Encontre um Líder Nível 5 e ganhe muito dinheiro!

454

líder nivel 5

 

Empresa à prova de idiotas

Warren Buffett sempre diz que devemos investir em empresas à prova de idiotas. Uma empresa à prova de idiotas é uma empresa tão boa que, segundo nas palavras do grande investidor, “até mesmo um idiota conseguirá administrá-la. Porque inevitavelmente algum dia algum idiota irá”.

Esta dica é muito valiosa, mas encontramos um problema aqui no Brasil. Como se sabe, na bolsa brasileira não existe tantas empresas à prova de idiotas. Temos poucas empresas com excelentes negócios, tal como Ambev, por exemplo. Estas que existem, são constantemente supervalorizadas, tal como é a Ambev.

Mas contamos com uma luz no fim do túnel: ainda podemos ter a sorte de encontrar uma liderança nível 5 nas empresas que investimentos, aquelas que não são à prova de idiotas.

Quando se pensa sobre a liderança nível 5, possivelmente imaginamos a descrição de um líder que existe em todo livro de administração moderno. Algo como:

”Visionário, Corajoso, Pessoa de ação, Grande comunicador, Entusiasmo contagiante, Convincente.”

Tudo bem. De fato estas são as principais características de um bom líder. Você imagina o próprio Steve Jobs quando lê estas palavras. Mas Steve Jobs não foi um líder nível 5.

O livro Empresas Feitas para Vencer

O livro “Empresas Feitas para Vencer”, de Jim Collins. Fez um estudo nas características que diferenciam entre empresas boas e aquelas empresas que eram boas e se tornaram excelentes. Empresas boas eram aquelas que o retorno de suas ações superava a média do mercado ao longo de 15 anos. Empresas excelentes eram as que tiveram retorno superior em 3 vezes a média. Para você ter uma idéia, algumas empresas excelentes em 15 anos obtiveram retornos de 7 e ate mesmo 18 vezes o retorno médio do principal índice da bolsa de valores dos Estados Unidos, o S&P500. As empresas, na grande maioria desconhecidas para as pessoas, superaram empresas conhecidas mundialmente como: Intel, Coca-Cola, GE….dá para ver que as empresas analisadas tiveram um ótimo retorno!

O autor não estava de brincadeira quando resolveu fazer este estudo, pois veja só o que a análise consumiu:

  • 21 pessoas trabalhando no projeto do livro
  • 10 anos e meio de estudo!
  • Cerca de 15 mil horas trabalhadas
  • 6 mil artigos lidos e codificados
  • 2 mil páginas geradas de transcrição de entrevistas
  • 384 milhões de bytes de dados de computador
  • 28 empresas analisadas profundamente

Impressionante! Mas agora vamos a liderença nível 5…

O Líder Nível 5

”Em comparação com líderes de levado perfil e personalidade forte, que fazem as manchetes e se tornam celebridades, os líderes das empresas “feitas para vencer” parecem ter vindo de Marte. Apagados, quietos, reservados, até mesmo tímidos, esses líderes são uma mistura paradoxal de humildade pessoal com firme vontade profissional. Estão mais para Lincoln e Sócrates do que para Patton ou César.”

A Diferença entre Líderes Bons e Líderes Nível 5

  • Primeiro quem…Depois o quê.

Bons líderes tem uma visão, e posteriormente arranja pessoas que lhe ajudam a alcançar os objetivos. Líderes nível 5 primeiro coloca as pessoas certas nos lugares certos dentro barco e tiram as pessoas erradas. Só depois é que eles decidem para onde o barco deve ir. Segundo o autor “O velho adágio ‘as pessoas são seu ativo mais importante´, na verdade, está errado. As pessoas não são o seu ativo mais importante. As pessoas certas é que são.”

