20 Frases de Jim Rohn para o Desenvolvimento Pessoal!

616

Jim Rohn é considerado “o pai da indústria de desenvolvimento pessoal”. Por mais de 40 anos ele ajudou milhares de pessoas ao redor do mundo a criarem estratégias que expandissem as suas imaginações sobre o que é possível alcançar na vida. Ele é mundialmente reconhecido como um dos pensadores mais influentes do nosso tempo. Escreveu vários livros e deu milhares de palestras.

Jim Rohn foi mentor de centenas de executivos das maiores empresas dos Estados Unidos. Foi mentor de líderes de desenvolvimento pessoal famosos como Tony Robbins, Mark Hughes da Herbalife e Jack Canfield.

Graças a sua habilidade incomum para motivar pessoas, várias frases de sua autoria ainda são compartilhadas mesmo depois de sua morte em 2009, aos 79 anos de idade.

Veja algumas de suas melhores frases e as lições que podemos tirar delas:

  1. Motivação sozinha não é suficiente. Se você motivar um idiota, terá um idiota motivado.”

Jim Rohn sabe que não adianta motivar pessoas que não irão trazer o resultado que você almeja. Seja contratando funcionários, liderando pessoas ou executando qualquer tipo de tarefa que exija boa performance de outras pessoas, motivar idiotas só fará você perder o seu tempo. Lembre-se das lições do livro Empresas Feitas para Vencer — primeiro você coloca as pessoas certas no barco, depois decide para onde vão remar.

2. Os dias são caros. Quando você gasta um dia, você tem um dia a menos para gastar. Então tenha certeza de que você esteja gastando cada dia de maneira sábia.

Parafraseando Steve Jobs: o nosso tempo é limitado, não podemos perder vivendo a vida de outras pessoas. Não podemos viver de acordo com o pensamento de outras pessoas. Não podemos ignorar o nosso instinto apenas porque todo mundo diz que não vai dar certo. Todo o resto é secundário. Não há dias extras. Não há mais que uma vida. Isso não é um jogo.

3. “Ninguém ‘faz a gente ficar com raiva’. Nós mesmos nos fazemos ficar com raiva quando abrimos mão do controle de nossas atitudes.”

A forma de Jim Rohn enxergar a raiva é bem peculiar. Mas ele está correto porque quem irrita está no comando. Se uma pessoa não tem poder de te irritar, ela não tem nenhum poder de influenciar a sua vida. Decisões tomadas sob influência de emoções na maior parte das vezes são decisões precipitadas. E como diz Michael Corleone em O Poderoso Chefão:

“Não odeie os seus inimigos, isso afeta o seu julgamento.”

4. “Um dos melhores presentes que você pode dar para qualquer pessoa é a sua atenção.”

E um dos piores presentes é ignorar. Ignorar na maior parte das vezes ofende mais do que agredir, xingar.

5. “Você é a média das cinco pessoas que você passa a maior parte de seu tempo.”

Semelhantes se atraem. Se você não está gostando da posição que está agora, olhe em volta e veja se o problema não é com as suas companhias.

6. “Não faça parte da multidão da facilidade; você não irá crescer. Vá onde as expectativas e as demandas por performance são altas.”

É o mesmo caso da frase cinco — se você quiser evoluir, vá para onde as expectativas são altas. Jorge Paulo Lemann, o brasileiro mais rico e dono da Ambev, sempre busca pessoas melhores que ele para trabalhar em suas empresas. Pessoas boas são exigentes, pessoas exigentes são as que atingem o melhor padrão de qualidade e sempre buscam excelência naquilo que faz.

7. “Se você quer ser um líder que atrai pessoas de qualidade, o segredo é se tornar uma pessoa de qualidade.”

Pessoas de qualidade não querem trabalhar em empresa ruim, sem perspectiva. Elas aprendem ao longo da vida a lição de número seis ensinada por Jim John, e por isso não querem se associar com pessoas que não tem qualidade. Elas entendem que você só vence se você se associar com vencedores. Portanto, se você quiser atrair talento para o seu time, trate de se tornar também um talento!

8. “Educação formal te dará o suficiente para viver; educação auto-didata lhe renderá uma fortuna.”

Educação formal que você adquire na faculdade serve apenas para iniciar a sua jornada de conhecimento. Se você parar por aí, sem continuar adquirindo conhecimento por conta própria, você ficará estagnado e nunca será nem de longe o melhor da sua área. E para ganhar uma fortuna, você tem que ser muito bom em algo. Mesmo aqueles que nunca receberam uma educação formal, como alguns empresários de sucesso, devem buscar conhecimento para entender todos os detalhes de seu ramo de atuação.

9. “Disciplina é a ponte entre objetivos e conquistas.”

