações PN.

Exemplo: PETR3, BBAS3, VALE3

  • Ações PN: ações preferenciais.

São as ações que tem preferência na participação dos lucros da empresa, ao receber dividendos. As ações preferenciais recebem obrigatoriamente  10% a mais no valor de dividendos em relação as ações ordinárias. Não tem direito a voto em assembléia.

Uma característica muito comum em relação as ações PN, é a maior liquidez. Por receber dividendos maiores, são as mais negociadas na Bolsa de Valores.

Exemplo: PETR4, GGBR4

  • Ações PNA, PNB, assim por diante: ações preferenciais classe A, classe B, etc. 

Estas ações possuem diferença nos direitos e restrições em relação as suas classes. Esses direitos e restrições são estabelecidos de acordo com o estatuto de cada empresa. Pode ser, por exemplo, na diferença na porcentagem de dividendos a receber, ou na ordem de recebimento.

Exemplo: VALE5, USIM5

Investidor de Sucesso

Conhecer o que as ações representam é o passo inicial para a busca de conhecimento para análise de empresas. Se considere dono e não apostador. A longo prazo a ação de uma empresa sempre acompanhará os seus fundamentos e o que de fato esta empresa vale.

Como disse o lendário investidor Warren Buffett: “Posso falar sobre a cotação das ações, mas não sobre como prever o comportamento delas no próximo mês ou ano. Falar sobre cotações não é o mesmo que fazer previsões. A curto prazo, o mercado é como uma urna eletrônica. A longo prazo, é como uma balança. No fim, o que conta é o peso da ação. Mas é o número de votos que conta a curto prazo. E estamos falando de um jeito muito pouco democrático de votação. Infelizmente a pessoa não passa por nenhum teste de alfabetização antes de poder “votar” (investir).”

*Novo Mercado

Empresas listadas no Novo Mercado possuem apenas ações ordinárias.

Novo Mercado é o padrão mais elevado de governança. Possui diversas exigências a serem cumpridas pela empresa para manter a transparência e confiabilidade em suas atividades.

Fontes:

Trecho do Livro: A Bola de Neve – Warren Buffett e o Negócio da Vida | Alice Schroeder – Autora: Alice Schroeder – Editora: Sextante – ISBN-13:788575424407

http://www.seuconsultorfinanceiro.com.br/artigos_investimento.php?secao=43&parametro=1839

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sociedade_an%C3%B3nima

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA