Mercado de ações atual: você consegue resistir?

506

MERCADO DE AÇÕES

“Obtenha informações privilegiadas do Presidente da República, e você provavelmente perderá metade do seu dinheiro. Se você conseguir do presidente do conselho de uma empresa, você perderá todo o seu dinheiro.” Jim Rogers

“Eu nunca tento ganhar dinheiro no mercado de ações. Eu compro ações aceitando a chance de o mercado ser fechado no dia seguinte, e não voltar a ser aberto nos próximos cinco anos.” Warren Buffett

“Nós simplesmente tentamos ser medrosos quando os outros estão gananciosos, e gananciosos quando os outros estão com medo.” Warren Buffett

“A opinião pública não substitui o pensamento.” Warren Buffett

“Quando as ações estão atrativas, você as compra. Claro, elas poderão cair. Eu comprei ações a $12 que cairam para $2, mas depois elas foram para $30. Você simplesmente não pode adivinhar qual será o fundo.”  Peter Lynch

Os investidores estão muito agitados na bolsa de valores nos dias de hoje. A crise política está colocando fogo no país, dando uma volatilidade inigualável no mercado de ações e no câmbio.

Muitos investidores e fundos de investimentos estão tirando proveito da situação, comprando e vendendo freneticamente. Em um dia as principais estatais sobem 15%, no outro caem 10%. Você realmente acha que irá ganhar muito dinheiro se ficar negociando com frequência? Eu afirmo que você não irá.

Não que você não seja bom – na verdade você pode ser muito bom. Mas o mercado de ações atualmente ultrapassou o limite da técnica, da experiência, do conhecimento, da teoria, da análise. Talvez a melhor alternativa seja simplesmente não fazer parte disso.

Não estou dizendo para você não comprar ações. Estou dizendo para não fazer parte e se tornar um negociador frenético, como muitos estão se tornando. Comprando e vendendo sem parar.

Uma ação deve ser comprada em qualquer época do mercado, em qualquer situação econômica. Desde que esteja com um preço atrativo o suficiente, e uma boa margem de segurança.

Mas ninguém consegue prever o que irá acontecer na política. Então fuja de especulação. Se a ação estiver em um preço acima que o seu cérebro diz para não pagar, não compre mesmo assim. Se ela estiver cotada a um preço abaixo que você acha que ela vale, não venda pensando que ela irá abaixar. Ninguém acerta todos os movimentos.

Imagina o dinheiro que deixou de ganhar, o investidor que deixou de comprar Banco do Brasil a R$13, mesmo achando barato, simplesmente porque pensou que o mercado de ações ia cair mais? A margem de segurança estava excelente! E o investidor ignorou.

Mais cedo ou mais tarde você irá perder dinheiro se continuar especulando e negociando com frequência. Você pode discordar, me xingar e dizer que eu sou um idiota. Então vai lá e experimenta e veja o que acontecerá.

Perder dinheiro nem sempre é tomar prejuízo. Deixar de ganhar também pode ser um erro tão grande quanto. Uma empresa produz muita riqueza em 5 anos. Você poderá deixar de ganhar muito dinheiro e deixar passar uma oportunidade de ouro.

Nenhum bom investidor ganhou dinheiro comprando e vendendo no mercado de ações diariamente, muito menos neste mercado convulsivo como está atualmente no Brasil. George Soros especula, mas não dessa forma. Ele pode esperar meses, e anos. E sempre tem um embasamento lógico e bem fundamentado para as suas decisões.

A regra geral é: comprar barato o suficiente e, de preferência, quando o mercado estiver pessimista, e se for para vender, venda quando estiver caro, e em um dia quando todos estiverem otimistas. Essa regra é óbvia e todo mundo conhece? Pode ser, mas é difícil por em prática.

Ontem eu vi muita gente deixando essa regra de lado. As ações estavam subindo cerca de 15% e os investidores ainda estavam loucos para compra-las. Por que uma pessoa compra quando estava no auge, subindo 15%, e não comprou no dia anterior quando ela estava muito mais barata? Uma notícia política e a euforia do mercado de ações não pode influenciar tanto assim o seu dinheiro. Pense no longo prazo.

O que será dessa empresa que estou comprando, se eu ficar com essas ações por cinco anos?

Esta regra de comprar na baixa e vender na alta é muito fácil de entender mas para segui-la é preciso ter disciplina e ser centrado. Você é?

 

 

 

 

2 COMENTÁRIOS

  1. Acredito que muitos investidores são influenciados pelas notícias que saem na mídia… acabam ficando medrosos e fazendo tudo inverso… ou seja, compram na alta e vendem na baixa. O momento que estamos passando é ainda mais “perigoso” para os investidores que se influenciam com as notícias. As notícias mudam a todo momento e o mercado passa da euforia para pessimismo (ou vice-versa) rapidamente.

    • Sim, a maioria dos investidores adotam comportamentos exatamente opostos do recomendado. Por isso acredito que o ideal seja analisar ativos sem levar em consideração a conjuntura atual. Não esquecendo, claro, de deixar uma margem de segurança para possíveis erros de avaliação. Abraços e obrigado por comentar, Fábio!

DEIXE UMA RESPOSTA