Jim Rohn sabe que talento sem disciplina não é nada. Ele não chegará a lugar algum, não será lapidado. Disciplina é a base de qualquer empreitada de sucesso.

10. “Motivação é o que te faz começar. Hábito é o que te faz continuar.”

O hábito só existe por causa da disciplina. Você só criará um hábito se tiver disciplina. É impossível ficar o tempo inteiro motivado, portanto trate de ter disciplina para desenvolver um hábito. E quer saber um ótimo livro que fala sobre isso? É este do banner aqui embaixo:

11. “Não deseje que fosse mais fácil, deseje que você seja melhor. Não deseje menos problemas, deseje mais habilidades. Não deseje um desafio menor, deseje mais sabedoria.”

Desejar que a vida seja mais fácil é completamente inútil — ela não irá te obedecer.

Treine o seu corpo praticando exercícios físicos e se alimentando bem; treine a mente adquirindo conhecimento e disciplina; treine o seu espírito buscando fazer coisas que te dão prazer e sendo útil para algo ou alguém — e assim você irá suportar toda a carga que existe nas suas costas. Reclamar e chorar também não vai te ajudar em nada e você continuará no mesmo lugar, com os mesmos problemas.

12. “O desafio da liderança é ser forte, mas não rude; ser gentil, mas não fraco; ser ousado, mas não intimidador; ser prudente, mas não preguiçoso; ser humilde, mas não tímido; ser orgulhoso, mas não arrogante; ter humor, mas sem tolice.”

Se um líder conseguir sintetizar esta lição, ele será um líder admirado e respeitado. Quantos chefes e gestores você conhece que fazem tudo ao contrário? Eu conheço vários. Por isso eles não são respeitados como líder.

13. “Se você realmente quer fazer algo, você encontrará uma maneira. Se não quer, encontrará uma desculpa.”

Você quer o suficiente? Ou vai ficar só inventando desculpas por não estar no lugar que você queria? Esta talvez seja a frase mais conhecida de Jim Rohn.

14. “A felicidade não é algo que você adia para o futuro; é algo que você projeta para o presente.”

Não adianta viver focado no passado ou só esperando pelo futuro — ninguém é feliz nesses lugares. O que você anda fazendo para viver feliz agora?

15. “Todos nós sofremos uma dessas duas coisas: a dor da disciplina ou a dor do arrependimento.”

Eu já sofri muito a dor do arrependimento por não ter me dedicado o suficiente em algumas atividades, por ter me distraído com coisas sem valor. Na época da faculdade, muitas vezes eu ia para festas, assistia coisas inúteis na televisão e me distraia com redes sociais enquanto deveria estar estudando. Eu paguei o preço, aprendi a lição. Espero que você não tenha que cometer o mesmo erro que eu cometi. Prefira a dor da disciplina.

16. “Se você não está disposto a arriscar o incomum, você deverá se conformar com o comum.”

Ouse. Ninguém nunca chegou a um lugar incomum fazendo o que todo mundo faz. Seja diferente. Potencialize as suas qualidades e pensamentos, não tenha vergonha de pensar da forma que você pensa. Existe milhares de pessoas e ideias estranhas que dão muito certo. A vida não tem regras.

17. “Se você não elaborar o seu próprio plano de vida, você terá grandes chances de acabar nos planos de vida de outra pessoa. E adivinhe o que elas tem planejado para você? Nada demais.”

É por isso que eu sou totalmente favorável a empreendedorismo e investimentos. Acho a maneira mais segura de se tornar livre. Sem virar escravo do infindável processo de vender horas em troca de dinheiro, tudo para construir os planos de outra pessoa. Jim Rohn ajudou milhas de pessoas a sair desta armadilha.

18. “Ou você comanda o dia ou o dia comandará você.”

Você já tem planejado o que irá fazer amanhã? Se não, provavelmente o dia te comandará, e você desperdiçará muito tempo.

19. “A pior coisa que uma pessoa pode fazer é não tentar, é estar ciente do que quer e não tentar, é passar anos em silêncio, machucado, imaginando se algo do que você queria poderia ter se materializado — e nunca saber.”

Sabe aquele negócio que você quer abrir? Aquele caminho arriscado e incomum que você quer seguir? E se der certo? Como seria a sua vida?

20. “Sucesso nada mais é do que poucas disciplinas, praticadas todos os dias.”

Ninguém faz tarefas e atos memoráveis todos os dias. Nem o presidente dos Estados Unidos. O sucesso nada mais é do que disciplina e persistência aplicadas em direção ao seu objetivo. Você pode mudar o mundo que você vive. Você pode viver uma vida diferente do que a que está planejada para você.

Agora veja um vídeo de Jim Rohn dizendo sobre O que faz a vida valer a pena.

 

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA