O que aprendi trabalhando com milionários self-made…

1479

Eu passei anos trabalhando em um pequeno negócio de contabilidade, então tive a chance de conhecer alguns milionários que começaram do zero. Os chamados self-made.

Como resultado disso, eu também tive uma visão privilegiada de suas posições e comportamentos perante algumas situações – profissional e pessoal. É mais ou menos como ser um médico e pedir exames – você vê as pessoas como elas realmente são.

Então, como os self-made são, como eles ganharam o seu dinheiro e o que eles fazem a partir do momento que já são ricos? As respostas representam um caminho para a riqueza para aqueles que pretendem se juntar a eles:

Eles são muito independentes

Eu acredito que esta qualidade comandam eles mais do que qualquer outra coisa, incluindo a busca pelo dinheiro. O dinheiro não comanda essas pessoas, mas eles são como lobos, independentes, trabalhando para construir os seus negócios e evitam qualquer complicação que possa prejudicar a sua independência.

Eles são sobreviventes

Os milinários que conheci não tinham MBA. Eles podiam ter diplomas universitários, mas a maioria se formou na escola da vida. Eles normalmente vinham de baixo, de uma vida humilde, e traziam esta filosofia para as suas empresas. Já tendo passado por tempos difíceis, eles sabiam que para sobreviverem financeiramente era necessário:

  • Controle total de seus negócios
  • Uma conta bancária cheia
  • Um estilo de vida simples
  • E uma vida livre de dívidas

Eles são trabalhadores por conta própria

Por conta de serem tão independentes, eles não fazem o estilo organizacional. Na verdade, duvido que a maioria deles sobreviveriam no mundo corporativo, e muito menos trabalhando no governo ou em uma universidade.

Eles têm princípios

Falando de forma geral, eu achei o convívio com os legítimos milionário mais prazeroso do que o convívio com aqueles que os imitam. Existe uma humildade surpreendente neles, uma praticidade que é desarmante. Você não pode enganá-los, eles podem farejar uma malandragem a longa distância.

 

mercedes

 

Eles NÃO são grandes jogadores

Uma empresa livre de dívidas é como o santo graal. Uma empresa independente é aquela que não são sobrecarregadas e essas pessoas tem plena consciência disso. Eles sabem que contrair dívidas os colocam em posições indesejáveis com bancos. Então qualquer dívida contraída no início da vida foi paga o mais rápido possível. Eles não compram ações na margem, não pegam financiamento para comprar imóveis, etc – se por acaso isso acontecer – eles pagam o mínimo de juros possível pagando o financiamento o mais rápido que podem.

Eles economizam dinheiro.

Uma conta bancária gorda é uma carta na manga e costuma aumentar cada vez mais por causa do estilo de vida conservador destas pessoas. As suas despesas crescem em um ritmo menor do que a sua renda e patrimônio. Quando eles precisam expandir as suas atividades empresariais, fazem isso com dinheiro próprio.

Eles geralmente trabalham com produtos básicos.

A cultura popular geralmente mostra milionários herdeiros, empreendedores da internet, magnatas em ramos de negócios obscuros, gurus do mercado financeiro, atletas, apresentadores e raros casos como Jed Campett que descobriu petróleo em seu jardim. Os poucos que conheci que se encaixavam nesses estilos na verdade eram melhores perdedores de dinheiro do que ganhadores.

Eu conheci um cara que investiu $25.000 em uma ação e em poucos anos ele tinha $2.5 milhões. Ele melhorou o seu padrão de vida, saiu do emprego, e tentou a carreira procurando a próxima ação que iria lhe render tanto assim. Dez anos depois, ele ainda busca esta ação. Ele também perdeu o dinheiro que havia ganhado rapidamente. Há uma chance razoável de ele acabar se aposentando na previdência social, sozinho.

Quais são os tipos de negócios que realmente criam riquezas? Para citar alguns: ferramentas, caixas de papelão ondulado, produtos de construção, fornecimento de alimentos, produtos hospitalares.

 

multidao

Eles são discretos.

Os verdadeiros milionários self-made  não se destacam na multidão – eles podem inclusive ser o seu vizinho. Roupas de empresas ou casuais são mais frequentes vestimentas do que roupas executivas. Ternos Armani e relógios de ouro são para  as pessoas que querem provar alguma coisa; um portfólio de investimento multi milionário são suficientes para mostrar que os self-made não precisam provar nada  para ninguém.

Eles não conversam sobre as suas grandes somas de dinheiro.

A maioria não costuma conversar sobre o que eles tem; muitas vezes na realidade eles não tem muito em termos materiais. Normalmente preferem ter o seu dinheiro em forma de empresas ou rendas e ativos.

Eles são pacientes.

“Capital paciente” é o que melhor descreve a filosofia de investimentos da maioria dos milionários. Milionários empreendedores expandem seus investimentos de forma lenta e cuidadosa, e geralmente fazem isso sem contrair dívidas. Existe uma preferência por investimentos produtivos que geram renda como as ações que pagam dividendos, títulos, certificados de depósito, títulos do tesouro e investimentos conservadores em imóveis.

Eles geralmente evitam especulações, apesar de eventualmente alocar somas muito pequenas de dinheiro em fundos mútuos ou em ações do tipo mico. Eles geralmente focam em não perder dinheiro no mercado de ações, deixando de buscar ganhos rápidos.

Para nós não-milionários, o risco é que ficamos atentados a nos fantasiar dos estereótipos ao invés da realidade. Podemos fingir “investindo” o nosso dinheiro em bem de consumo e um estilo de vida melhor ao invés de investirmos em coisas que dão retorno como em negócios ou bens produtivos. Mas isso apenas serve para alimentar nosso ego e drenar nosso dinheiro.

Pelo que eu vi, se tornar milionário é um processo chato: Você trabalha duro, planeja trabalhar para sempre, e poupa dinheiro persistentemente. Você não especula, não gasta muito, e não vive a vida em alta velocidade. Quanto aqueles milionários que tem algum luxo na vida – esta normalmente é a gratificação por anos de sacrifício.

Eu suspeito que a maioria dos milionários self-made não se importam que a maioria das pessoas acreditem em um esteriotipo típico de milionário. Eles ficam felizes em nos ver especulando e gastando dinheiro em coisas que nos fazem quebrar financeiramente, porque quando fazemos isso, sobram poucos de nós para competirmos com eles.

 

Kevin é dono do site OutOfYourRut.com, que fala sobre carreiras profissionais, ideias de negócios, dinheiro, e mais. Ele também é visitante frequente e comentador em LenPenzo.com 
Tradução: buyandhold.com.br
Leia em inglês: http://www.businessinsider.com/heres-what-i-learned-working-for-self-made-millionaires-2014-10

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA