Como criar um nome para a sua empresa

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O que há no nome? Muita coisa, quando se trata do sucesso de um pequeno negócio. O nome certo pode fazer a sua empresa se tornar a mais falada da cidade. O nome errado pode levar ela à falência e obscuridade. O nome ideal de uma empresa deve aliar expertise, valor e singularidade para o produto ou serviço que ela oferece.

Alguns acreditam que os melhores nomes são abstratos, uma folha em branco na qual é possível criar uma imagem. Outros acham que os nomes devem ser informativos para que os consumidores saibam exatamente sobre o que se trata o negócio. Uns acreditam que nomes criados através de palavras inventadas são mais memoráveis do que nome com palavras que já existem. Outros pensam que este tipo de nome é fácil de esquecer.

Na realidade, qualquer nome pode ser eficiente se for respaldado de uma estratégia de marketing correta. E aqui está algumas coisas que você deve levar em consideração para dar a sua empresa um nome mais apropriado e efetivo.

Demonstrar Expertisse Ajuda a Começar

Criar um bom nome pode ser um processo complicado. Você pode considerar consultar um especialista, especialmente se você estiver em uma área onde o nome de sua empresa poderá influenciar no sucesso de seu negócio. Empresas de criação de nome criaram sistemas elaborados para criar novos nomes e elas sabem tudo sobre as leis de marca-registrada. Eles podem te dar conselhos sobre escolhas de nomes ruins e explicar porque outros são melhores.

A parte negativa é que há um custo. Uma firma especializada em nomes poderá cobrar até $80.000 dólares para desenvolver um nome. Isso geralmente inclui trabalho da identidade da marca e o desenho da logo como parte do pacote. Serviços para criação de nomes que cobram $50 dólares existem, mas gastar dinheiro com profissionais de qualidade pode fazer você economizar no futuro.

O que há no nome?

Comece decidindo o que você quer que o nome comunique. Ele deve reforçar elementos-chave do seu negócio. Desenvolver um nicho e uma missão para a sua empresa ajudará a destacar estes elementos que você quer enfatizar no seu nome.

Quanto mais o seu nome comunicar aos seus consumidores sobre o seu negócio, menor será o esforço que você tem que exercer para explicar do que se trata. De acordo com especialistas em nome, os empreendedores devem dar prioridade para palavras reais e combinação de palavras ao invés de palavras criadas. Pessoas preferem palavras que elas podem relacionar e entender. Isso explica porque especialistas em nomes consideram sequência de números ou iniciais como má escolha.

Por outro lado, é possível para um nome ser cheios de significados. Armadilhas comuns são nomes geográficos ou genéricos. Um exemplo hipotético seria “San Pablo Discos Rígidos”. E se a companhia quiser expandir além da cidade de San Pablo, California? Qual significado este nome trará para os consumidores de Chicado ou Pittsburgh? E se a companhia diversificar além dos Discos Rígidos para softwares ou manuais de computadores?

Como um nome pode ser significativo e abrangente? Nomes descritivos falam alguma coisa concreta sobre o negócio – o que ele faz, onde é localizado etc. Nomes sugestivos são mais abstratos. Eles focam no que é o negócio.

Considere “Italiatour” um nome criado por uma empresa especializada em nomes para ajudar a promover pacotes turísticos para a Itália. Apesar de não ser uma palavra real, o nome é significativo e os consumidores podem reconhecer imediatamente o que está sendo oferecido. Melhor ainda, “Italiatour” estimula a excitação de uma viagem ao exterior.

Quando você estiver escolhendo um nome para o seu negócio, siga estas dicas:

  • Escolha um nome que é importante não somente para você, mas também para o tipo de consumidor que você tenta atrair.
  • Escolha um nome agradável ou familiar que traz memórias agradáveis para os consumidores reagir ao seu negócio de maneira emocional.
  • Não escolha um nome que é longo ou confuso.
  • Fique longe de trocadilhos bonitos que só você entende.
  • Não use a palavra “Cia” após o seu nome a menos que ela seja realmente uma companhia.

Seja Criativo

Em um tempo onde quase todas as palavras são registradas, a opção para criar um nome se tornou mais popular. Alguns exemplos são Acura e Compaq, nas quais foram criadas pela Companhia de nomes NameLab.

Nomes criados podem ser mais significativos que palavras existentes, diz o presidente Michael Barr da empresa Namelab. Por exemplo, “Acura” não há definição no dicionário mas a palavra sugere engenharia de precisão, bem como a companhia quer dar a entender. A equipe da NameLab criou o nome Acura de Acu, uma segmento da palavra que significa “preciso” em muitas línguas. Trabalhando com segmentos de palavras significativas (no qual linguistas chamam de morfemas) como “Acu”, Barr diz que a companhia produz novas palavras nas quais são significativas e única.

Barr admite, entretanto, que palavras inventadas não são a solução certa para todas as situações. Novas palavras são complexas e podem criar uma percepção que o produto, serviço ou  empresa é complexa, o que não pode ser o caso. E mais, iniciantes na criação de nomes podem se considerarem incapacitados para criar este tipo de palavra.

Uma solução mais fácil seria criar nova formas ou grafias de palavras existentes. Por exemplo, Namelab criou o nome Compaq quando uma nova empresa de computadores vieram até a eles mostrar o seu novo computador portátil. O time pensou sobre a palavra “compacto” e criaram Compaq, no qual eles acreditaram ser menos genérica e mais notável.

Teste o seu Nome

Após você estar com quatro ou cinco nomes nos quais são memoráveis e expressivos, você estará pronto para fazer uma pesquisa de marca registrada. Não são todos os nomes de empresas que precisam ser registrados, desde que você tenha autorização e não esteja infligindo nenhum outro nome registrado. Mas você deve considerar contratar um advogado especializado em registro de nomes, ou pelo menos uma empresa especializada nisso para ter certeza de que o seu nome não infringe nenhum outro nome empresarial.

Para demonstrar o risco que você corre se você violar um nome já registrado, considere isso: Você é dono de uma nova fábrica que já está quase despachando a sua primeira remessa, quando uma empresa obscura de uma cidade qualquer considera que o nome do seu negócio está infringindo a sua marca registrada. Isso trará você para uma batalha judicial que levará o seu negócio à falência. Isso poderia ter sido evitado se você tivesse buscado ajuda. O dinheiro extra que você gasta agora te salvará de incontáveis aborrecimentos e despesas mais a frente.

Análise Final

Se você tiver sorte, terminará com três ou cinco nomes que passará por todos os testes. Agora, como tomar a decisão final?

Relembre da estratégia inicial. Qual nome se encaixa melhor aos seus objetivos? Qual nome descreve de maneira mais precisa a empresa que você tem na cabeça?

Alguns empreendedores chegam na decisão final pelo instinto ou fazendo uma pesquisa com o consumidor, testando em grupos focais para saber qual nome é melhor recebido. Você pode imaginar como o nome ficaria em uma placa ou em uma papel da empresa. Leia cada nome em voz alta, prestando atenção em como soa se você estivesse numa rádio ou propaganda. Use alguns ou todos estes critérios.

Saiba que empresas profissionais de criação de nome levam de seis semanas a seis meses no processo de criação de um nome. Você provavelmente não tem tanto tempo, mas planeje gastar pelo menos algumas semanas selecionando um nome.

Assim que a decisão estiver feita, comece a criar um entusiasmo imediato pelo seu novo nome. O seu nome é o primeiro passo para criar uma empresa com forte identidade, e que durará enquanto a sua empresa sobreviver.

 

Fonte: http://www.entrepreneur.com/article/21774

Tradução: http://www.buyandhold.com.br

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