Warren Buffett e o otimismo exagerado no Mercado de Ações.

965

“No mercado de ações você acaba pagando um preço alto demais por um consenso festivo.” Warren Buffett

O quadro político brasileiro anda agitado graças a delação premiada de Delcídio Amaral e a investigação da Polícia Federal na casa do ex-presidente Lula.

A bolsa de valores subiu quase 10% em dois dias, e as principais estatais, quase 30%.

Será que vale a pena comprar ações agora ou é simplesmente um consenso festivo?

É sabido que fundamentalmente falando, grande parte das ações listadas na bolsa de valores brasileira estão subvalorizadas. Mas os fundamentos do Brasil estão fracos. Por isso a conjuntura econômica exige um cuidado redobrado ao escolher ações. Nem todas estão baratas.

Quando vejo dias de altas tão expressivas fico me perguntando se realmente vale a pena para o investidor pagar cerca de 30% a mais do que há dois dias atrás simplesmente por novos fatos políticos. Será que não é hora de aguardar um pouco e ver o desenrolar da situação? Será que elas não voltarão mais ao preço de três dias atrás?

Tudo bem, concordo que mesmo comprando após esta alta, este investidor ainda assim vai estar pagando um preço baixo por grande parte das empresas que valem mais do que estão listadas atualmente. Mas por que este investidor não estava comprando quando elas estavam ainda mais baratas? Será que ele pensou que o Brasil não tinha mais jeito? Que não tinha futuro? Que um simples partido ou governo consegue acabar com um país destas dimensões?

Bem, eu vinha comprando desde sempre. Mas nestes dois dias e provavelmente nos próximos eu vou aguardar um pouco. Nunca é seguro comprar ações durante um “consenso festivo”, mesmo as ações subvalorizadas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA