Leasing: explicação em linguagem simples

1003

leasing buy and hold

O Leasing, também conhecido como arrendamento mercantil, é a locação de um determinado produto, mediante contrato que geralmente tem a duração de 2 anos. O cliente terá três opções ao final deste contrato.

  • Renovar o contrato por um novo período, trocando o bem antigo por um novo.
  • Devolver o bem alugado.
  • Adquirir o bem pagando o valor residual que estará definido no contrato, após o fim do prazo contratual.

Existem três formas de leasing:

1) Leasing Financeiro: é a locação com a opção de devolução ou compra do bem após o término do contrato. E também existe a opção de renovar o contrato e continuar locando este produto.

2) Leasing Operacional: além de oferecer as mesmas opções do leasing financeiro, o operacional conta com uma cláusula de prestação de serviços no contrato. Esta prestação de serviços pode ser de assistência técnica, treinamento especializado, entre outros. A despesa oriunda da prestação do serviço será definida no ato do contrato. Poderá ser do arrendador ou do arrendatário. O prazo mínimo do contrato para este tipo de arrendamento é de 90 dias.

3) Leasing Back: válido somente para pessoa jurídica. Muito utilizado por empresas que necessitam de capital de giro. Esta empresa vende seus bens (máquinas, equipamentos, carros ou qualquer outro produto) para uma segunda empresa, que aluga de volta estes bens para a primeira, pagando o aluguel mensal.

Vantagens do Leasing

  • Ideal para pessoa jurídica (empresa) que utiliza o lucro real como forma de tributação. O produto fica em nome do arrendador, não aparecendo no balanço contábil da empresa. Entrará como despesa ao final do exercício e  poderá ser abatido no imposto de renda parte da prestação paga pelo produto.
  • Determinados produtos com depreciação rápida poderão ser trocados por novos com a renovação do contrato. O arrendador ficará com a responsabilidade de leiloar o produto antigo, poupando o arrendatário deste tipo de trabalho.
  • Ao contrário de um financiamento normal, o IOF não incide sobre leasing.
  • Leasing geralmente tem menor juros que um financiamento comum, por representar menor risco para o arrendador, já que o produto continuará em seu nome durante o prazo vigente do contrato.
  • Para empresas com planejamento de fluxo de caixa o leasing é vantajoso pois o prazo de pagamento é fixo. O arrendatário não poderá adiantar e nem atrasar as parcelas.

Desvantagens do Leasing

  • Algumas financeiras aceitam a antecipação de parcelas concedendo desconto. Entretanto o desconto costuma ser muito pequeno, e o cliente continuará preso ao contrato por 24 meses, mesmo se já tiver quitado completamente o bem. Isso o impedirá de negociar, pois ainda estará alienado.
  • Os juros é fixo. Desvantajoso para clientes que têm possibilidade de adiantar parcelas. Saindo mais caro que o financiamento comum neste caso.

 

Atualizado: 07/06/2013

2 COMENTÁRIOS

  1. Ja que dizem que certos produtos de rápida depreciacao podem ser trocados por outros, entao qual é o efeito da transferencia dos riscos e beneficios?

    • Bom dia Roberto, obrigado pelo comentário.

      Baseado na referência de um documento chamado “Diretoria de Normas e Organização do Sistema Financeiro”, do BC. Pude constatar o seguinte:

      1) Se a entidade transferiu totalmente todos os riscos e benefícios da propriedade, ela deve baixa-lo e reconhecer separadamente como ativos ou passivos quaisquer direitos e obrigações criados ou retidos com a transferência
      2) Se a entidade retiver substancialmente os riscos e benefícios da propriedade, deve continuar a reconhece-lo contabilmente.
      3) Se a entidade não retiver e nem transferir todos os riscos e benefícios, deve-se determinar se reteve ou não o controle do ativo. Se não reteve, deve baixa-lo e reconhecer separadamente como ativos ou passivos quaisquer direitos e obrigações criados ou retidos com a transferência. Caso o controle tenha sido retido pela cedente ela deve continuar a reconhecer o ativo proporcionalmente ao risco remanescente.

DEIXE UMA RESPOSTA