  • A forma de construir elevado desempenho

Bons líderes atingem elevado desempenho catalisando comprometimento com uma visão clara e forte, bem como a busca vigorosa desta visão, estimulando padrões mais elevados de desempenho. O executivo nível 5 constrói excelência duradoura por meio de uma mistura paradoxal de humildade pessoal e força de vontade baseada no profissionalismo.

  • O ego

Os líderes nível 5 canalizam as necessidades do seu ego para longe de si mesmos e na direção da meta maior, que é construir uma empresa que prima pela excelência. A sua ambição é voltada para a instituição e não para si mesmo. Na verdade muitos líderes bons também fazem isso, a diferença é que eles falham em um pequeno ponto: o seu ego estará em favor da empresa até ele estar trabalhando nela. Nas entrevistas o autor percebeu grande diferenças entre os dois tipos de liderança. Enquanto os de nível 5 sempre falavam na maioria das vezes “Nós”, muitos “líderes-celebridades” falam “eu”.

Muitos bons líderes conseguem um desempenho excelente para suas empresas, mas por terem um ego grande, eles não preparam a empresa para a sucessão. Simplesmente porque eles não dão liberdade para outros “tão bons quanto ele” agirem dentro da empresa. Ele sempre busca ser o melhor da empresa. Quantas boas empresas se deterioraram após um presidente aposentar ou morrer?

  • Humildade + força de vontade

Líderes nível 5 tinha a combinação de fatores antagônicos: modestos e determinados, humildes e destemidos.

  • A Janela e o Espelho

Líderes Nível 5 olhava pela janela na hora de atribuir o crédito. Diziam que era graças à fatores externos: seja outras pessoas da empresa, ou situações do mercado. Quando não existia nenhum dos dois, dizia que era a sorte. Quando ocorria coisas negativas, este tipo de líder olhava no espelho. Sempre se culpava quando as coisas davam errado.

Os bons líderes eram justamente o contrário: Culpava fatores externos quando as coisas não iam bem, e olhavam no espelho quando obtinham sucesso.

Veja o caso da Bethlehem Steel com a Nucor. Ambas operavam no setor siderúrgico com produtos de difícil diferenciação. Ambas enfrentavam o desafio competitivo do aço importado barato. Mas os dois executivos tinham visões muito diferentes. O executivo da Bethlehem Steel resumiu os problemas enfrentados pela empresa como culpa das importações: “Nossos problemas número 1, 2 e 3 são as importações.” A Nucor, que ia bem, considerava a importação como sorte, o executivo Ken Iverson disse: “Vê que sorte nós temos? O aço é pesado e eles têm de embarcá-lo em navios que atravessam o oceano. Isso nos dá uma enorme vantagem!”.

  • Pontos chave e resumo

– Todas as empresas “feitas para vencer” tiveram um líder Nível 5 na época em que passaram de boas para excelentes.

– Os líderes nível 5 apresentam dualidades como ambição e humildade.

– São modestos, mas não praticam a liderança servil. Eles são movidos pelo sucesso. De fato, eles tem fome de resultados contínuos.

– Não são bons para se tornarem celebridades. São muitas vezes introvertidos.

Como se pode ver, este tipo de liderança encontrada pelo autor é tudo o que não imaginávamos serem excelentes líderes. O autor afirma que existem muitas pessoas com capacidade para serem líderes nível 5, mas que geralmente estas pessoas não acham que tem esta capacidade.

Líderes Nível 5 estão mais para nerds do que para os populares da escola. Estão mais para Warren Buffett do que para Steve Jobs. 

A proposta inicial do título do artigo, de encontrar empresas com lideranças deste tipo, só é válida para aqueles que conhecem os líderes das empresas em que investe. Mas isso não é tão difícil. Em uma entrevista no YouTube, por exemplo, você poderá conhecer muito bem sobre o líder de uma empresa. Eu mesmo, já analisei vários, como os da EZtec e Even. Gostei de ambos, mas hoje não tenho mais ações destas empresas.

 

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA