12 Ricos dizem como é a sensação de ser rico

9888

evan-spiegel

Existe um estudo citado com frequência que diz que dinheiro compra sim, a felicidade – mas se prova verdadeira até certo ponto. Dizem que após você ganhar US$75 mil por ano, o que vier a mais não te fará mais feliz.

Mas a verdade sobre riqueza e felicidade é mais complicada do que qualquer estudo pode mostrar.

Pegue o caso de Evan Spiegel, 23 anos de idade e CEO de uma startup chamada Snapchat. No último mês, o jornal de Wall Street reportou que ele recusou uma oferta de compra da sua empresa pelo Facebook. O valor? 3 bilhões de dólares. Quando as pessoas leem esta notícia, elas pensam que Spiegel foi louco.

Mas tem uma coisa, Spiegel vem de uma família rica. O seu pai vive em um dos bairros mais caros de Los Angeles. Ainda, Steve pôde vendeu apenas algumas ações por milhões de dólares. Então o fato é, quando ele recusou a oferta de US$3 bilhões do Facebook, Spiegel não estava dizendo “não” para se tornar rico. Ele já era rico duas vezes.

E o que este dinheiro – do seu pai e dele – comprou para ele? Comprou o risco relativamente nulo de passar o resto de sua vida comandando uma empresa global de tecnologia. Comprou para ele um desafio. Ter um desafio que significa algo para você não é a mesma coisa do que ser feliz, mas é algo parecido com a felicidade que não pode ser quantificado no estudo. Muitas pessoas na indústria da tecnologia sabem disso, e aprovaram a decisão de Spiegel. Mas não todos.

Um executivo que encontrei na semana passada maneou a cabeça confuso com esta notícia sobre a Snapchat. Ele disse que Spiegel estava “tirando a comida da boca das suas gerações futuras”.

Obviamente, assuntos sobre  riqueza e sua relação com felicidade é complicado, e são cheios de julgamentos. É por isso que são fascinantes ler artigos onde os ricos respondem perguntas como: “Como é ser financeiramente rico?”

E aqui segue alguns pensamentos dos ricos que responderam esta pergunta. Alguns são comoventes, outros brutalmente honestos. Alguns são surpreendentes.

 

Dinheiro não te faz feliz, relacionamentos sim.

relacionamentos

“Eu não acredito muito nesse argumento sobre a riqueza – que quanto mais você tem, mais você quer ter para manter um certo nível de felicidade. A felicidade tem mais a ver com relacionamento e a qualidade deles. Eu duvido que existe uma medida para medir isso efetivamente para chegar a algum conclusão” – J. C. Hewitt.

Depois que você já é rico, você considera isso normal, como ter pais maravilhosos.

“[Ser rico] faz você se sentir como as outras bençãos que você tem na vida e está passando por maus momentos – nós sabemos que são bençãos, tentamos não considerar como uma coisa normal, mas costumamos esquecer delas quando estamos tristes. É como ter um filho, esposa ou pais maravilhosos. Pelo menos para mim, posso falar com absoluta certeza que o dinheiro não me deixa mais feliz.” – Rick Webb, COO Barbarian Group.

Ter muito dinheiro faz você quer ganhar mais.

“Eu penso, se eu ganhei 10 milhões de dólares então quer dizer que deve ser muito fácil. Na verdade, eu penso sinceramente, que todos já devem ter ganhado 11 milhões de dólares. Então eu me sinto pobre de novo. E agora precisaria de 100 milhões de dólares para ser feliz.” – James Altucher

Quando os ricos começam a morrer, eles se tornam menos orgulhosos de sua riqueza.

“Depois que ela alcançou o que ela pensava ser sucesso, [minha mãe] foi diagnosticada com estágio 4 de câncer. Ela passou o resto de seus dias arrependida da maioria de suas escolhas e se torturou dia após dia. Um de seus últimos registros ela escreve suas reflexões sobre como ela estava insatisfeita com as coisas que estavam em sua frente, e finalmente percebeu tarde demais que a felicidade não está nas coisas superficiais.” – Mona Nomura

Pessoas ricas têm os mesmos tipos de tristezas, mas isso não as abala tanto porque elas ainda são ricas.

“As pessoas ricas sofrem do mesmo mal e emoções como todo mundo, e com a mesma frequência. E certamente, em alguns casos, o dinheiro pode causar stress e infelicidade. Mas, existe uma diferença – se você é triste e rico, você tem dinheiro. E dinheiro compra conforto.” – Steven Kane

Após ficar rico, você se sente a mesma pessoa.

se_sentir_o_mesmo

“Após alguns meses de riqueza você eventualmente se acostumará e voltará a ser mesma pessoa que você é agora.” – Balraj Chana

Se você é rico por causa de seu salário você acabará trabalhando o tempo inteiro.

“Socialmente, a vida das pessoas que ganham muito dinheiro não é provavelmente o que você espera. Os “ricos” da televisão são ricos por gerações. Os ricos que trabalham passam a maior parte da vida devotados ao trabalho. Em muitas vezes, meu pai passava trabalhando e viajando 12 meses no ano. Eu acho que quando a minha irmã nasceu, ele ficava alternando entre Nova Iorque e Zürich a cada 5 dias por semana.” – J. C. Hewitt

Ser rico faz você se sentir mais esperto e melhor do que o resto do mundo, e isso é bom.

“Dá uma sensação boa quando você quebra seu próprio recorde de ganhos e enxerga o resto do mundo como retardados. É bom derrotar o sistema e dinheiro ajuda você a fazer isso.” – Anônimo.

Você tem o respeito que não merece.

“A vida é fácil para os ricos. Só de ser quem você é, quase 99% das pessoas vão lhe conceder um respeito que você não merece. Até os ricos mais estúpidos e ignorantes podem ser enaltecidos e respeitados”.

Algumas vezes, você se sente Deus.

“Tendo crescido é uma família rica por gerações, e desde então tenho vivido em circunstâncias humilhantes, eu posso dizer com certeza que famílias ricas por gerações tratam os seus filhos como deuses. Quando era pequeno, eu costumava chamar os garotos de canto e explicar que de fato era Deus. ‘Psiu, você sabe que eu sou Deus, certo?’. Obviamente não me sinto Deus mais, mas esse sentimento ainda não deixou meu pai, que vive me dizendo que temos sangue azul. Ele agora senta em seu quarto em depressão constante, é a pessoa mais infeliz que conheço.” – Igor Atakhanov

Ser rico faz a vida ser menos arriscada.

“Minha vida tem baixo risco. Se estou sempre doente, vou ao melhor médico. Se quero investir em imóveis, posso suportar a perda de meu investimento sem influenciar no meu estilo de vida. Eu posso ter 5 filhos e saber que todos eles irão para a faculdade.” – Josh Kerr

Depois que você fica rico, você ainda se pergunta: “É isso?”

“Quando você atinge todos os seus objetivos materiais, você começa a pensar consigo mesmo, é isso? E então se você é realmente ambicioso e quer ajudar o mundo, você pode começar a se perguntar, e agora, como posso mudar o mundo? Este é o ponto em que me encontro agora”. – Anonimo

 

Tradução: http://www.buyandhold.com.br

Leia em inglês: http://www.businessinsider.com/does-being-rich-make-you-happy-2013-12#ixzz3I72RqpXw

1 COMENTÁRIO

  1. Não sei nem de longe oque é de fato ser rico,porém eu não posso explicar, um sentimento maior que a capacidade de duvidar,nasceu em mim, a certeza que eu sou alguém já muito importante,e muitas riquezas e glórias querendo ou não eu estão me esperando a apenas alguns momentos de espera é algo inevitavel e não importa desvendar uma vez que não foi decidido por mim!!

DEIXE UMA RESPOSTA